Olá amigos, boa tarde !
Estou meio sumido pois estou gastando um bom tempo com os estudos... em breve retomo o ritmo.
Hoje publico aqui algumas aeronaves de chefes de estado no mundo.
Estados Unidos - B747-200 - "Air Force One"
Brasil - Airbus A319 / ACJ - "Santos Dumont"
Russia - IL96
Argentina - B757-200 - "Tango 01"
Canadá - A310
Japão - B747-400
México - B757-200
França - A330-200
China - B747-400 (Air China)
Espanha - A310
Chile - B767-300
Bolívia - Falcon 50EX
Arábia Saudita - B747-400
Alemanha - A340-300
Esses são os "brinquedinhos" de alguns chefes de estado ao redor do mundo, rssssss
Até mais,
Abraços,
sexta-feira, 31 de julho de 2015
terça-feira, 28 de julho de 2015
Post de número 100 - Se estou vivo, é por milagre ...
For English, please scroll down the page.
Bom dia amigos !
O post de hoje é o de número 100 aqui no meu blog.
Mais uma vez agradeço aos amigos pelo acompanhamento.
No início eu desejava ter um espaço apenas para divulgar meus cenários de flightsim e acabou virando nisso que temos atualmente, um espaço dedicado a assuntos de aviação de um modo geral.
Hoje apesar d'eu comemorar meu 100º post, vou falar de um assunto muito sério...
Antes, só gostaria de dizer que raramente verão eu falar de 3 assuntos muito polêmicos aqui nesse espaço:
Futebol, Religião e Política. São assuntos que geram polêmica e não é esse o meu objetivo. Aqui é um espaço para dividir nossa paixão "aviação" com os amigos.
Mas hoje, eu terei que inevitavelmente tocar num assunto que mistura fé, crença em milagres divinos.
Eu gostaria de dividir com vocês uma experiência muito especial pela qual passei na vida quando ainda era criança, no ano de 1982 e que levarei isso comigo para sempre como um sinal de que milagres do céu existem !
Nessa época (1982), papai trabalhava na Pan Am (escritório do departamento de cargas em Congonhas tendo sido transferido de Viracopos), e ele foi convocado a participar de um treinamento de 1 dia na base da PAA em Miami.
Ele costumava ir sozinho nessas viagens que eram muito comuns, mas dessa vez resolveu levar todos nós: Mamãe, eu, meu irmão e minha irmã (minha outra irmã caçula ainda não havia nascido).
A estadia lá foi curta (uns 2 dias aproximadamente, não me lembro mais com exatidão), mas suficiente para eu e meus irmãos nos deliciarmos naquelas lojas de brinquedo que tinham em downtown na época, rssss e no dia 25 de Agosto, embarcamos no voo PA441 de volta para o Brasil.
Naquela noite, o voo realizado por um B747-100 decolou de MIA com 210 passageiros a bordo com destino ao Rio, portanto "meio vazio" e após a decolagem, meus pais levantaram o encosto de braços de assentos vazios e nos colocaram para ir dormindo deitados, atravessados nos bancos, mais confortáveis. Carinho de pai e mãe...
Durante o voo, de madrugada com as luzes da cabine reduzidas para que todos pudessem repousar como é de praxe em voo noturno, mamãe escutou um choro de criança vindo de algumas fileiras de poltronas atrás dela.
Ela pensou consigo: Meu Deus, a Larissa (minha irmã que tinha 2 aninhos) deve ter acordado e saiu "gatinhando" pelo corredor e agora deve estar perdida lá atrás.
Não teve dúvidas, bateu a mão no sinto, soltou a fivela e levantou-se gritando pelo corredor:
Larissa ! Larissa ! Larissa !
Imediatamente uma comissária e meu pai foram atrás de minha mãe pra saber o que estava acontecendo.
Ela disse: "A Larissa está chorando, deve estar em algum lugar aqui atrás"....
Papai disse a ela:
Calma... a Larissa está dormindo lá comigo na fileira à sua frente... Não tem ninguém chorando... Você deve ter sonhado !
Mamãe voltou à sua poltrona muito envergonhada pelo acontecido.
Sentou-se, afivelou o cinto novamente e começou a pensar consigo:
"Que vergonha ! acordei o avião inteiro e a menina aqui dormindo quietinha ! "
Ela não se conformava com a "bola fora".
Num dado momento ela pensou assim:
"Por amor aos filhos, a gente comete até vexame... Será que Deus também se preocupa por nós assim como fazemos com nossos filhos ?"
E ela ficou ali mais uns minutinhos matutando e acendeu a luz de leitura da poltrona e olhou o relógio. Era 3 e pouco da manhã.
Em seguida pegou no sono !
Bom, o voo seguiu e pousamos no Galeão de maneira tranquila.
Me lembro que aquele dia as posições de "fingers" estavam todas ocupadas e nosso avião estacionou numa posição remota, "de costas" para o terminal 1 do Galeão (naquela época ainda não existia o terminal 2) e o desembarque foi feito por escadas.
Fomos uns dos últimos a desembarcar e caminhando pelo corredor puxando as malas rumo à porta da aeronave, algumas várias fileiras de assento à frente de onde estávamos, mamãe viu uma pastinha executiva que alguém havia "esquecido" embaixo de um assento.
Ela disse ao meu pai:
"Olha, alguém esqueceu !"
Papai baseado nos constantes treinamentos que tinha disse: Não mexe, larga aí ! Não é nosso e o dono deveria ter mais cuidado com seus pertences ...
Mamãe achou papai "sem coração" e desceram do avião discordando um do outro...
Bom, fato é que pegamos o outro voo para Congonhas (num 737-200 da VASP), tudo tranquilo e eles acabaram esquecendo aquilo e viemos para casa.
Chegamos em casa, desfizemos as malas e como era meio de semana, fomos todos ao mercado "fazer umas compras" pois a geladeira e a despensa estavam meio vazias devido termos ficado uns dias fora de casa.
No mercado, papai encontrou um amigo dele e começaram a conversar... e no meio da conversa papai disse que tínhamos acabado de chegar de viagem e só iria comprar algumas coisinhas e voltar pra casa o mais rápido possível para descansar.
Esse amigo dele perguntou:
"Peraí, não vai me dizer que vocês estavam nesse voo da Pan Am que veio de Miami hoje cedo que está passando na TV que havia uma bomba a bordo dentro de uma pastinha executiva (maleta) e sabe-se lá por que motivo, falhou ?!"
Meus amigos, eu tinha uns 7-8 anos de idade e não entendia muito bem aquele papo, mas papai e mamãe quase "enfartaram" !!!
Fato é que semanas depois, investigações do FBI chegaram a conclusão que a bomba havia sido plantada por uma organização terrorista chamada Organização 15 de Maio que defendia a libertação da Palestina.
E o fato mais chocante: O artefato estava programado para ser detonado as 03:00 AM, exatamente a hora que minha mãe estava perguntando para si mesma se Deus tinha o mesmo cuidado com a gente assim como temos com nossos filhos !!!
É meus caros, se o amigo blogueiro aqui que vos fala ainda está vivo, é porque um dia Deus resolveu mostrar a minha mãe que ELE se preocupa sim conosco, e muito !
Abaixo links que comprovam essa história:
* Chicago Tribune - 26 de Agosto de 1982
http://archives.chicagotribune.com/1982/08/26/page/3/article/bomb-found-on-pan-am-jet
* The New York Times - 27 de Agosto de 1982
http://www.nytimes.com/1982/08/27/us/around-the-nation-pan-am-security-steps-increase-after-2d-bomb.html
* O Globo (jornal)
No acervo digitalizado do jornal, na capa da edição de 26/08/1982 há uma manchete intitulada "Bomba Falha e Jumbo Escapa de Explodir no ar"
Porém para poder visualizar a página em tamanho grande é necessário ser assinante do jornal ou da versão eletrônica, algo que no momento não estou interessado... mas para quem é assinante, vale a pena dar uma olhada.
É pessoal, milagres existem e eu e minha família somos prova viva disso.
Bom, como podem ver, já passei por experiências boas, e outras assustadoras... mas graças a Deus, aqui estamos !
Confesso a vocês que me emocionei um pouco escrevendo esse texto, mesmo fazendo tanto tempo do ocorrido... - Me dei conta que não era para eu ter feito tanta coisa na vida, que não era para ter visto tanta coisa, que não era para estar aqui hoje se não fosse a misericórdia de Deus...
Abraços meus amigos e até mais !
Valorizem a vida pois ela é preciosa, porém frágil demais.
*********** ENGLISH VERSION **************
Hi there, good morning !
This is my 100th post here in my blog, so I've decided it had to be special.
But what ?
After thinking about it for a few days, suddenly it came to my mind:
A miracle story !
PS. - First of all, i'd like to say that I usually mix real life with flight simulator fantasy here, but today`s story is real.
It happened in August of 1982 and the impact of this, I'll carry it in my life forever.
My beloved and late daddy, He used to work for Pan Am at that time and we used to have free tickets to fly whenever we want.
Brazil was a "closed country" for imported cars, electronics and some other fashion stuff until early 90's.
So, if you feel like using a Nike, All-Star shoes, buying a video cassette or even a good french perfume, you had to travel abroad.
Today it sounds pretty stupid, but this is how it used to be.
So, daddy and mommy decided to go to Miami for shopping.
