terça-feira, 11 de novembro de 2014

11 de Novembro - Avião da Semana # 17

 Bom dia pessoal !

Aqui vamos nós para mais uma terça-feira de muuuuito sol e calorrrrrr.

Bom, como vocês podem ver nas últimas postagens, o cenário de Registro já está bem avançado.
Vou atrasar umas 2 ou 3 semanas o prazo previsto, mas deve sair ainda em Novembro.
Mantenho a todos informados.

Também segue abaixo a continuidade dos "aviões da semana":


B707-300 (escala 1/200)
Galera, esse avião (707) é o culpado por eu hoje colecionar miniaturas de aviões de ferro.
Eu deveria ter uns 6 ou 7 anos de idade no inicio da década de 80 quando papai levou eu e meu irmão pra passear na casa de um colega de trabalho dele ("Seo" Nivaldo).
Na mesinha de centro da sala da casa Seo Nivaldo, havia um 707 em diecast da PAA.
Nooossa, como eu queria ter um daquele, rssssss
Nunca, jamais me esqueci.
Bom, fato é que passado mais de 30 anos eu consegui ter um 707.
Esse modelo nas cores da Pan Am e nessa escala 1/200 é muito raro, muito difícil de se encontrar.
Eu encontrei no e-bay com um cara do estado de New Hampshire (E.U.A.).
Ele não era novo e estava avariado.
Faltava trem de pouso de nariz, estabilizadores soltos e sem a antena de rádio no teto.
Consegui arrumar tudo exceto a antena que ainda está faltando como podem ver na foto acima.
Mas logo logo eu consigo dar um jeito nisso também.
Fato é que matei a vontade e o sonho mais de 30 anos depois e desnecessário dizer que é um dos meus favoritos.

Falando do Boeing 707, ele foi a primeira aeronave à jato da Boeing, lançado em Dezembro de 1957.
Não foi o primeiro avião comercial a jato no mundo, pois os Comets e Caraveles já existiam, porém o 707 foi de longe o de maior sucesso, o que mais vendeu e existem muitos voando ainda hoje com "roupa" militar.
Foi com o sucesso dessa aeronave que a Boeing se transformou no monstro que é hoje !
Não tive o prazer de voar em um deles, mas vi muitos passando baixinho em cima de minha casa com o turbojato fazendo portas, janelas e vidros tremerem, rssssss
O som era inconfundível !
Alguns costumam dizer que era "avião de macho", pois bebia muito, fazia barulho e soltava fumaça, kkkkk
No Brasil foi operado pela Varig e pela Transbrasil para transporte de passageiros.
No transporte de cargas houve inúmeros operadores por aqui.
Um dos últimos foi a BETA, Skymaster, SAVA, etc....
Nas décadas de 60, 70 e meados de 80, era a aeronave mais comum operada pelas cias aéreas estrangeiras aqui no Brasil.
Aerolineas Argentinas, TAP, Ladeco, Lan Chile, LAP, etc, etc.

Na ilustração abaixo de John T. McCoy, temos o primeiro 707 da Pan Am decolando para o primeiro vôo em serviço comercial.
Foi em 26 de Outubro de 1958 (JFK - London Heathrow).
O interessante é que salvo um ou outro Comet ou Caravelle, a grande maioria das aeronaves nesses dias eram eram à pistão (DC-3, DC-4, DC-6, DC-7, Constellation, B377).
Seria o mesmo que (a grosso modo) alguma cia aérea hoje em dia colocasse em operação uma aeronave do tipo SCRAMJET com velocidade de Mach 5 ou mais ao lado de aeronaves que mal chegam próximo de Mach 0,9
Era algo desse tipo a comparação entre as máquinas voadoras da época.

















Bom, é isso. O Boeing 707 é sem dúvida um daqueles aviões que fizeram história e mudaram o curso da aviação comercial.

Espero que tenham gostado.

Abraços e até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário