quinta-feira, 9 de julho de 2015

09 de Julho - Rolezinho de Gripen

Olá pessoal, bom dia a todos !

Para quem está acompanhando meu voo virtual de "volta ao mundo", sabe que no último dia 04 eu cheguei à Suécia, pousando no aeroporto de Gotemburgo.
Acontece que a menos de 50 NM ao norte de GOT, existe uma base da Força Aérea Sueca, às margens do Lago Vanern, chamada de Satenas AB.

Foi lá que recentemente pilotos da F.A.B. puderam iniciar o contato com o futuro caça a equipar nossa força aérea.
Decidi então dar um pulo até Satenas pra conhecer de perto o SAAB Gripen.

Saí do Hotel e nos dirigimos ao aeroporto de Landvetter Gotemburgo e lá embarcamos num Mitsubishi MU-2, aeronave desenvolvida em conjunto entre a corporação japonesa e a SAAB:

Voo bem curtinho de 50 milhas, mas muito prazeroso, ótimo para apreciar a linda paisagem sueca.





Quanto a esse avião, confesso que não conhecia.
Mas o bichinho voa bem...

Bom, em poucos minutos pousamos e estacionamos no páteo Leste da base.
Nos deparamos com 2 C-130 Hércules, S-310 para transporte VIP e mais algumas variantes desse modelo (S-100) etc...




Um major nos busca na porta da aeronave e nos leva de carro para conhecer a base.
Logo damos de cara com um Viggen... Muito loko, rsss


Paramos um minutinho, descemos do carro e fazemos uma "inspeção" de 360 graus nesse danado, que hoje já curte uma merecida "aposentadoria", kkkkk

Voltamos pro carro e continuamos a conhecer a base.
Rodamos cerca de 500 metros e saímos em outro páteo onde tivemos a oportunidade de ver 2 Drakens


Fiquei pensando.... parece que os engenheiros aeronáuticos desaprenderam a fazer avião.
Esse cara aí é da década de 50 é muuito bonito, muito loko mesmo.
Os caças modernos, poucos são aqueles que podemos dizer que são bonitos.
Mas chega de filosofia e nostalgia. Vamos ao que interessa.
Adjacente a esse páteo, há um outro cheio de Gripens C e D.
Pra quem gosta de aviação, é um parque de diversões.

Perdi o folego, fiquei ali por uns instantes apreciando aquela visão.
O major da F.A.S. viu minha empolgação e perguntou se eu queria voar em um desses.
Quase mandei ele ir "tomar uma coca", rssssss - Isso lá é pergunta que se faça ? Mas é lógico que sim.

Bom, entramos num edifício onde recebi breves instruções de voo e segurança dessa aeronave e também um traje de voo.
Em pouco mais de uma hora estávamos a bordo de um Gripen e o coração quase saindo pela boca.


Motores acionados, iniciamos o táxi e logo decolamos.
A potência, a força do motor é um negócio absurdo, ignorante.
Decolamos e subimos a mais de 45º de inclinação e a velocidade só aumentando.... Coisa de louco !
Achei que seria um voo curtinho, mas o nosso amigo toma o rumo de Estocolmo a 180NM de distancia.


Sobrevoamos os aeroportos de Arlanda e Bromma na capital sueca. Um pouco antes de chegarmos a Estocolmo, o major Larsson resolve colocar bastante "carvão na churrasqueira" e o afterburner nos leva a uma velocidade incrível de 1110 knots de ground speed no GPS (Mach 1.8)



Bom, tomamos o rumo de volta para a base de onde saímos:
Em poucos minutos cobrimos as quase 200 milhas de percurso.
Antes de pousar, uma sequencia de 3 rasantes a todo gás sobre a base de Satenas.
Finalmente pousamos, e diga-se de passagem, os freios desse avião são brutos, freiam com muita saúde e vontade, rssssss
Fazemos o táxi e "parqueamos" essa fera,
Uma última olhadinha no painel antes do desembarque.

O embarque/desembarque é feito pelo lado direito devido o canopy abrir para a esquerda conforme foto abaixo:
É uma peninha, mas acabou, snif snif snif... 
Nos despedimos e agradecemos pela cordialidade e simpatia dos anfitriões que nos proporcionaram uma oportunidade única.
O retorno à Gotemburgo se dá por via terrestre, com um carro adivinhem de que marca ?
SAAB é claro, kkkkkk
Sábado a gente dá continuidade ao nosso voo de "volta ao mundo".
Até breve.

abraços,


Nenhum comentário:

Postar um comentário