I few days later, we all departed to Florida. I was 6, almost 7 years old but I remember pretty well having a lot of fun with my brother in those toy stores in Miami downtown. It was like a dream, better than Disney World, rssss
We stay there for 2 or 3 days only. We could not stay longer because we would miss many classes in school and that wouldn't be any good...
On August, 25th at 11:40 PM we took the flight PA441 back from MIA to GIG.
It was a flight operated by a B747-100. Flight was not full that night. As per some researches I did on the internet, there were 210 souls on board of a plane that could carry almost 400, so there were many empty seats.
As soon as we took off, my parents raised arm rests of some empty seats and they put me, my brother and my sister to sleep crossed the seats because it would be a lot more comfortable.
About half hour or forty minutes after take off, dinner was served. I was probably so sleep that I didn't want to eat that much.
Well, after dinner, cabin lights were reduced so that everyone could rest on that 8 hours flight.
We could not ever imagine We were experiencing something that would cause surprise and shock many people around the world.
A few hours after dinner, I believe we should be overflying Venezuela or the Amazon when my mom heard a toddler crying. The sound was coming from some seat rows back her.
She didn't have any doubt, she thought my sister (she was 2 years old only) was walking on the aisle lost, looking for her in the dark cabin. She released the belt, stood up and began to speak loudly:
"Larissa, Larissa, where are you ? Mommy is here !"
A few passengers woke up and daddy went after her to know what was going on.
He said, "Hey why you're asking for Larissa? She's there sleeping on the seat."
She said: "But I heard she crying back here..."
Daddy said again: "She's there sleeping... You were probably dreaming and thought it was real."
Mommy went back to her seat totally embarrassed for that situation.
She tried to sleep again, but she couldn't stop thinking about what she just did.
"How could I have made such a stupid thing? My daughter was here sleeping and I screaming for her, waking everyone. Shame on me..."
Then she thought like this:
"Oh God, for the sake of our children, we pass by embarrassing situations... Lord, are You watching for us here in this plane as well?"
She did this comments in her mind, looked at time on the clock. It was a few minutes past 3:00 AM.
After this, She fell asleep.
In the morning, they woke us up for breakfast. It was good old times.... Economy class serving hot omelet with bacon and cheese, fruit salad, cereal, milk, orange juice, fruit jelly, bread, cream cheese, etc.... A feast comparing with today's standard.
About forty minutes later we were landing in Rio.
I was a kid but I remember like if it was today:
All bridges were busy that morning at Galeao Airport and our plane had to park on a position where we had to leave the plane using stairs.
My family was one of the last passengers to leave the plane, and when we were on the aisle a few rows ahead from where we were sitting, my mom saw a suitcase under a seat.
She pointed it and said to my daddy: "Look, someone forgot that !"
Pan Am was constantly sending daddy to attend security training in Miami and New York. Probably based on his knowledge, he said: "Don't touch... It's not ours! The owner should have been more careful with his belongings."
Mom argued with Him: "You're so cruel... This person might be desperate for his suitcase. Inform a flight attendant !
They had kind of a little discussion but we left the plane and a bus took us to the terminal.
After a few minutes they forgot that and everything was fine.
We took another flight on a smaller plane (a B737-200) to Sao Paulo.
I remember I always asked daddy to allow me to seat on the window seat. There was no individual entertainment like we have today, so watching the sea, the mountains, rivers and cities down there was my favorite "hobby", rssssss
From Sao Paulo "Congonhas" airport to my house in Campinas was another hour and a half journey. We arrived at home it was around 1 or 2 o'clock in the afternoon I guess.
When we got home, fridge and the pantry were a little empty, so my parents decided we should take a shower, change our clothes and go out to buy something.
We took our Chevy Caravan and rushed to a supermarket.
They took somethings and when we were in the line to pass by the cashier, daddy met a friend of him.
They started talking and daddy told him we were looking forward to go back home as soon as possible because we had just arrived from a travel to Miami...
Then his friend asked very surprised:
"Hold on !! Don't tell me you were on this Pan Am flight that arrived from Miami this morning in Rio which a bomb was found in a suitcase under a seat ? Didn't you see the news on TV?"
At this time, my father looked to my mother like if he had seen a ghost !
Well my friends, I believe you can imagine what they felt... A "mixture" of relief to shudder and want to cry.
U.S. sent a FBI team to Rio to exam that device and after investigations, a report came out in the press saying that bomb was put in the plane by a Palestinian group called 15 May Organization.
It was also said it was a sophisticated device set to detonate at 3 AM but for some unknown reason it failed!
It was exactly the time when my mom was asking the Lord if He was taking care of us in that plane?
I need to be honest with you.... I feel emotional even today when I remember that.
God answered my mother in way we will never forget !
So, if I am here today, alive, telling you this story, that's because this miracle, because the mercy of God !
Below you can find links to New York Times and Chicago Tribune archives telling about this event with our flight in 1982:
* Chicago Tribune - August, 26 - 1982
http://archives.chicagotribune.com/1982/08/26/page/3/article/bomb-found-on-pan-am-jet
* The New York Times - August, 27 - 1982
http://www.nytimes.com/1982/08/27/us/around-the-nation-pan-am-security-steps-increase-after-2d-bomb.html
Best wishes,
Bom dia amigos !
O post de hoje é o de número 100 aqui no meu blog.
Mais uma vez agradeço aos amigos pelo acompanhamento.
No início eu desejava ter um espaço apenas para divulgar meus cenários de flightsim e acabou virando nisso que temos atualmente, um espaço dedicado a assuntos de aviação de um modo geral.
Hoje apesar d'eu comemorar meu 100º post, vou falar de um assunto muito sério...
Antes, só gostaria de dizer que raramente verão eu falar de 3 assuntos muito polêmicos aqui nesse espaço:
Futebol, Religião e Política. São assuntos que geram polêmica e não é esse o meu objetivo. Aqui é um espaço para dividir nossa paixão "aviação" com os amigos.
Mas hoje, eu terei que inevitavelmente tocar num assunto que mistura fé, crença em milagres divinos.
Eu gostaria de dividir com vocês uma experiência muito especial pela qual passei na vida quando ainda era criança, no ano de 1982 e que levarei isso comigo para sempre como um sinal de que milagres do céu existem !
Nessa época (1982), papai trabalhava na Pan Am (escritório do departamento de cargas em Congonhas tendo sido transferido de Viracopos), e ele foi convocado a participar de um treinamento de 1 dia na base da PAA em Miami.
Ele costumava ir sozinho nessas viagens que eram muito comuns, mas dessa vez resolveu levar todos nós: Mamãe, eu, meu irmão e minha irmã (minha outra irmã caçula ainda não havia nascido).
A estadia lá foi curta (uns 2 dias aproximadamente, não me lembro mais com exatidão), mas suficiente para eu e meus irmãos nos deliciarmos naquelas lojas de brinquedo que tinham em downtown na época, rssss e no dia 25 de Agosto, embarcamos no voo PA441 de volta para o Brasil.
Naquela noite, o voo realizado por um B747-100 decolou de MIA com 210 passageiros a bordo com destino ao Rio, portanto "meio vazio" e após a decolagem, meus pais levantaram o encosto de braços de assentos vazios e nos colocaram para ir dormindo deitados, atravessados nos bancos, mais confortáveis. Carinho de pai e mãe...
Durante o voo, de madrugada com as luzes da cabine reduzidas para que todos pudessem repousar como é de praxe em voo noturno, mamãe escutou um choro de criança vindo de algumas fileiras de poltronas atrás dela.
Ela pensou consigo: Meu Deus, a Larissa (minha irmã que tinha 2 aninhos) deve ter acordado e saiu "gatinhando" pelo corredor e agora deve estar perdida lá atrás.
Não teve dúvidas, bateu a mão no sinto, soltou a fivela e levantou-se gritando pelo corredor:
Larissa ! Larissa ! Larissa !
Imediatamente uma comissária e meu pai foram atrás de minha mãe pra saber o que estava acontecendo.
Ela disse: "A Larissa está chorando, deve estar em algum lugar aqui atrás"....
Papai disse a ela:
Calma... a Larissa está dormindo lá comigo na fileira à sua frente... Não tem ninguém chorando... Você deve ter sonhado !
Mamãe voltou à sua poltrona muito envergonhada pelo acontecido.
Sentou-se, afivelou o cinto novamente e começou a pensar consigo:
"Que vergonha ! acordei o avião inteiro e a menina aqui dormindo quietinha ! "
Ela não se conformava com a "bola fora".
Num dado momento ela pensou assim:
"Por amor aos filhos, a gente comete até vexame... Será que Deus também se preocupa por nós assim como fazemos com nossos filhos ?"
E ela ficou ali mais uns minutinhos matutando e acendeu a luz de leitura da poltrona e olhou o relógio. Era 3 e pouco da manhã.
Em seguida pegou no sono !
Bom, o voo seguiu e pousamos no Galeão de maneira tranquila.
Me lembro que aquele dia as posições de "fingers" estavam todas ocupadas e nosso avião estacionou numa posição remota, "de costas" para o terminal 1 do Galeão (naquela época ainda não existia o terminal 2) e o desembarque foi feito por escadas.
Fomos uns dos últimos a desembarcar e caminhando pelo corredor puxando as malas rumo à porta da aeronave, algumas várias fileiras de assento à frente de onde estávamos, mamãe viu uma pastinha executiva que alguém havia "esquecido" embaixo de um assento.
Ela disse ao meu pai:
"Olha, alguém esqueceu !"
