sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Repouso de um guerreiro

Olá amigos, espero que estejam todos bem !

Hoje fui almoçar na cidade de Vinhedo, vizinha aqui de Campinas.
Uma cidade linda, com alta qualidade de vida, limpa e organizada....
Gosto muito de ir lá, sempre que posso.

Abaixo um dos pórticos da cidade que teve como raízes os imigrantes italianos:



Mas enfim, o nosso blog é de aviação, então vamos ao que interessa.
Na frente do restaurante onde eu almocei, tem uma praça e nessa praça tem um AT-26 Xavante da FAB em exposição sobre uma coluna de concreto:

A primeira foto abaixo tirei do Google e as demais eu que bati hoje após meu almoço e também após ter aguardado a chuva dar um tempo...






Ao chegar em casa agora à noite, fui pesquisar sobre essa aeronave, de prefixo FAB4457 e descobri que que ela saiu de fábrica em 1959 e foi doada à prefeitura de Vinhedo pelo Coronel Guidi, que foi o primeiro piloto de jato da cidade.
É show de bola ter essa aeronave tão pertinho, tão acessível, mas também vale lembrar que exposta desse jeito às intempéries do tempo, irá se deteriorar rapidamente...
O ideal seria que ela estivesse em em exposição em algum abrigo.

Abaixo um vídeo da despedida dos Xavante da FAB:


Quando eu era criança (final dos anos 70 e início dos 80), de vez em quando a FAB fazia apresentações em Viracopos e quando eles ficavam em solo, ficavam estacionados ao lado do armazém de cargas e equipamentos de apoio a aeronaves e escritórios da Pan Am onde papai trabalhava.
Era outra época.... e me lembro que papai nos levava pra ficar sentado em cima de escadas de avião, a uma distancia de 30-40 metros de onde Xavantes e Mirages ficavam parados.
Me lembro ainda de ficar com medo por causa do barulho ensurdecedor dos Mirages e dos Xavantes.
Hoje avião que faz barulho e solta fumaça, é crime, rssss
Aquele barulho misturado com cheiro de querosene queimado, é algo inesquecível, indescritível.
Talvez isso explique em partes minha paixão pela aviação...

abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário