segunda-feira, 17 de novembro de 2014

17 de Novembro - Avião da Semana # 18

E aí amigos, tudo belezinha ?

Pois é.. aqui em Campinas a gente não vê água faz tempo.
É só a gente decidir ir pra praia que chove pra prejudicar o passeio... que zica, kkkkk
Lei de Murphy ! Mas enfim, dada a situação, chuva é sempre bem vinda.

Mas beleza, estamos de volta e aqui segue o avião da semana:

B747-100 (escala 1/400)
Apesar d'ele ser o 18º modelo a ser publicado aqui no meu blog, ele na verdade foi o primeiro da minha coleção.
Não consigo me lembrar com exatidão quando que comprei. Só sei que foi no aeroporto de Chicago por volta de dois mil e alguma coisinha.
Na verdade comprei e dei de presente pro meu pai na época, porém depois que ele foi embora "morar com Deus", eu fiquei com o aviãozinho.
Por essas razões ele é o xodó da minha coleção.
Não vendo, não troco, não dou nenhum dos meus aviõeszinhos, mas este, menos ainda, rsss.

Falando do modelo real, como eu já comentei aqui no blog, a PAA costumava batizar seus aviões em uma cerimônia igual à de navios... Estourando champagne no casco por alguma celebridade convidada.

Seu primeiro nome de batismo foi "Clipper America" e foi o quarto 747 a sair da linha de montagem da Boeing em Everett, WA em 1969 e o terceiro a ser incorporado à frota da Pan Am.
Foi envolvido num acidente no Aeroporto de San Francisco em Julho de 1971 que quase decretou a morte e scrap desse avião, mas devido ao trabalho maravilhoso de mecanicos, técnicos e engenheiros, ele foi recuperado e acabou voando até o fechamento da Pan Am em 1991.
Hoje encontra-se na Coreia do Sul e funciona como um restaurante.

A propósito, o primeiro 747 do mundo encontra-se hoje também restaurado e em exposição estática na Boeing em Seattle (foto abaixo).















Mas voltando na história, para quem não sabe, a Pan Am foi o "launch customer" do 747.
Por volta da metade da década de 60, o fundador e então presidente da PAA, senhor Juan T. Trippe pressionou a Boeing a desenvolver uma aeronave com uma capacidade bastante superior à do 707 (o qual a PAA também havia sido launch customer).
Dado o seu "peso" como importante cliente, a Boeing começou a desenvolver um design inovador baseado nas necessidades do Sr. Trippe e também de algumas cias aéreas que se mostraram interessadas no projeto.
Todavia, no design final do avião acabou prevalecendo os desejos da PAA através de Trippe.
Nascia ali aquele que até hoje é tido como o avião de design mais reconhecido no mundo e de uma reputação de segurança incrível.

Como diz o nosso amigo comentarista esportivo; "Um BAITA de um avião".
Imponenente, gigante, charmoso e na minha opinião muito mais bonito que o A380.
Óbvio que nem todos concordam, porém gosto é gosto e sei que existem muitos que pensam como eu.
Aliás segue abaixo comparativo entre o 747 versão 8 (mais moderno, mais recente) e o A380.
O A380 é um belo de um avião, uma maravilha da tecnologia, porém a sua silhueta parece uma baleia gorda. Falta classe, falta estilo, rsssss












No Brasil, a única operadora nacional foi a Varig.
Operou as versões 200, 300 e 400.
Quando eu for falar especificamente desses outras versões do 747, eu colocarei imagens de aviões da Varig.

Aliás a Varig foi uma das maiores e mais importantes operadoras de 747 no mundo.
Representou muito bem a bandeira brasileira no exterior ao longo de muitos anos.

Uma curiosidade: O 747 foi um dos primeiros aviões comerciais do mundo a serem equipados com motores TURBOFAN, mais silenciosos, com mais torque e menos "beberrões" do que os de jato puro que até então equipavam o 707, 727 e 737.

Bom, espero que tenham gostado de mais essa publicação.

Abraços,



Nenhum comentário:

Postar um comentário