Papai baseado nos constantes treinamentos que tinha disse: Não mexe, larga aí ! Não é nosso e o dono deveria ter mais cuidado com seus pertences ...
Mamãe achou papai "sem coração" e desceram do avião discordando um do outro...
Bom, fato é que pegamos o outro voo para Congonhas (num 737-200 da VASP), tudo tranquilo e eles acabaram esquecendo aquilo e viemos para casa.
Chegamos em casa, desfizemos as malas e como era meio de semana, fomos todos ao mercado "fazer umas compras" pois a geladeira e a despensa estavam meio vazias devido termos ficado uns dias fora de casa.
No mercado, papai encontrou um amigo dele e começaram a conversar... e no meio da conversa papai disse que tínhamos acabado de chegar de viagem e só iria comprar algumas coisinhas e voltar pra casa o mais rápido possível para descansar.
Esse amigo dele perguntou:
"Peraí, não vai me dizer que vocês estavam nesse voo da Pan Am que veio de Miami hoje cedo que está passando na TV que havia uma bomba a bordo dentro de uma pastinha executiva (maleta) e sabe-se lá por que motivo, falhou ?!"
Meus amigos, eu tinha uns 7-8 anos de idade e não entendia muito bem aquele papo, mas papai e mamãe quase "enfartaram" !!!
Fato é que semanas depois, investigações do FBI chegaram a conclusão que a bomba havia sido plantada por uma organização terrorista chamada Organização 15 de Maio que defendia a libertação da Palestina.
E o fato mais chocante: O artefato estava programado para ser detonado as 03:00 AM, exatamente a hora que minha mãe estava perguntando para si mesma se Deus tinha o mesmo cuidado com a gente assim como temos com nossos filhos !!!
É meus caros, se o amigo blogueiro aqui que vos fala ainda está vivo, é porque um dia Deus resolveu mostrar a minha mãe que ELE se preocupa sim conosco, e muito !
Abaixo links que comprovam essa história:
* Chicago Tribune - 26 de Agosto de 1982
http://archives.chicagotribune.com/1982/08/26/page/3/article/bomb-found-on-pan-am-jet
* The New York Times - 27 de Agosto de 1982
http://www.nytimes.com/1982/08/27/us/around-the-nation-pan-am-security-steps-increase-after-2d-bomb.html
* O Globo (jornal)
No acervo digitalizado do jornal, na capa da edição de 26/08/1982 há uma manchete intitulada "Bomba Falha e Jumbo Escapa de Explodir no ar"
Porém para poder visualizar a página em tamanho grande é necessário ser assinante do jornal ou da versão eletrônica, algo que no momento não estou interessado... mas para quem é assinante, vale a pena dar uma olhada.
É pessoal, milagres existem e eu e minha família somos prova viva disso.
Bom, como podem ver, já passei por experiências boas, e outras assustadoras... mas graças a Deus, aqui estamos !
Confesso a vocês que me emocionei um pouco escrevendo esse texto, mesmo fazendo tanto tempo do ocorrido... - Me dei conta que não era para eu ter feito tanta coisa na vida, que não era para ter visto tanta coisa, que não era para estar aqui hoje se não fosse a misericórdia de Deus...
Abraços meus amigos e até mais !
Valorizem a vida pois ela é preciosa, porém frágil demais.
*********** ENGLISH VERSION **************
Hi there, good morning !
This is my 100th post here in my blog, so I've decided it had to be special.
But what ?
After thinking about it for a few days, suddenly it came to my mind:
A miracle story !
PS. - First of all, i'd like to say that I usually mix real life with flight simulator fantasy here, but today`s story is real.
It happened in August of 1982 and the impact of this, I'll carry it in my life forever.
My beloved and late daddy, He used to work for Pan Am at that time and we used to have free tickets to fly whenever we want.
Brazil was a "closed country" for imported cars, electronics and some other fashion stuff until early 90's.
So, if you feel like using a Nike, All-Star shoes, buying a video cassette or even a good french perfume, you had to travel abroad.
Today it sounds pretty stupid, but this is how it used to be.
So, daddy and mommy decided to go to Miami for shopping.
I few days later, we all departed to Florida. I was 6, almost 7 years old but I remember pretty well having a lot of fun with my brother in those toy stores in Miami downtown. It was like a dream, better than Disney World, rssss
We stay there for 2 or 3 days only. We could not stay longer because we would miss many classes in school and that wouldn't be any good...
On August, 25th at 11:40 PM we took the flight PA441 back from MIA to GIG.
It was a flight operated by a B747-100. Flight was not full that night. As per some researches I did on the internet, there were 210 souls on board of a plane that could carry almost 400, so there were many empty seats.
As soon as we took off, my parents raised arm rests of some empty seats and they put me, my brother and my sister to sleep crossed the seats because it would be a lot more comfortable.
About half hour or forty minutes after take off, dinner was served. I was probably so sleep that I didn't want to eat that much.
Well, after dinner, cabin lights were reduced so that everyone could rest on that 8 hours flight.
We could not ever imagine We were experiencing something that would cause surprise and shock many people around the world.
A few hours after dinner, I believe we should be overflying Venezuela or the Amazon when my mom heard a toddler crying. The sound was coming from some seat rows back her.
She didn't have any doubt, she thought my sister (she was 2 years old only) was walking on the aisle lost, looking for her in the dark cabin. She released the belt, stood up and began to speak loudly:
"Larissa, Larissa, where are you ? Mommy is here !"
A few passengers woke up and daddy went after her to know what was going on.
He said, "Hey why you're asking for Larissa? She's there sleeping on the seat."
She said: "But I heard she crying back here..."
Daddy said again: "She's there sleeping... You were probably dreaming and thought it was real."
Mommy went back to her seat totally embarrassed for that situation.
She tried to sleep again, but she couldn't stop thinking about what she just did.
"How could I have made such a stupid thing? My daughter was here sleeping and I screaming for her, waking everyone. Shame on me..."
Then she thought like this:
"Oh God, for the sake of our children, we pass by embarrassing situations... Lord, are You watching for us here in this plane as well?"
She did this comments in her mind, looked at time on the clock. It was a few minutes past 3:00 AM.
After this, She fell asleep.
In the morning, they woke us up for breakfast. It was good old times.... Economy class serving hot omelet with bacon and cheese, fruit salad, cereal, milk, orange juice, fruit jelly, bread, cream cheese, etc.... A feast comparing with today's standard.
About forty minutes later we were landing in Rio.
I was a kid but I remember like if it was today:
All bridges were busy that morning at Galeao Airport and our plane had to park on a position where we had to leave the plane using stairs.
My family was one of the last passengers to leave the plane, and when we were on the aisle a few rows ahead from where we were sitting, my mom saw a suitcase under a seat.
She pointed it and said to my daddy: "Look, someone forgot that !"
Pan Am was constantly sending daddy to attend security training in Miami and New York. Probably based on his knowledge, he said: "Don't touch... It's not ours! The owner should have been more careful with his belongings."
Mom argued with Him: "You're so cruel... This person might be desperate for his suitcase. Inform a flight attendant !
They had kind of a little discussion but we left the plane and a bus took us to the terminal.
After a few minutes they forgot that and everything was fine.
We took another flight on a smaller plane (a B737-200) to Sao Paulo.
I remember I always asked daddy to allow me to seat on the window seat. There was no individual entertainment like we have today, so watching the sea, the mountains, rivers and cities down there was my favorite "hobby", rssssss
From Sao Paulo "Congonhas" airport to my house in Campinas was another hour and a half journey. We arrived at home it was around 1 or 2 o'clock in the afternoon I guess.
When we got home, fridge and the pantry were a little empty, so my parents decided we should take a shower, change our clothes and go out to buy something.
We took our Chevy Caravan and rushed to a supermarket.
They took somethings and when we were in the line to pass by the cashier, daddy met a friend of him.
They started talking and daddy told him we were looking forward to go back home as soon as possible because we had just arrived from a travel to Miami...
Then his friend asked very surprised:
"Hold on !! Don't tell me you were on this Pan Am flight that arrived from Miami this morning in Rio which a bomb was found in a suitcase under a seat ? Didn't you see the news on TV?"
At this time, my father looked to my mother like if he had seen a ghost !
Well my friends, I believe you can imagine what they felt... A "mixture" of relief to shudder and want to cry.
U.S. sent a FBI team to Rio to exam that device and after investigations, a report came out in the press saying that bomb was put in the plane by a Palestinian group called 15 May Organization.
It was also said it was a sophisticated device set to detonate at 3 AM but for some unknown reason it failed!
It was exactly the time when my mom was asking the Lord if He was taking care of us in that plane?
I need to be honest with you.... I feel emotional even today when I remember that.
God answered my mother in way we will never forget !
So, if I am here today, alive, telling you this story, that's because this miracle, because the mercy of God !
Below you can find links to New York Times and Chicago Tribune archives telling about this event with our flight in 1982:
* Chicago Tribune - August, 26 - 1982
http://archives.chicagotribune.com/1982/08/26/page/3/article/bomb-found-on-pan-am-jet
* The New York Times - August, 27 - 1982
http://www.nytimes.com/1982/08/27/us/around-the-nation-pan-am-security-steps-increase-after-2d-bomb.html
Best wishes,
segunda-feira, 27 de julho de 2015
27 de Julho - Piloto sem inglês
Olá pessoal, boa tarde a todos !
Hoje eu publico aqui um desabafo para quem sonha com a carreira de piloto, mas não fala inglês.
