sábado, 11 de julho de 2015

11 de Julho - Estudando para banca da ANAC e Anúncio do Cenário de Divinópolis - SNDV

Bom dia amigos !

Começo o dia com uma boa notícia para quem gosta de Flight Simulator !

Comecei a 2 dias atrás a construir o cenário do aeroporto de Divinópolis em MG (código ICAO: SNDV) para FS2004.
Creio que dentro de mais uma semana devo terminar pois o aeroporto é pequeno e simples, mas muito importante para quem gosta de voar virtualmente pelo interior do Brasil.

Mas tudo bem, isso fica pra depois. Vamos dar continuidade aos estudos:

MATÉRIA: AERODINÂMICA E TEORIA DE VOO

CAPÍTULO: 14/18 - DECOLAGEM E POUSO

1. DECOLAGEM é a operação em que o avião levanta voo. A aceleração é importante para decolar no menor espaço possível, portanto a potência do motor deve ser a máxima. Inicialmente os valores do recuo da hélice e da tração são os máximos (exceto para hélices de RPM constante).
2. Com aumento da velocidade, o recuo e a tração da hélice diminuem, mas a rotação e a eficiências aumentam (exceto para hélices de RPM constante).
As forças contrárias ao movimento são o arrasto aerodinâmico e o atrito dos pneus, que é tanto maior quanto mais rugosa e macia for a pista.
3. Os aviões com trem de pouso convencional precisam erguer a cauda durante a decolagem, para diminuir o ângulo de ataque e assim reduzir o arrasto. Isso reduz também a sustentação, evitando que o avião levante voo antes de atingir uma velocidade segura.




4. Com o aumento da velocidade, a sustentação começará a atuar, aliviando a carga sobre as rodas e assim reduzindo o atrito.
Por motivo de segurança, o avião deve ser mantido no solo até que seja atingida a velocidade recomendada, de cerda de 120% a 130% da velocidade de estol e somente então deve ser cabrado para levantar voo.
5. Deve decolar sempre com vento de proa, para diminuir a distância de decolagem e aumentar o ângulo de subida. Caso o vento diminua repentinamente, a segurança de voo não será afetada se o piloto decolou com 120% a 130% da velocidade de estol.



6. CONDIÇÕES IDEAIS PARA A DECOLAGEM

Todos os fatores que aumentam a densidade do ar, favorecem a decolagem; o ar seco, baixa temperatura, baixa altitude e alta pressão. O ar denso aumenta a potência e a sustentação. O declive aumenta a aceleração. O vento de proa permite ao avião se sustentar com menor velocidade em relação ao solo.
7. Após deixar o solo, a decolagem prossegue e continua com a subida. O piloto deverá reduzir a potência do motor e efetuar os demais procedimentos como o recolhimento dos flapes e do trem de pouso, os quais variam conforme o tipo do avião.

8. TÉCNICAS DE POUSO - Há duas técnicas utilizadas para o pouso:
                                   * Pouso em três pontos
                                   * Pouso de pista

9. O pouso em três pontos é utilizado pelos aviões com trem de pouso convencional (com bequilha ou roda na cauda). O avião entra em estol rente à pista, tocando-a simultaneamente com o trem de pouso principal e a bequilha.
10. O pouso de pista consiste em tocar a pista com as rodas do trem principal, reduzir a velocidade e baixar a bequilha (ou o trem do nariz) gradualmente até tocar também a pista. Este pouso tende a ser mais suave.



11. Durante um pouso de pista, os aviões com trem de pouso convencional tem maior risco de pilonagem e cavalo de pau devido ao centro de gravidade localizado atrás do trem principal.
12. CONDIÇÕES IDEAIS DE POUSO

As condições mais favoráveis ao pouso estão mostradas na figura abaixo e são as mesmas que favorecem a decolagem, exceto a inclinação da pista, que deve ser em aclive para ajudar a frear o avião.
Os flapes reduzem a velocidade na aproximação e aumentam o ângulo de planeio, facilitando o pouso em pistas curtas com obstáculos na cabeceira. Os slots e slats também agem dessa forma.

Lembrar que "alta densidade do ar" na figura cima significa baixa temperatura, baixa altitude, alta pressão e ar seco.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO:

1. Uma aeronave decola de um determinado aeroporto com vento de proa de 10KT e com 3/4 de RWY.
Se fizesse outra decolagem nas mesmas condições, porém cpm vento de cauda, a distância de decolagem seria:
R. Maior

2. Em uma RWY, quanto maior a temperatura:
R. Maior será a corrida de decolagem

3. O tipo de pouso que consiste em tocar o solo com uma certa velocidade, sem deixar que ocorra o estol, denomina-se:
R. pouso de pista

4. O choque do nariz da aeronave com o solo chama-se:
R. pilonagem

5. As duas técnicas de pouso são:
R. pouso de pista e pouso de três pontos

6. Durante a aproximação para pouso, os flapes:
R. Diminuem a velocidade e aumentam o ângulo de planeio.

É isso galera,

Amanhã tem mais.

abraços,


Um comentário:

  1. Olá! Tu terminou de criar o cenário do aeroporto de Divinópolis? Grato!

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