terça-feira, 9 de dezembro de 2014

09 de Dezembro - Avião da Semana # 21

Pessoal, segue o meu avião da semana.

B377 "Stratocruiser" (escala 1/200)




















Falando um pouco sobre o modelo na vida real:

OBS.: Emprestei as palavras do wikipedia, porém com algumas correções e adaptações:

Quando a guerra terminou, a Boeing dedicou-se novamente ao mercado de aviação comercial com um novo avião de longo alcance, o Stratocruiser (modelo 377) .
Foi o primeiro avião comercial da Boeing desde o Stratoliner e, assim como sua contraparte militar, o C-97, foi baseado no bombardeiro B-29 .
Possuía velocidade e melhorias técnicas disponíveis para bombardeiros, no final da guerra.

Com uma fuselagem maior e mais alongada, o B-377 superava em tamanho seus concorrentes Lockheed Constellation e Douglas DC-7, e ganhava ainda em autonomia de voo, ao cruzar oceanos sem escala.

Porém, sua motorização Pratt & Whitney Wasp Major tornou-se antieconômica, o que levou ao encerramento precoce da linha de produção da aeronave, no ano de 1950.
Aqui cabe uma observação: Naquela época ninguem esquentava muito a cabeça com consumo de combustivel pois petroleo era barato... porém para chegarem a conclusão que os motores desse avião eram antieconômicos, é sinal que bebia muuuuuuiiiittooo, rsssssssss

O B377 Stratocruiser definiu um novo padrão para o transporte aéreo de luxo, com sua cabine de passageiros extra larga e camarins decorados com muito bom gosto.

Uma escada circular levava a um salão de bebidas no convés inferior, e os comissários de bordo preparavam refeições quentes para 50 a 100 pessoas em uma cozinha super sofisticada.

O launch customer foi a Pan Am que encomendou 20 unidades à Boeing ao custo de 24 milhões de dólares (na época) e entraram em serviço nas rotas entre San Francisco e Honolulu no Havaí em 1949.
Uns anos depois a PAA também voou esse tipo de avião na rota Buenos Aires - Montevidéo - Rio de Janeiro - Port of Spain - New York.
O vôo era conhecido como "vôo do presidente" pois o luxo imperava à bordo (igualizinho hoje em dia, rsssss).

Eu particularmente sempre achei o B377 um avião feio, muito feio, rsrsssss, mas compensava sua feiura como o luxo abordo.

Pra finalizar:
Foi o último avião à hélice da Boeing.
Depois do 377 veio o 707 e todos já sabem a história.
Para quem compreende inglês, sugiro assistir o video abaixo no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=v92U2F9gbUo

abraços






Nenhum comentário:

Postar um comentário