Diferente do que acontece no Brasil, no exterior, principalmente na América do Norte e Ásia, há uma falta de pilotos !
Os motivos são diversos.... Nos Estados Unidos por exemplo, o problema é salário, considerado muito baixo para os padrões deles, o que acaba desencorajando a formação de novos pilotos e aqueles que estão voando, muitos estão "pulando fora".
A coisa está chegando num nível tão crítico que logo logo as empresas terão que começar a cortar rotas ou então ceder e começar a rever a política salarial.
Porém, para nós brasileiros, esse tipo de situação talvez possa ser interessante.
Com o dólar custando quase 4 reais, pode ser convidativo investir em qualificação para poder voar por lá.
Só que por incrível que pareça, isso é algo muito distante para muitos, nem tanto por causa dos investimentos em treinamento e horas de voo (que de fato custam um absurdo aqui), mas por causa do idioma.
É simplesmente INCONCEBÍVEL nos dias de hoje que alguém queira ser piloto e não dê importância ao inglês, mas infelizmente isso ainda acontece muito.
Cursei aula de PPA em uma escola aqui em Campinas ano passado e apenas eu e mais um que falavam inglês numa turma de 12 !
Quem dominar "de verdade" o idioma, sai na frente de muitos e pode considerar essa possibilidade de voar fora do Brasil.
Todos sabemos de comentário boca-boca que alguém conhece um amigo que hoje está voando na Emirates, na Qatar, na Copa, em cias aéreas Coreanas e Chinesas com um belo salário.
Mas porque que eles conseguiram ? Por que são mais bonitos ?
Claro que não... Conseguiram porque tinham qualificação, investiram em treinamentos e primordialmente falavam inglês.
Piloto que não fala inglês, vai ficar pra sempre dando instrução em aeroclube, soltando paraquedista ou então voando para empresas pequenas...
Se tiver sorte e QI pode ser que consiga voar na aviação executiva.... Mas mesmo assim é muito difícil algum empresário ou empresa admitir um piloto para levar seus presidentes, diretores para destinos diversos sem que fale pelo menos um espanhol.
Portanto, os amigos que tem em mente investir nessa carreira, corram com a questão do idioma.
Abaixo um link para um tópico no fórum de discussões do airliners.net onde estão dizendo que a Republic Airways (que opera voos regionais com as bandeiras da American, Delta e United) está reduzindo os voos nos EUA devido falta de pilotos.
http://www.airliners.net/aviation-forums/general_aviation/read.main/6460633/
Convenhamos: Falar outro idioma nos dias de hoje é imprescindível para todo e qualquer cidadão que almeje ter uma carreira de sucesso, não interessa a área de atuação.
É meus amigos, as oportunidades estão aí... e há muitas ! Porém poucos são os preparados para elas.
Se há alguém que ainda duvida que está "chovendo" vagas para pilotos lá fora, experimente se cadastrar no site https://www.pilothiring.com/ e veja quantas vagas existem somente nesse site.
Bom, a dica foi dada....
Abraços e até mais !
Hoje eu publico aqui um desabafo para quem sonha com a carreira de piloto, mas não fala inglês.
Diferente do que acontece no Brasil, no exterior, principalmente na América do Norte e Ásia, há uma falta de pilotos !
Os motivos são diversos.... Nos Estados Unidos por exemplo, o problema é salário, considerado muito baixo para os padrões deles, o que acaba desencorajando a formação de novos pilotos e aqueles que estão voando, muitos estão "pulando fora".
A coisa está chegando num nível tão crítico que logo logo as empresas terão que começar a cortar rotas ou então ceder e começar a rever a política salarial.
Porém, para nós brasileiros, esse tipo de situação talvez possa ser interessante.
Com o dólar custando quase 4 reais, pode ser convidativo investir em qualificação para poder voar por lá.
Só que por incrível que pareça, isso é algo muito distante para muitos, nem tanto por causa dos investimentos em treinamento e horas de voo (que de fato custam um absurdo aqui), mas por causa do idioma.
É simplesmente INCONCEBÍVEL nos dias de hoje que alguém queira ser piloto e não dê importância ao inglês, mas infelizmente isso ainda acontece muito.
Cursei aula de PPA em uma escola aqui em Campinas ano passado e apenas eu e mais um que falavam inglês numa turma de 12 !
Quem dominar "de verdade" o idioma, sai na frente de muitos e pode considerar essa possibilidade de voar fora do Brasil.
Todos sabemos de comentário boca-boca que alguém conhece um amigo que hoje está voando na Emirates, na Qatar, na Copa, em cias aéreas Coreanas e Chinesas com um belo salário.
Mas porque que eles conseguiram ? Por que são mais bonitos ?
Claro que não... Conseguiram porque tinham qualificação, investiram em treinamentos e primordialmente falavam inglês.
Piloto que não fala inglês, vai ficar pra sempre dando instrução em aeroclube, soltando paraquedista ou então voando para empresas pequenas...
Se tiver sorte e QI pode ser que consiga voar na aviação executiva.... Mas mesmo assim é muito difícil algum empresário ou empresa admitir um piloto para levar seus presidentes, diretores para destinos diversos sem que fale pelo menos um espanhol.
Portanto, os amigos que tem em mente investir nessa carreira, corram com a questão do idioma.
Abaixo um link para um tópico no fórum de discussões do airliners.net onde estão dizendo que a Republic Airways (que opera voos regionais com as bandeiras da American, Delta e United) está reduzindo os voos nos EUA devido falta de pilotos.
http://www.airliners.net/aviation-forums/general_aviation/read.main/6460633/
Convenhamos: Falar outro idioma nos dias de hoje é imprescindível para todo e qualquer cidadão que almeje ter uma carreira de sucesso, não interessa a área de atuação.
É meus amigos, as oportunidades estão aí... e há muitas ! Porém poucos são os preparados para elas.
Se há alguém que ainda duvida que está "chovendo" vagas para pilotos lá fora, experimente se cadastrar no site https://www.pilothiring.com/ e veja quantas vagas existem somente nesse site.
Bom, a dica foi dada....
Abraços e até mais !
sábado, 25 de julho de 2015
25 de Julho - Dubai x Bangkok
Boa tarde amigos !
Dando continuidade ao meu voo de volta ao mundo, hoje a nossa jornada mede aproximadamente 2650 milhas náuticas:
De todos os trechos voados até o momento, esse será o maior.
Como de costume, levantamos cedo e nos dirigimos ao aeroporto Internacional de Dubai.
Hoje o tempo está bem melhor do que o dia que chegamos aqui.
Abaixo algumas fotos do aeroporto repleto de aeronaves da Emirates e o páteo de aviação executiva onde estamos estacionados:
Interessante ver mais dois Legacy nos fazendo companhia. Um de matrícula daqui mesmo e outro dos EUA.
As 06:05 AM (local time) iniciamos nosso push back.
Iniciamos os motores e em seguida damos início ao táxi até a pista 30L de onde decolamos pesados com combustível para suprir esse voo longo com o JC.
Como o tempo está bom, é possível ver pela janela a famosa ilha artificial em formato de uma palmeira à distância... muito legal.
Logo após essa foto, fazemos uma curva acentuada à direita e buscamos nosso rumo em direção à Bangkok.
O voo segue tranquilo até atingirmos a Baia / Golfo de Bengala onde nos deparamos com muitos CBs de enorme desenvolvimento vertical, alguns atingindo até 38-39 mil pés.
Subimos para o FL370, mas mesmo assim sofremos com turbulência...
Fazer o quê ? Essa época do ano, as monções asiáticas estão a toda...
O negócio é apertar os cintos e enfrentar, rsssssss
Ao iniciarmos o sobrevoo de terriotório Tailandês, o tempo melhora um pouco.
Iniciamos logo depois nossa descida para o aeroporto Suvarnabhumi em Bangkok (icao code VTBS).
O controle vai nos vetorando para uma aproximação e pouso pela pista 19R.
A poucas milhas de tocar a pista, observamos lá embaixo o sistema viário que dá acesso ao aeroporto.
Apesar da visibilidade não estar das melhores, mas o vento está calmo e a temperatura de boa...
Fazemos o toque e livramos a pista mais ou menos em sua metade.
Somos instruídos a proceder com táxi e estacionarmos ná área destinada a aviação geral/executiva do ouro lado do aeroporto, próximo à cabeceira 19L.
Pelo trajeto observamos muitas aeronaves da Thai, Nok Air, Qantas, etc...
Aqui nosso bravo guerreiro já está estacionado e na segunda foto abaixo uma visão panorâmica do aeroporto:
Bom galera, chegamos à Tailândia !!!
O aeroporto é simplesmente fantástico, de uma arquitetura incrível.
Pegamos dessa vez um trem/metrô para a cidade:
Em poucos minutos chegamos ao centro dessa imensa metrópole capital da Tailândia com mais de 6,5 milhões de habitantes (tamanho do Rio de Janeiro mais ou menos).
Nota-se também uma grande mistura de construções características e tradicionais com edifícios super modernos.
O trânsito não é muito diferente daquele encontrado nas grandes cidades do Brasil não, rssssssss
É galerinha, estamos longe do Brasil.....
Abaixo um vídeo de poucos minutos mostrando a cidade.
Espero que tenham gostado de mais essa etapa do nosso voo de "volta ao mundo".
Abaixo a lista de lugares onde já passamos nessa longa viagem até o momento:
Abraços e até mais !
