segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Avião da Semana - # 41

Hello hello !

Tudo bom galera ? Espero que sim.
Ando meio sumido, mas estou aqui, to vivo, rsssss

Hoje o post é sobre a 41ª peça da minha coleção de aviõezinhos de metal.

Falarei daquela que foi a primeira aeronave que eu voei na vida já no longínquo ano de 1977 conforme falei à respeito no meu post de 29 de setembro de 2014:
http://clipper440.blogspot.com.br/2014/09/avioes-que-ja-voei-na-minha-vida.html


DC-8-62 (escala 1/200)


A aeronave em questão, está nas cores da Pan Am (por volta de 1970) com prefixo N1803 e batizado de "Jet Clipper Golden Light".
Adquiri essa maquete no final de 2014 através do e-bay. Confesso ter ficado com um pouquinho de medo de não receber, mas de um total de 35 modelos diferentes que eu já comprei pelo e-bay, apenas um se extraviou, exatamente o último, um B767-400 da Delta.
Abaixo segue mais fotos da maquete:






Para bons observadores, nota-se na 2a foto escrito "BRANIFF" logo abaixo e à direita da porta principal.
Na verdade essa aeronave fez parte de uma operação conjunta com a Braniff. As aeronaves tinham a "roupagem" da Pan Am , mas pertenciam à BI.
Abaixo foto do avião verdadeiro:


A PAA operou DC-8 nos voos para o Brasil (Viracopos) no fim dos anos 60 conforme fotos abaixo:



Essa foto logo acima, mostra 3 comissárias posando para o fotógrafo na antiga escada que dava acesso do terminal de embarque ao páteo de aeronaves (long time ago, rsssss).
Por falar de história, o Douglas DC-8 voou pela primeira vez em Maio de 1958 como uma resposta da Douglas ao B707 da Boeing.
No Brasil foi operado por inúmeras empresas, desde as tradicionais Varig e Panair até a TCB que foi uma das últimas a operá-lo por aqui como cargueiro no início dos anos 2000.







Espero que tenham gostado de mais esse post.
Em breve mais curiosidades da aviação.

abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário