quarta-feira, 22 de julho de 2015

22 de Julho - Precisando estudar muuuito mais ...

Olá amigos, boa tarde !

Eu ontem adquiri e baixei o aplicativo do PILOTO BRASIL em meu smartphone.
Fiz 2 provas simuladas, uma de METEOROLOGIA e outra de REGULAMENTOS.
Meteorologia acertei 10 de 20 e Regulamentos acertei 12 de 20 questões.
Se fosse a prova da ANAC eu teria reprovado considerando que a nota mínima é 7 !

Portanto, será necessário estudar muuuito mais.

A noite retomarei os estudos e dividirei com vocês.

Também gostaria de publicar a "dica do dia".
Trata-se de 2 livros de aventura aérea.

Ambos do Gérard Moss, nascido na Inglaterra, criado na Suíça e radicado no Brasil (Rio de Janeiro) há quase 30 anos.

Pra quem gosta de aventura e aviação, é um prato cheio !

Destaco 2 livros dele que eu já li:

"ASAS DO VENTO"



Nessa aventura, ele foi a primeira pessoa a dar volta ao mundo num moto planador (Ximango) lá no ano de 2001.
Na época ele fazia algumas "entradas" no Fantástico (TV Globo) ao vivo de lugares super remotos.
Umas das partes que a gente "perde o fôlego" na leitura é o voo de volta da África ao Brasil via Fernando de Noronha, com tempo ruim, combustível no osso, sem rádio, enfim, uma "tempestade perfeita", rssssss
Abaixo uma foto dele e o "ZAM", o PT-ZAM em Noronha:


O outro livro dele que eu li, é o:

"LOUCOS POR TI, AMÉRICA"

Essa foi uma aventura dele com sua esposa (Margi Moss) a bordo de um monomotor "Sertanejo" da Embraer em 1997 visitando os pontos extremos do continente americano.




A descrição dos lugares visitados é tão bem feita, que a gente parece entrar na história, rssssss

No momento, de acordo com o site dele (http://mundomoss.com.br/) encontra-se voando no Cazaquistão e Uzbequistão.

Vale a pena ler, muito gostosa mesmo a leitura desse livros.

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22 de Julho - 22:00 hrs

Retomando estudos...

METEOROLOGIA

=> MASSAS DE AR

O ar em repouso sobre a superficie do globo terrestre adquire as mesmas características desta superfície. Estas características permanecem constantes e homogêneas em toda a sua extensão horizontal. Daí chamar-se massa de ar, um grande volume de ar que apresenta propriedades regularmente uniformes no sentido horizontal tais como, temperatura e umidade.

1. classificação

a) natureza da superfície - define o teor de umidade da massa.

=> marítimas (m) - quando se formam sobre os oceanos, sendo massas de ar mais úmidas.

=> continentais (c) - quando se formam sobre o continente, sendo massas de ar mais secas.

b) regiões de origem - as latitudes que favorecem a formação de massas de ar, servem para sua identificação:

Polar (P), Equatorial (E), Tropical (T), Ártica ou Antarctica (A).

As latitudes temperadas não permitem a formação de massas de ar, por serem regiões onde as estações do ano são bem definidas.

c) temperatura - quando a massa de ar se desloca para outras regiões, apresenta contraste de temperatura marcante com a nova área. Este contraste determina sua classificação em fria e quente.

=> frias (k - kalt) - quando se deslocam sobre superfícies mais quentes; trazem o frio.

=> quentes (w- warm) - quando se deslocam sobre superfícies mais frias, trazem o calor.

Internacionalmente as massas de ar são odentificadas pela união das letras.

Ex. mPk - marítima, polar, fria
      mA - marítima ártica
      cTw - continental, tropical, quente
      cA - continental

2. características das massas de ar

a) fria - a massa fria que se desloca sobre superfície mais quente, este contato faz com que o ar sofra um aquecimento, tornando-o mais leve e menos denso, provocando sua elevação e consequente instabilidade. Com isso tem-se:
- Nuvens cumuliformes, precipitação de carater de pancadas, visibilidade boa, turbulência e gradiente térmico maior que a razão adiabática.

b) quente - a massa de ar quente se desloca sobre superfície mais fria. Este contato faz com que o ar sofra um resfriamento, tornando-o mais pesado e facilitando sua saturação e consequente instabilidade. Com isso tem-se:
- Nuvens estratiformes, precipitação leve e contínua, visibilidade restrita, sem turbulência e gradiente térmico menor que a razão adiabática.




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