Dando continuidade ao meu voo de volta ao mundo, hoje a nossa jornada mede aproximadamente 2650 milhas náuticas:
De todos os trechos voados até o momento, esse será o maior.
Como de costume, levantamos cedo e nos dirigimos ao aeroporto Internacional de Dubai.
Hoje o tempo está bem melhor do que o dia que chegamos aqui.
Abaixo algumas fotos do aeroporto repleto de aeronaves da Emirates e o páteo de aviação executiva onde estamos estacionados:
Interessante ver mais dois Legacy nos fazendo companhia. Um de matrícula daqui mesmo e outro dos EUA.
As 06:05 AM (local time) iniciamos nosso push back.
Iniciamos os motores e em seguida damos início ao táxi até a pista 30L de onde decolamos pesados com combustível para suprir esse voo longo com o JC.
Como o tempo está bom, é possível ver pela janela a famosa ilha artificial em formato de uma palmeira à distância... muito legal.
Logo após essa foto, fazemos uma curva acentuada à direita e buscamos nosso rumo em direção à Bangkok.
O voo segue tranquilo até atingirmos a Baia / Golfo de Bengala onde nos deparamos com muitos CBs de enorme desenvolvimento vertical, alguns atingindo até 38-39 mil pés.
Subimos para o FL370, mas mesmo assim sofremos com turbulência...
Fazer o quê ? Essa época do ano, as monções asiáticas estão a toda...
O negócio é apertar os cintos e enfrentar, rsssssss
Ao iniciarmos o sobrevoo de terriotório Tailandês, o tempo melhora um pouco.
Iniciamos logo depois nossa descida para o aeroporto Suvarnabhumi em Bangkok (icao code VTBS).
O controle vai nos vetorando para uma aproximação e pouso pela pista 19R.
A poucas milhas de tocar a pista, observamos lá embaixo o sistema viário que dá acesso ao aeroporto.
Apesar da visibilidade não estar das melhores, mas o vento está calmo e a temperatura de boa...
Fazemos o toque e livramos a pista mais ou menos em sua metade.
Somos instruídos a proceder com táxi e estacionarmos ná área destinada a aviação geral/executiva do ouro lado do aeroporto, próximo à cabeceira 19L.
Pelo trajeto observamos muitas aeronaves da Thai, Nok Air, Qantas, etc...
Aqui nosso bravo guerreiro já está estacionado e na segunda foto abaixo uma visão panorâmica do aeroporto:
Bom galera, chegamos à Tailândia !!!
O aeroporto é simplesmente fantástico, de uma arquitetura incrível.
Pegamos dessa vez um trem/metrô para a cidade:
Em poucos minutos chegamos ao centro dessa imensa metrópole capital da Tailândia com mais de 6,5 milhões de habitantes (tamanho do Rio de Janeiro mais ou menos).
Nota-se também uma grande mistura de construções características e tradicionais com edifícios super modernos.
O trânsito não é muito diferente daquele encontrado nas grandes cidades do Brasil não, rssssssss
É galerinha, estamos longe do Brasil.....
Abaixo um vídeo de poucos minutos mostrando a cidade.
Espero que tenham gostado de mais essa etapa do nosso voo de "volta ao mundo".
Abaixo a lista de lugares onde já passamos nessa longa viagem até o momento:
21 de Março - Campinas - Brasil
21 de Março - Belo Horizonte - Brasil
21 de Março - Bridgetown - Barbados
18 de Abril - Philadelphia - U.S.A.
19 de Abril - Bangor - U.S.A.
26 de Abril - St. John's - Canada
03 de Maio - Cork - Ireland
17 de Maio - London - England
02 de Julho - Bergen - Norway
04 de Julho - Gothenburg - Sweden
21 de Março - Belo Horizonte - Brasil
21 de Março - Bridgetown - Barbados
18 de Abril - Philadelphia - U.S.A.
19 de Abril - Bangor - U.S.A.
26 de Abril - St. John's - Canada
03 de Maio - Cork - Ireland
17 de Maio - London - England
02 de Julho - Bergen - Norway
04 de Julho - Gothenburg - Sweden
10 de Julho - Moscow - Russia
12 de Julho - Yerevan - Armenia
18 de Julho - Dubai - U.A.E.
25 de Julho - Bangkok - Thailand
Abraços e até mais !
sexta-feira, 24 de julho de 2015
24 de Julho - Fim de semana chegando
Olá pessoal, bom dia a todos !
Fim de semana está chegando e como dica, publico aqui os links para 2 episódios da 2a temporada de "Dangerous Flights", pelo menos já terão o que fazer no sábado e no domingo, rsssssss
Episódio 1, Temporada 2
Episódio 2, Temporada 2
Os demais episódios dessa 2a temporada, creio que foram removidos do youtube, pois eu me lembro de ter assistido por volta de alguns poucos meses atrás.
Enfim, assim que encontrar, eu publico o link aqui.
Hoje tenho muitos compromissos, portanto não terei como publicar muita coisa no blog.
Até amanhã.
Fim de semana está chegando e como dica, publico aqui os links para 2 episódios da 2a temporada de "Dangerous Flights", pelo menos já terão o que fazer no sábado e no domingo, rsssssss
Episódio 1, Temporada 2
Episódio 2, Temporada 2
Os demais episódios dessa 2a temporada, creio que foram removidos do youtube, pois eu me lembro de ter assistido por volta de alguns poucos meses atrás.
Enfim, assim que encontrar, eu publico o link aqui.
Hoje tenho muitos compromissos, portanto não terei como publicar muita coisa no blog.
Até amanhã.
quinta-feira, 23 de julho de 2015
23 de Julho - 7000 acessos, muito obrigado !
Olá amigos, muito bom dia a todos !
Começo agradecendo a todos que acompanham meu blog, pois hoje o blog registrou a visita/acesso de número 7.000 !
Isso mostra que a maioria das postagens agradam e/ou interessam aos amigos leitores e não encontro palavras para agradecer o carinho de vocês.
Trata-se de um blog sem fins lucrativos, sem exploração comercial, sem publicidade com o único intuito de dividir curiosidades de um assunto que encanta nós todos, a aviação !
Escrevo com uma linguagem descomplicada, informal como se de fato estivéssemos numa roda de amigos e o feedback tem sido muito bom.
Ainda tenho muitas experiências de vida que envolvem a aviação que os deixarão muito surpresos... Afinal são 40 anos de vida sempre envolvido com cheiro de querosene, mas devagar a gente vai postando tudo.
Mudando de assunto, gostaria de comunicar que pode ser que eu diminua a frequência dos "posts" aqui no blog temporariamente pois terei que dedicar mais horas por dia para estudo visando a prova da ANAC.
Estou chegando na reta final e é preciso dar um "sprint".
Também aproveito para dizer que o cenário de Divinópolis para FS2004 está parado por uns dias.... mas fiquem tranquilos que em breve eu retomo e em pouco tempo termino e libero para download no flightsim.com.
O problema do desenvolvimento do cenário é que só consigo trabalhar nele nos fins de semana e no momento estou priorizando os estudos e o meu voo de "volta ao mundo", sem falar na série "avião da semana" que faz tempinho que não publico e ainda tenho mais 11 modelos no meu hangar que vocês ainda não conhecem. Um deles particularmente me encanta muito, nas cores da Air Canada... em breve conhecerão, rssss.
Mas falando de publicar meus cenários na net, eu tenho login no www.flightsim.com desde que ele surgiu em 1997 ou 8 não me lembro com exatidão, (por alguns anos fui inclusive cliente pagante do site), mas planejo começar a carregar meus trabalhos no avsim.com também pois reconheço que são os dois maiores sites de download freeware para flight simulator no mundo e passo a atender aqueles que tem preferência por um ou pelo outro site.
Abraços e até mais !
Começo agradecendo a todos que acompanham meu blog, pois hoje o blog registrou a visita/acesso de número 7.000 !
Isso mostra que a maioria das postagens agradam e/ou interessam aos amigos leitores e não encontro palavras para agradecer o carinho de vocês.
Trata-se de um blog sem fins lucrativos, sem exploração comercial, sem publicidade com o único intuito de dividir curiosidades de um assunto que encanta nós todos, a aviação !
Escrevo com uma linguagem descomplicada, informal como se de fato estivéssemos numa roda de amigos e o feedback tem sido muito bom.
Ainda tenho muitas experiências de vida que envolvem a aviação que os deixarão muito surpresos... Afinal são 40 anos de vida sempre envolvido com cheiro de querosene, mas devagar a gente vai postando tudo.
Mudando de assunto, gostaria de comunicar que pode ser que eu diminua a frequência dos "posts" aqui no blog temporariamente pois terei que dedicar mais horas por dia para estudo visando a prova da ANAC.
Estou chegando na reta final e é preciso dar um "sprint".
Também aproveito para dizer que o cenário de Divinópolis para FS2004 está parado por uns dias.... mas fiquem tranquilos que em breve eu retomo e em pouco tempo termino e libero para download no flightsim.com.
O problema do desenvolvimento do cenário é que só consigo trabalhar nele nos fins de semana e no momento estou priorizando os estudos e o meu voo de "volta ao mundo", sem falar na série "avião da semana" que faz tempinho que não publico e ainda tenho mais 11 modelos no meu hangar que vocês ainda não conhecem. Um deles particularmente me encanta muito, nas cores da Air Canada... em breve conhecerão, rssss.
Mas falando de publicar meus cenários na net, eu tenho login no www.flightsim.com desde que ele surgiu em 1997 ou 8 não me lembro com exatidão, (por alguns anos fui inclusive cliente pagante do site), mas planejo começar a carregar meus trabalhos no avsim.com também pois reconheço que são os dois maiores sites de download freeware para flight simulator no mundo e passo a atender aqueles que tem preferência por um ou pelo outro site.
Abraços e até mais !
quarta-feira, 22 de julho de 2015
22 de Julho - Precisando estudar muuuito mais ...
Olá amigos, boa tarde !
Eu ontem adquiri e baixei o aplicativo do PILOTO BRASIL em meu smartphone.
Fiz 2 provas simuladas, uma de METEOROLOGIA e outra de REGULAMENTOS.
Meteorologia acertei 10 de 20 e Regulamentos acertei 12 de 20 questões.
Se fosse a prova da ANAC eu teria reprovado considerando que a nota mínima é 7 !
Portanto, será necessário estudar muuuito mais.
A noite retomarei os estudos e dividirei com vocês.
Também gostaria de publicar a "dica do dia".
Trata-se de 2 livros de aventura aérea.
Ambos do Gérard Moss, nascido na Inglaterra, criado na Suíça e radicado no Brasil (Rio de Janeiro) há quase 30 anos.
Pra quem gosta de aventura e aviação, é um prato cheio !
Destaco 2 livros dele que eu já li:
"ASAS DO VENTO"
Nessa aventura, ele foi a primeira pessoa a dar volta ao mundo num moto planador (Ximango) lá no ano de 2001.
Na época ele fazia algumas "entradas" no Fantástico (TV Globo) ao vivo de lugares super remotos.
Umas das partes que a gente "perde o fôlego" na leitura é o voo de volta da África ao Brasil via Fernando de Noronha, com tempo ruim, combustível no osso, sem rádio, enfim, uma "tempestade perfeita", rssssss
Abaixo uma foto dele e o "ZAM", o PT-ZAM em Noronha:
O outro livro dele que eu li, é o:
"LOUCOS POR TI, AMÉRICA"
Essa foi uma aventura dele com sua esposa (Margi Moss) a bordo de um monomotor "Sertanejo" da Embraer em 1997 visitando os pontos extremos do continente americano.
A descrição dos lugares visitados é tão bem feita, que a gente parece entrar na história, rssssss
No momento, de acordo com o site dele (http://mundomoss.com.br/) encontra-se voando no Cazaquistão e Uzbequistão.
Vale a pena ler, muito gostosa mesmo a leitura desse livros.
****************************************************************************
22 de Julho - 22:00 hrs
Retomando estudos...
METEOROLOGIA
=> MASSAS DE AR
O ar em repouso sobre a superficie do globo terrestre adquire as mesmas características desta superfície. Estas características permanecem constantes e homogêneas em toda a sua extensão horizontal. Daí chamar-se massa de ar, um grande volume de ar que apresenta propriedades regularmente uniformes no sentido horizontal tais como, temperatura e umidade.
1. classificação
a) natureza da superfície - define o teor de umidade da massa.
=> marítimas (m) - quando se formam sobre os oceanos, sendo massas de ar mais úmidas.
=> continentais (c) - quando se formam sobre o continente, sendo massas de ar mais secas.
b) regiões de origem - as latitudes que favorecem a formação de massas de ar, servem para sua identificação:
Polar (P), Equatorial (E), Tropical (T), Ártica ou Antarctica (A).
As latitudes temperadas não permitem a formação de massas de ar, por serem regiões onde as estações do ano são bem definidas.
c) temperatura - quando a massa de ar se desloca para outras regiões, apresenta contraste de temperatura marcante com a nova área. Este contraste determina sua classificação em fria e quente.
=> frias (k - kalt) - quando se deslocam sobre superfícies mais quentes; trazem o frio.
=> quentes (w- warm) - quando se deslocam sobre superfícies mais frias, trazem o calor.
Internacionalmente as massas de ar são odentificadas pela união das letras.
Ex. mPk - marítima, polar, fria
mA - marítima ártica
cTw - continental, tropical, quente
cA - continental
2. características das massas de ar
a) fria - a massa fria que se desloca sobre superfície mais quente, este contato faz com que o ar sofra um aquecimento, tornando-o mais leve e menos denso, provocando sua elevação e consequente instabilidade. Com isso tem-se:
- Nuvens cumuliformes, precipitação de carater de pancadas, visibilidade boa, turbulência e gradiente térmico maior que a razão adiabática.
b) quente - a massa de ar quente se desloca sobre superfície mais fria. Este contato faz com que o ar sofra um resfriamento, tornando-o mais pesado e facilitando sua saturação e consequente instabilidade. Com isso tem-se:
- Nuvens estratiformes, precipitação leve e contínua, visibilidade restrita, sem turbulência e gradiente térmico menor que a razão adiabática.
22 de Julho - 22:00 hrs
Retomando estudos...
METEOROLOGIA
=> MASSAS DE AR
O ar em repouso sobre a superficie do globo terrestre adquire as mesmas características desta superfície. Estas características permanecem constantes e homogêneas em toda a sua extensão horizontal. Daí chamar-se massa de ar, um grande volume de ar que apresenta propriedades regularmente uniformes no sentido horizontal tais como, temperatura e umidade.
1. classificação
a) natureza da superfície - define o teor de umidade da massa.
=> marítimas (m) - quando se formam sobre os oceanos, sendo massas de ar mais úmidas.
=> continentais (c) - quando se formam sobre o continente, sendo massas de ar mais secas.
b) regiões de origem - as latitudes que favorecem a formação de massas de ar, servem para sua identificação:
Polar (P), Equatorial (E), Tropical (T), Ártica ou Antarctica (A).
As latitudes temperadas não permitem a formação de massas de ar, por serem regiões onde as estações do ano são bem definidas.
c) temperatura - quando a massa de ar se desloca para outras regiões, apresenta contraste de temperatura marcante com a nova área. Este contraste determina sua classificação em fria e quente.
=> frias (k - kalt) - quando se deslocam sobre superfícies mais quentes; trazem o frio.
=> quentes (w- warm) - quando se deslocam sobre superfícies mais frias, trazem o calor.
Internacionalmente as massas de ar são odentificadas pela união das letras.
Ex. mPk - marítima, polar, fria
mA - marítima ártica
cTw - continental, tropical, quente
cA - continental
2. características das massas de ar
a) fria - a massa fria que se desloca sobre superfície mais quente, este contato faz com que o ar sofra um aquecimento, tornando-o mais leve e menos denso, provocando sua elevação e consequente instabilidade. Com isso tem-se:
- Nuvens cumuliformes, precipitação de carater de pancadas, visibilidade boa, turbulência e gradiente térmico maior que a razão adiabática.
b) quente - a massa de ar quente se desloca sobre superfície mais fria. Este contato faz com que o ar sofra um resfriamento, tornando-o mais pesado e facilitando sua saturação e consequente instabilidade. Com isso tem-se:
- Nuvens estratiformes, precipitação leve e contínua, visibilidade restrita, sem turbulência e gradiente térmico menor que a razão adiabática.
terça-feira, 21 de julho de 2015
21 de Julho - Estudando Meteorologia Aeronáutica (atualizado)
Bom dia pessoal !
Hoje damos continuidade aos resumos de METEOROLOGIA AERONÁUTICA:
METEOROLOGIA AERONÁUTICA
=> CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA OU REGIONAL
Constitui certas perturbações de menor amplitude dentro da circulação geral, em certas regiões do globo terrestre.
1. BRISAS - são circulações locais que ocorrem sobre regiões litorâneas, em consequência da diferença de aquecimento entre a terra e a água.
a) BRISA MARÍTIMA - é a brisa ou o vento próximo à superfície no sentido do mar para o continente.
Chega a penetrar até 100km adentro do continente em alguns casos.
Ventos de 10 nós que são mais intensos no verão e à tarde.
b) BRISA TERRESTE - é a brisa ou vento próximo à superfície no sentido do continente para o mar.
Também chega a atingir até 100 km adentro do mar. É mais intensa no inverno de madrugada.
2. VENTOS DE VALE E MONTANHA:
a) DE VALE - (sobe durante o dia) o aquecimento diurno, provocado pela radiação solar no fundo dos vales e suas encostas provoca aquecimento do ar por contato. Esse ar aquecido torna-se mais leve e menos denso e começa a subir, ao mesmo tempo em que o ar do centro do vale desce.
b) DE MONTANHA - (desce durante a noite) o resfriamento noturno, provocado pela radiação terrestre das montanhas e suas encostas provoca o resfriamento do ar por contato. Este ar mais frio e mais denso desce ao longo das encostas na direção do fundo dos vales, ao mesmo tempo em que o ar do centro do vale sobe.
3. VENTOS ANABÁTICOS E CATABÁTICOS
a) ANABÁTICOS - (sobe durante o dia) quando uma encosta alongada é aquecida durante o dia pela radiação solar, o ar em contato com ela se aquece e tende a se elevar ao longo desta encosta.
b) CATABÁTICOS - (desce durante a noite) - quando a encosta se resfria por radiação terrestre, o ar em contato com ela se resfria e tende a descer ao longo desta encosta.
