sexta-feira, 21 de novembro de 2014

21 de Novembro - Evolução Flight Simulator

Olá amigos, salve salve !

Hoje durante o dia, trabalhando na criação do cenário do aeroporto de Registro, me veio à mente quando eu comecei a "voar" em Flight Simulator.
Foi lá em 1996 na versão 5 do software da Microsoft, também chamado de FSFW95 ou Flight Simulator For Windows 95.
Internet era um negocio muito novo, e pouquíssimas pessoas tinham em casa.
Alias até computador era algo que poucos tinham. Quem quisesse consultar informações de um modo geral, tinha que consultar a Encarta, que era uma enciclopédia digital disponível em CD que rodavam nos chamados "kit multimídia" que mais tarde viriam a se banalizar, rssss.
Qual computador hoje que não tem som, que rode cd/dvd ou blue ray, etc ?
Pois é.. mas se não fosse aquilo, hoje não teríamos os gadjets que temos.
Mas voltando a falar de FS.... é incrível a evolução ocorrida após essa versão.

Ele era vendido em lojas numa caixa contendo CD de instalação e manual de instruções.













Me lembro de voar Cessna 182, Learjet 35 e B737-400.
Havia pouquíssimos aeroportos disponíveis fora do eixo EUA-Canadá/Europa.
Os cenários pareciam jogos de ATARI, rssssssss















Eu pelo menos considerava mais um jogo do que um simulador propriamente dito.
Foi nele que aprendi a "voar", rssss
O legal é que era um software que tinha uma venda boa e a Microsoft lançava novas versões numa média de cada 2 anos.
No ano seguinte (1997), a Microsoft lançou a versão que eu considero que de fato revolucionou a simulação de vôo "caseira".
Saiu o FS 98 !











Pela primeira vez (que eu me lembro), começaram a existir cenários add-on payware, ou seja cenários extras pagos. Na versão anterior tinha alguns freeware (raros) e alguns payware da própria Microsoft apenas.
Foi quando eu descobri o www.flightsim.com.
Uma maravilha onde era possível encontrar centenas e centenas de cenarios, aviões, sons, painéis, etc...tudo de graça !
Comecei então a baixar cenários (já tinha internet speedy da Telefonica com velocidade de 128kb), rsssssss
Também pela primeira vez, era possível voar em rede com seus amigos via conexão IP ou então em um site da Microsoft (não me recordo mais o nome) onde havia "salas de vôos". Você entrava e se juntava a outros "pilotos".
A qualidade dos cenários também deu um grande salto e mais uma vez, era possível pela primeira vez instalar cenários dinâmicos (aviões réplicas de cias aéreas) voando numa rota determinada.
Eu adorava pousar em Chicago e ver os DC-10 da United, da Northwest também na final de uma das trocentas pistas de ORD.
Não posso esquecer de mencionar o "PLANO BR" que era uma biblioteca de cenários brasileiros.
Não me lembro do autor ou dos autores, mas fato é que foram o(s) pioneiro(s) na criação de cenários do Brasil.
Jamais esquecerei...
Surgiram também as primeiras VAs (Virtual Airlines).

Bom, no final de 1999, foi lançado o FS2000.












Dessa vez a Microsoft lançava uma edição dividida em duas versões;
A Professional Edition a outra versão standard com menos recursos para iniciantes.
Honestamente falando, pra mim foi uma decepção.
Eu esperava muito mais dessa edição.
Houve de fato um grande avanço na qualidade dos gráficos em relação à edição anterior, mas no geral eu creio que a MS poderia ter feito algo muito melhor.
Abaixo a tela de escolha de aeronave:














Dois anos depois (final de 2001), saiu a edição 2002




















Essa versão, não houve uma melhora muito grande nos gráficos, mas a MS pela primeira vez colocou recurso de se baixar condições reais do tempo via internet e também ATC.
Sites de download de add-ons se proliferaram por toda parte e havia muitos cenaristas brasileiros que faziam cenários sensacionais !
Muitos desses cenários foram possíveis com alguma adaptação, outros sem adaptação alguma, serem aproveitados na próxima versão, o FS2004 !




















Finalmente a MS acordou da babaquice e voltou a trabalhar com uma única versão.
Parou com essa história de "professional edition" e standard.
Era comemorado nessa edição, 100 anos do primeiro vôo dos irmãos Wright.
Eu considero essa edição a melhor de todas, foi o ápice, tanto é que é a que eu mais uso até hoje, quase 10 anos depois.
O triste é que foi também a última edição com grande volume de vendas, pois a FSX (próxima) não foi um grande sucesso de vendas devido a "N" motivos o que acabou levando a MS  a cancelar o projeto e abandonar uma comunidade gigantesca de simuleteiros ao redor do mundo.

Como há muito para falar dessas duas últimas versões, vou deixar um pouco para amanhã.
Continuarei falando delas e publicarei muitas fotos dos melhores cenários que tenho instalado no meu computador.
Só para aguçar a curiosidade, vejam abaixo o meu "controle" de cenários add-ons instalados, rsssss:
Faço o controle no Google Earth. Cada alfinete/marcador é um aeroporto instalado.
Clique nas imagens abaixo para ampliar.



Bom, a história continua. Não percam nos próximos capítulos, kkkk

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário