sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Bombardier Dash 8

Olá amigos, boa tarde a todos !

Creio que a grande maioria daqueles que acompanham meu blog, são apaixonados, simpatizantes da aviação e devem também conhecer a aeronave turboélice voltada mais à aviação regional, o famoso ATR-42 e a variante alongada ATR-72.
Trata-se de uma aeronave de fabricação franco-italiana que voou pela primeira vez em 1984 e entrou em serviço comercial em Dezembro de 1985.
É uma aeronave de grande sucesso em diversos países no mundo. Eu mesmo já voei em ATR 72-600 e de fato é um belo avião.

Abaixo fotos de ATRs (42 e 72) brasileiros:







Porém muita gente desconhece um grande concorrente do ATR, uma outra bela aeronave também, mas que por razões talvez de falta de foco comercial ou sei lá o que, nunca deu as caras por aqui.
Estou falando do avião da fabricante canadense Bombardier, o Dash 8 !

Ele voou pela primeira vez em 1983, um ano antes do ATR, e desde então assim como o modelo europeu, ele vem passando por modernizações, aprimoramentos (séries Q100, Q200, Q300 e o mais recente o Q400).
Em termos de design, no meu gosto, eu acho ele até mais bonito que o ATR:




Seria interessante algum operador nacional um dia adquirir um desses pra gente poder ver mais de perto e comparar melhor com o ATR.
Não sou profundo conhecedor da causa, mas eu tenho uma impressão que a fabricante canadense "é ruim de negócio", por isso que o modelo europeu vende mais por aqui, porque qualidade por qualidade ambos são muito bons assim como confiabilidade, consumo, etc...

Abaixo, foto do moderno cockpit de um Dash 8 série Q-400:


Uma observação é que a nossa querida EMBRAER saiu desse mercado. Depois do EMB-120 "Brasília", só vieram jatos como ERJ-145, 170, 190, etc...
Atualmente não sei se é um mercado para mais do que 2 grandes players como ATR e Bombardier, mas vale observar que em termos de produção, fabricação, nós estamos (Brasil) fora desse segmento já faz um tempo...
A Antonov também participa desse mercado com o modelo 140, porém em termos de market share, está bem atrás dos dois modelos aqui bastante mencionados.

Bom, dividi com vocês mais uma curiosidade da aviação.

abraços e bons voos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário