segunda-feira, 6 de julho de 2015

06 de Julho - SAAB jets

Bom dia amigos, aqui vamos nós para mais uma semaninha com muita garra e determinação, rssss

Recentemente o Brasil selecionou o caça sueco SAAB Gripen na concorrência para equipar os esquadrões da FAB substituindo os antigos e ultrapassados Mirage e futuramente até os F-5.
Há muita gente que até gosta de aviação, mas não sabe do histórico da SAAB.
Nós devido a influência norte-americana e francesa sempre fomos muito familiarizados com F-15, F-16, outros mais antigos como o próprio F-5, F-4 Phantom, F-14 e os franceses da Dassault como os Mirage I e III, Mirage F-1, Mirage 2000, Super Etendard.
Até mesmo caças russos nós sempre ouvimos falar dos MIGs e Sukhois, sem falar nos ingleses Harrier, Jaguar, DeHavilland, etc....
Mas aviões suecos da SAAB ?
SAAB Scania aqui no Brasil sempre foi conhecida por fabricar caminhões pesados, rssssss
É mas os caras nasceram como fábrica de avião em 1937 e desde então são feras no assunto.
Abaixo uma foto dos 3 caças mais famosos deles voando em formação:
Da esquerda para a direita temos:
Viggen, Draken e o Gripen

O Draken, o mais velho dos três voou pela primeira vez em Outubro de 1955.
De perfil, lembra muito o nosso velho e conhecido Mirage III:
Abaixo fotos de 2 Draken:

Aqui a foto de um Mirage III:
Nota-se uma grande semelhança no desenhos dos dois.
O Draken era um pouco mais "parrudo", mais "bombado" e o Mirage um pouco mais esguio, mas são "quase irmãos", rssssss.

Depois a SAAB veio ao mercado com o Viggen em Fevereiro de 1967:
Aliás sugiro uma leitura complementar sobre esse avião em outras fontes. No wikipedia há bastante informação sobre esse guerreiro que introduziu tecnologias inéditas até então como o head up display (H.U.D.) no início dos anos 70.
Abaixo foto de alguns Viggen:























Interessante porque a Suécia sempre trilhou um caminho de personalidade própria, de independência fugindo um pouco da influência Leste-Oeste.
Algo que o Brasil sempre tentou mas nunca conseguiu de fato.

Em Dezembro de 1988 a SAAB voou pela primeira vez o JAS39 Gripen.
Mais uma vez manteve a tradição de asa em delta com uso de canards (aquelas "asinhas" na frente).
O modelo foi sofrendo evoluções com as versões B, C, D e atualmente está ainda em desenvolvimento a versão NG que irá equipar a nossa F.A.B.
Fotos do Gripen NG abaixo:



Pode não ser um "Bugatti Veyron" ou uma "Ferrari top de linha" como um EF-2000, um F-22 por exemplo, mas é talvez um Toyota Supra, um Camaro Z28, rssssss

Abaixo perspectiva de como será o painel do Gripen brasileiro com a adoção de painel de tela única:
Agora que conhecem um pouquinho da história da SAAB, verão algo legal na próxima atualização da minha "volta ao mundo".

Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário