quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Se preparando para o CMA

Olá amigos, bom dia !

Estou a pouco mais do que uma semana para fazer meu CMA e a ansiedade está crescendo.
Busquei me preparar fisiológicamente, corrigí a questão do meu colesterol, estou fazendo caminhadas e corrida quase todo dia, não estou bebendo alcool, alimentação correta....
Porém vale ressaltar que o CMA não é um exame médico simplesmente.
Ocorre um exame psicotécnico e psicológico também.

Quanto à parte médica, obviamente que você precisa estar com sua saúde em boas condições.
São analisados:

1) No sangue eles checam níveis de colesterol, glicemia, triglicérides, creatinina, hemácias,...


2) A sua saúde bucal é verificada (se há cáries ou outro problema grave). Recomendo verificar um dentista antes de marcar seu CMA. Quem presta em clínicas autorizadas pela ANAC, deve levar uma "panorâmica da boca", um raio X feito em clínicas especializadas.


3) Visão: Caso faça uso de lentes corretivas (óculos ou lente de contato), certifique-se de visitar um oftalmologista antes do CMA para que esteja com o grau correto. Se a sua visão for perfeita, sorte a sua....


4) Audição: Evite ambientes muito barulhentos um dia antes e no dia do exame também. É feito um exame de audiometria onde você tem que identificar sons extremamente baixos.


5) Também é solicitado um raio X do tórax, portanto se você estiver com algum problema no pulmão ou com alguma costela quebrada (por exemplo), ferrou rsssss


6) Também é feito um "exame de esteira" para se analisar sua capacidade aeróbica. Recomendo aos sedentários mexer o rabo e começar a fazer caminhadas e evoluir para corridas suaves para se preparar.


Após tudo isso, vem a parte que muitos temem:

O exame psicotécnico e psicológico

Para que possam entender os motivos desses exames, segue um vídeo do Dr. Zimmermann da clínica onde irei fazer meu CMA dia 22 próximo:




Quanto ao psicotécnico, eu também nunca fiz, estou prestando o CMA pela primeira vez, mas fui pesquisar na internet e segue alguns vídeos interessantes para se preparar e não chegar no exame sem ter a mínima idéia do que é, como funciona:

Vídeo 1:



Vídeo 2:



Vídeo 3: Esse vídeo é de um cursinho para exame da PM, mas as dicas são importantes e válidas:



Abaixo perguntas tiradas da internet para praticar:

Teste 1.
Impossível responder sim.
a) acordou?
b) machucou-se?
c) está dormindo?
d) sonhou?
e) vai dormir?
Teste 2.Tem-se nove velas acesas. Apagam-se 3, quantas ficam?
a) 5 – 2
b) 2 x 3
c) 8 + 1
d) dois ao cubo
e) 48 : 4
Teste 3.
21  35  20  34  19  33  18  ?
a) 40
b) 32
c) 27
d) 18
e) 52
Teste 4.
Os carneiros pretos têm a lã negra. De que cor é o leite das vacas pretas?
a) preta
b) escura
c) amarela
d) branca
e) vermelha
Teste 5.
Quando se está num quarto escuro e se tem um fósforo, um fogareiro, um lampião, uma vela e um cigarro, o que se acende primeiro?
a) a vela
b) o lampião
c) o cigarro, é óbvio
d) o fogareiro
e) o fósforo
Teste 6.
5    13    5    20    5    27    5    ?
a) 34
b) 27
c) 16
d) 45
e) 10
Teste 7.
Método terapêutico que consiste na introdução de agulhas na carne.
a) horticultura
b) agricultura
c) acupuntura
d) suinocultura
e) magistratura
Teste 8.
SOBRENOME (     ) FERRAMENTA.
A) SILVA
B) PEREIRA
C) CASTIÇAL
D) SERROTE
E) MACHADO
Teste 9.
5   2   9   3   7   —   9
0   4   1   6   8   —   ?
a) 4
b) 2
c) 0
d) 1
e) 3
Teste 10.
TEMP   —   TEMPES   —   TEMPESTA   —   ?
a) TEMPO
b) TEMPESTADE
c) TEMPORAL
d) TEMPESTADES
e) TEMPESTUOSO
Bom amigos, repito, nunca fiz o CMA antes e estou na medida do possível buscando informações na internet.
É muito fácil encontrar videos, exercícios preparativos para exame de motorista, PM, etc... mas dificil de encontrar algo específico para piloto. De qualquer maneira exame psicotécnico é exame psicotécnico, seja aonde for.

O lado ruim disso tudo, é que as exigências são muitas para uma profissão que ainda exerce fascínio, mas que não está mais com essa bola toda.... a grande maioria dos pilotos por aí estão desempregados ou ganhando menos do que um bom vendedor das Casas Bahia (com todo respeito)...
Querem que você seja um James Bond e o retorno muitas vezes deixa a desejar...

Já o lado bom, é que de fato trata-se de uma atividade de imensa responsabilidade onde as exigências fazem jus e também nos fazem bem, à nossa saúde e bem estar.
Eu mesmo, jamais saberia que meu colesterol estava nas alturas, correndo risco de vida, se não tivesse correndo atrás desse maledeto CMA.
Pra mim, foi muito bom. Perdi peso, estou mais ativo e a saúde melhorou muito.

Bom galera, após fazer meu exame, prometo publicar aqui mais detalhes, mais rico em informações.
abraços e até mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário