terça-feira, 19 de maio de 2015

19 de Maio - Avião da Semana # 34

Olá amigos,

Posto aqui a 34ª peça da minha coleção de aviões de ferro (maquetes).
Hoje falarei do:

B727-200 Winglets (escala 1/400)



















Como já falei muito do B727 aqui no blog, vou falar especificamente desse avião de prefixo N365PA.
Esse moleque saiu da fábrica da Boeing em 06 de Junho de 1973 nas cores da Eastern.
Em 1988 passou para as mãos da Avianca e manteve o prefixo.
Ainda voou com Amerijet, Carnival, EgyptAir, FlyCruise, e em Abril de 1997 a Pan Am III (Boston Maine Airways) acrescentou à sua frota tendo seu prefixo alterado pela primeira vez desde que saiu da fábrica em 73.
Ela, a PAA III operou B727s nos voos de maior distancia de sua malha de rotas:








































Eu mesmo cheguei a voar num desses dois-sete com winglets com a Pan Am III em Dezembro do ano 2000 na rota Portsmouth, NH x Bangor, ME x Portsmouth NH.
No mapa de rotas acima não existe essa rota.
Provavelmente o mapa acima retrata as operações deles em 2007 ou 2008 quando a empresa já passava por dificuldades financeiras e já começava a cortar algumas rotas.

Mas voltando a falar desse avião, o N365PA hoje não existe nem sombra do mesmo.
Em 2009 foi desmontado-destruído e teve suas peças e partes recicladas.

Sempre fui um fã do B727 !
É um avião de linhas muito bonitas, elegantes.
Tenho quatro 27 na minha coleção (3 PAA e 1 Transbrasil).

Abaixo mais algumas fotos de B727-200 com winglets nas cores da PAA III:









































Como já disse aqui, uma das coisas que mais gostava de voar no 27 era o silêncio a bordo devido à posição dos motores.
Outra curiosidade é que assim como o 757, eu acho que esse avião foi desenvolvido pra ter "sobra" de motor pois acelerava muito rápido mesmo sendo um quase "jato puro" que geralmente não desenvolvem muito torque como os turbofans.
Bom, hoje em dia salvo alguns poucos operadores cargueiros, é muito difícil ver um 27 voando e eu me considero feliz por ter voado muito nesse modelo ao longo da minha vida.
Voei 27 nas cores da VASP, Transbrasil, Pan Am e United.

Bom espero terem gostado de mais essa postagem onde dividi mais uma pequena curiosidade com vocês.

Abraços e até breve !

Nenhum comentário:

Postar um comentário