4. MONÇÕES - são circulações termais que ocorrem em determinadas regiões do globo provocadas pela diferença de temperatura entre o mar e o continente. São idênticas às brisas, só que em larga escala !
a) DE VERÃO - do mar para a terra
b) DE INVERNO - da terra para o mar
5. EFEITO FOHEN - ventos que sopram perpendicularmente a uma montanha. São forçados a subir mecanicamente ao longo da encosta (barlavento). Descem do outro lado (sotavento) e vão se aquecendo, constituindo em ventos quentes e secos, denominados ventos foehn.
Abaixo figura explicativa (em espanhol, mas perfeitamente compreensível).
RESUMO DO RESUMO (rssss):
* Força do gradiente de pressão é a aforça que dá origem ao vento, fazendo-o fluir da alta para a baixa pressão. Quanto maior a diferença de pressão entre dois pontos e quanto mais próxima as isóbaras, maior a velocidade do vento.
* Coriólis no hemisfério sul provoca um desvio para a esquerda e no hemisfério norte para a direita.
* A Camada de atrito vai até 600 metros e vento de superfície até 100 metros.
* Como o vento é descrito: Direção (de onde vem) + Velocidade (em KT) + Rajada (acima da média de 10KT ou mais).
* Circulação geral:
ZCIT: entre 15ºN e 12ºS, sempre no verão.
Inferior: Até 20.000 pés, alísios predominando de SE no hemisfério sul e NE no hemisfério norte.
Superior: Acima de 20.000 pés; predomina de oeste; corrente de jato
* Circulação secundária:
Brisa: marítima => do mar p/ terra, dia
terrestre => da terra p/ o mar, noite
Vento: de vale => sobe, durante o dia
de montanha => desce, durante a noite
Vento: anabático => sobe, durante o dia
catabático => desce durante a noite
Monções: de verão => do mar p/ a terra
de inverno => da terra p/ o mar
Fohen: ar quente e seco que desce a sotavento das montanhas.
EXERCÍCIOS:
1. Os ventos pertencentes à circulação superior possuem uma predominância de:
R. oeste
2. Em uma carta sinótica, à medida que as isóbaras estiverem mais próximas entre si, os ventos na região estarão mais:
R. fortes
3. O efeito de Coriólis passa a se manifestar claramente a partir do(a):
R. nível gradiente (ver gráfico abaixo):
4. Das alternativas abaixo, indique o vento pertencente a circulação regional:
R. brisa
5. Os fluxos dos ventos tendem a soprar:
R. das pressões mais altas para as mais baixas
6. Ventos alísios, no hemisfério sul predominam de:
R. SE (no hemisfério sul)
7. Os ventos fortes em altitude, normalmente são identificados pela presença das nuvens:
R. cirriformes
8. Os ventos alísios, no hemisfério norte, predominam de:
R. NE
9. As circulações atmosféricas divergentes, com sentido NOSE, localizam-se nas:
R. altas pressões, no hemisfério sul.
Ter isso em mente =>
10. O centro de um sistema ciclônico no hemisfério sul, apresenta pressões:
R. aumentadas para a periferia
11. Os ventos que resultam do efeito direto do gradiente de pressão, denominam-se:
R. barostrófico (baro = pressão)
12. Das condições abaixo, aquela que está relacionada com um anticiclone é:
R. céu claro
13. A circulação que desce a noite ao longo das encostas por efeito de gravidade, denomina-se:
R. catabático
14. Uma aeronave no hemisfério sul, voando no FL080 e com ventos de direita estará:
R. voando para um centro de baixa pressão
Ter isso em mente =>
15. Ventos quentes e secos que descem a sotavento de grandes elevações, após ter subido a barlavento, são considerados ventos:
R. Fohen
16. A corrente de jato é mais intensa no:
R. inverno sobre os continentes
17. Uma aeronave no hemisfério sul, sobrevoa o centro de um anticiclone. Ao se aproximar da periferia, a aeronave receberá ventos de:
R. direita
18. A camada de atrito estende-se da superfície até a altura de:
R. 600 metros
19. O vento é considerado de rajada quando a velocidade máxima excede e velocidade média em:
R. 10 KT
20. Em um aeródromo próximo ao mar durante a tarde, o vento tende a aumentar do mar para a terra pelo efeito de:
R. brisa
21. São considerados ventos de circulação inferior aqueles que ocorrem até:
R. 20.000 ft
22. Um sistema de baixa pressão também é chamado de:
R. ciclone
23. O efeito de Coriólis é consequência do(a):
R. rotação da Terra.
24. A força de Coriólis é máxima:
R. sobre os polos.
25. No METAR KMIA 231953Z 08013G23KT 10SM SCT030 SCT130 29/21 A3006; foi observado:
R. vento de rajada de 23 nós.
Á tarde a gente continua !
até mais....
**************************************************************************************************************
Ok, almoçamos ... agora é hora de continuar com os estudos.
METEOROLOGIA AERONÁUTICA
=> NUVENS E NEVOEIROS
Conjunto visível de partículas minúsculas de matéria como gotículas d'água e/ou cristais de gelo no ar.
É o resultado direto do esfriamento do ar até que se verifique a condensação ou sublimação e são consideradas como tais sempre que suas bases se formem a partir de 30 metros de altura.
1. Classificações:
a) aspecto físico:
--- Estratiforme - possui grande desenvolvimento horizontal com pouco desenvolvimento vertical
--- Cumuliforme - possui grande desenvolvimento vertical com pouco desenvolvimento horizontal
b) Estrutura física:
--- Líquidas - são as nuvens constituídas por gotículas de água
--- Sólidas - são as nuvens compostas de cristais de gelo
--- Mistas - são compostas tanto de gelo quanto de gotículas de água
OBS.: As nuvens de desenvolvimento vertical , também são classificadas como mistas.
c) Estágios de formação:
--- Baixas: de 30m a 2000m
--- Médias: de 2000m a 8000m
--- Altas: acima das nuvens médias
2. NEVOEIRO:
*** JÁ ESTUDAMOS NO POST DO DIA 22 DE MAIO, MAS FAREMOS UMA BREVE PASSAGEM:
Define-se nevoeiro como o fenômeno resultante da condensação ou sublimação do vapor de água junto ao solo, representando um grande perigo para as aeronaves nas operações de pouso e decolagem pela redução do teto e visibilidade.
Eles acontecem com umidade relativa do ar entre 97 e 100%, visibilidade horizontal inferior a 1000 metros e vento fraco.
EXERCÍCIOS:
1. Camada de nuvem com base comummente no estágio médio, com bastante precipitação, sem turbulência, com coloração cinza-escuro e com grande espessura, são características da nuvem:
R. Nimbostratus
2. Dentre as nuvens do estágio médio, uma costuma não produzir precipitação e quando o faz, esta não atinge o solo (virga). Esse gênero de nuvem denomina-se:
R. altocumulus
3. No METAR SGAS 030100Z 01005KT 0250 FG VV001 02/02 Q1022, tem-se:
R. visibilidade vertical de 30m (Vertical Visibility de 30 em 30 metros até 300 m).
4. A nuvem que se observa mais comummente o fenômeno do halo é a:
R. Cirrostratus
5. O nevoeiro formado pelo resfriamento noturno, em noite sem nuvens, especialmente no inverno e primavera chama-se nevoeiro:
R. de radiação
6. As alturas das bases das nuvens no METAR são fornecidas em:
R. centenas de pés => ex. OVC080 = céu encoberto a 80x100 = 8000 pés
7. A nuvem do estágio médio que indica turbulência é a:
R. Altocumulus
8. Nuvem isolada, densa, de contornos bem definidos e que apresenta a sua base sensivelmente horizontal é a:
R. Cumulus
9. O grupo SCT030, codificado no METAR, significa:
R. Nuvens esparsas a 900 metros (30x100 = 3000 pés que é igual a 914,4 metros).
10) O deslocamento horizontal do ar frio sobre uma superfície líquida, ligeiramente mais quente, poderá condensar o vapor despendido por essa superfície, formando um nevoeiro:
R. de vapor
3. NÍVEL DE CONDENSAÇÃO CONVECTIVA (NCC)
À medida que uma parcela de ar se eleva, vai se resfriando adiabaticamente e a diferença entre sua temperatura e a temperatura do ponto de orvalho irpa diminuindo de modo gradual. Da mesma forma que a temperatura decresce na razão 1º/100 m, a temperatura do ponto de orvalho decresce na razão de 0,2º/100 m.
CONTINUO À NOITE ...
Hoje damos continuidade aos resumos de METEOROLOGIA AERONÁUTICA:
METEOROLOGIA AERONÁUTICA
=> CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA OU REGIONAL
Constitui certas perturbações de menor amplitude dentro da circulação geral, em certas regiões do globo terrestre.
1. BRISAS - são circulações locais que ocorrem sobre regiões litorâneas, em consequência da diferença de aquecimento entre a terra e a água.
a) BRISA MARÍTIMA - é a brisa ou o vento próximo à superfície no sentido do mar para o continente.
Chega a penetrar até 100km adentro do continente em alguns casos.
Ventos de 10 nós que são mais intensos no verão e à tarde.
b) BRISA TERRESTE - é a brisa ou vento próximo à superfície no sentido do continente para o mar.
Também chega a atingir até 100 km adentro do mar. É mais intensa no inverno de madrugada.
2. VENTOS DE VALE E MONTANHA:
a) DE VALE - (sobe durante o dia) o aquecimento diurno, provocado pela radiação solar no fundo dos vales e suas encostas provoca aquecimento do ar por contato. Esse ar aquecido torna-se mais leve e menos denso e começa a subir, ao mesmo tempo em que o ar do centro do vale desce.
b) DE MONTANHA - (desce durante a noite) o resfriamento noturno, provocado pela radiação terrestre das montanhas e suas encostas provoca o resfriamento do ar por contato. Este ar mais frio e mais denso desce ao longo das encostas na direção do fundo dos vales, ao mesmo tempo em que o ar do centro do vale sobe.
3. VENTOS ANABÁTICOS E CATABÁTICOS
a) ANABÁTICOS - (sobe durante o dia) quando uma encosta alongada é aquecida durante o dia pela radiação solar, o ar em contato com ela se aquece e tende a se elevar ao longo desta encosta.
b) CATABÁTICOS - (desce durante a noite) - quando a encosta se resfria por radiação terrestre, o ar em contato com ela se resfria e tende a descer ao longo desta encosta.
4. MONÇÕES - são circulações termais que ocorrem em determinadas regiões do globo provocadas pela diferença de temperatura entre o mar e o continente. São idênticas às brisas, só que em larga escala !
a) DE VERÃO - do mar para a terra
b) DE INVERNO - da terra para o mar
5. EFEITO FOHEN - ventos que sopram perpendicularmente a uma montanha. São forçados a subir mecanicamente ao longo da encosta (barlavento). Descem do outro lado (sotavento) e vão se aquecendo, constituindo em ventos quentes e secos, denominados ventos foehn.
Abaixo figura explicativa (em espanhol, mas perfeitamente compreensível).
RESUMO DO RESUMO (rssss):
* Força do gradiente de pressão é a aforça que dá origem ao vento, fazendo-o fluir da alta para a baixa pressão. Quanto maior a diferença de pressão entre dois pontos e quanto mais próxima as isóbaras, maior a velocidade do vento.
* Coriólis no hemisfério sul provoca um desvio para a esquerda e no hemisfério norte para a direita.
* A Camada de atrito vai até 600 metros e vento de superfície até 100 metros.
* Como o vento é descrito: Direção (de onde vem) + Velocidade (em KT) + Rajada (acima da média de 10KT ou mais).
* Circulação geral:
ZCIT: entre 15ºN e 12ºS, sempre no verão.
Inferior: Até 20.000 pés, alísios predominando de SE no hemisfério sul e NE no hemisfério norte.
Superior: Acima de 20.000 pés; predomina de oeste; corrente de jato
* Circulação secundária:
Brisa: marítima => do mar p/ terra, dia
terrestre => da terra p/ o mar, noite
Vento: de vale => sobe, durante o dia
de montanha => desce, durante a noite
Vento: anabático => sobe, durante o dia
catabático => desce durante a noite
Monções: de verão => do mar p/ a terra
de inverno => da terra p/ o mar
Fohen: ar quente e seco que desce a sotavento das montanhas.
EXERCÍCIOS:
1. Os ventos pertencentes à circulação superior possuem uma predominância de:
R. oeste
2. Em uma carta sinótica, à medida que as isóbaras estiverem mais próximas entre si, os ventos na região estarão mais:
R. fortes
3. O efeito de Coriólis passa a se manifestar claramente a partir do(a):
R. nível gradiente (ver gráfico abaixo):
4. Das alternativas abaixo, indique o vento pertencente a circulação regional:
R. brisa
5. Os fluxos dos ventos tendem a soprar:
R. das pressões mais altas para as mais baixas
6. Ventos alísios, no hemisfério sul predominam de:
R. SE (no hemisfério sul)
7. Os ventos fortes em altitude, normalmente são identificados pela presença das nuvens:
R. cirriformes
8. Os ventos alísios, no hemisfério norte, predominam de:
R. NE
9. As circulações atmosféricas divergentes, com sentido NOSE, localizam-se nas:
R. altas pressões, no hemisfério sul.
Ter isso em mente =>
10. O centro de um sistema ciclônico no hemisfério sul, apresenta pressões:
R. aumentadas para a periferia
11. Os ventos que resultam do efeito direto do gradiente de pressão, denominam-se:
R. barostrófico (baro = pressão)
12. Das condições abaixo, aquela que está relacionada com um anticiclone é:
R. céu claro
13. A circulação que desce a noite ao longo das encostas por efeito de gravidade, denomina-se:
R. catabático
14. Uma aeronave no hemisfério sul, voando no FL080 e com ventos de direita estará:
R. voando para um centro de baixa pressão
Ter isso em mente =>
15. Ventos quentes e secos que descem a sotavento de grandes elevações, após ter subido a barlavento, são considerados ventos:
R. Fohen
16. A corrente de jato é mais intensa no:
R. inverno sobre os continentes
17. Uma aeronave no hemisfério sul, sobrevoa o centro de um anticiclone. Ao se aproximar da periferia, a aeronave receberá ventos de:
R. direita
18. A camada de atrito estende-se da superfície até a altura de:
R. 600 metros
19. O vento é considerado de rajada quando a velocidade máxima excede e velocidade média em:
R. 10 KT
20. Em um aeródromo próximo ao mar durante a tarde, o vento tende a aumentar do mar para a terra pelo efeito de:
R. brisa
21. São considerados ventos de circulação inferior aqueles que ocorrem até:
R. 20.000 ft
22. Um sistema de baixa pressão também é chamado de:
R. ciclone
23. O efeito de Coriólis é consequência do(a):
R. rotação da Terra.
24. A força de Coriólis é máxima:
R. sobre os polos.
25. No METAR KMIA 231953Z 08013G23KT 10SM SCT030 SCT130 29/21 A3006; foi observado:
R. vento de rajada de 23 nós.
Á tarde a gente continua !
até mais....
**************************************************************************************************************
Ok, almoçamos ... agora é hora de continuar com os estudos.
METEOROLOGIA AERONÁUTICA
=> NUVENS E NEVOEIROS
Conjunto visível de partículas minúsculas de matéria como gotículas d'água e/ou cristais de gelo no ar.
É o resultado direto do esfriamento do ar até que se verifique a condensação ou sublimação e são consideradas como tais sempre que suas bases se formem a partir de 30 metros de altura.
1. Classificações:
a) aspecto físico:
--- Estratiforme - possui grande desenvolvimento horizontal com pouco desenvolvimento vertical
--- Cumuliforme - possui grande desenvolvimento vertical com pouco desenvolvimento horizontal
b) Estrutura física:
--- Líquidas - são as nuvens constituídas por gotículas de água
--- Sólidas - são as nuvens compostas de cristais de gelo
--- Mistas - são compostas tanto de gelo quanto de gotículas de água
OBS.: As nuvens de desenvolvimento vertical , também são classificadas como mistas.
c) Estágios de formação:
--- Baixas: de 30m a 2000m
--- Médias: de 2000m a 8000m
--- Altas: acima das nuvens médias
2. NEVOEIRO:
*** JÁ ESTUDAMOS NO POST DO DIA 22 DE MAIO, MAS FAREMOS UMA BREVE PASSAGEM:
Define-se nevoeiro como o fenômeno resultante da condensação ou sublimação do vapor de água junto ao solo, representando um grande perigo para as aeronaves nas operações de pouso e decolagem pela redução do teto e visibilidade.
Eles acontecem com umidade relativa do ar entre 97 e 100%, visibilidade horizontal inferior a 1000 metros e vento fraco.
EXERCÍCIOS:
1. Camada de nuvem com base comummente no estágio médio, com bastante precipitação, sem turbulência, com coloração cinza-escuro e com grande espessura, são características da nuvem:
R. Nimbostratus
2. Dentre as nuvens do estágio médio, uma costuma não produzir precipitação e quando o faz, esta não atinge o solo (virga). Esse gênero de nuvem denomina-se:
R. altocumulus
3. No METAR SGAS 030100Z 01005KT 0250 FG VV001 02/02 Q1022, tem-se:
R. visibilidade vertical de 30m (Vertical Visibility de 30 em 30 metros até 300 m).
4. A nuvem que se observa mais comummente o fenômeno do halo é a:
R. Cirrostratus
5. O nevoeiro formado pelo resfriamento noturno, em noite sem nuvens, especialmente no inverno e primavera chama-se nevoeiro:
R. de radiação
6. As alturas das bases das nuvens no METAR são fornecidas em:
R. centenas de pés => ex. OVC080 = céu encoberto a 80x100 = 8000 pés
7. A nuvem do estágio médio que indica turbulência é a:
R. Altocumulus
8. Nuvem isolada, densa, de contornos bem definidos e que apresenta a sua base sensivelmente horizontal é a:
R. Cumulus
9. O grupo SCT030, codificado no METAR, significa:
R. Nuvens esparsas a 900 metros (30x100 = 3000 pés que é igual a 914,4 metros).
10) O deslocamento horizontal do ar frio sobre uma superfície líquida, ligeiramente mais quente, poderá condensar o vapor despendido por essa superfície, formando um nevoeiro:
R. de vapor
3. NÍVEL DE CONDENSAÇÃO CONVECTIVA (NCC)
À medida que uma parcela de ar se eleva, vai se resfriando adiabaticamente e a diferença entre sua temperatura e a temperatura do ponto de orvalho irpa diminuindo de modo gradual. Da mesma forma que a temperatura decresce na razão 1º/100 m, a temperatura do ponto de orvalho decresce na razão de 0,2º/100 m.
CONTINUO À NOITE ...
Assinar:
Postagens (Atom)