domingo, 24 de julho de 2016

Avião da semana # 50

Bom dia a todos os amigos que acompanham o Clipper440 !

Inicio uma semana decisiva onde darei mais um passo rumo à realização de um sonho de infância, que é um dia ser piloto.
Na próxima 6a feira dia 29/07 estarei realizando exame médico para obtenção do CMA.
Ao longo da semana estarei atualizando o blog com novidades.
Mas pra começar, a gente abre com o post de mais uma peça da minha coleção de aviõezinhos de ferro, a peça de número 50 !
Hoje o cara da vez é um:

B767-300ER (escala 1/400): (clique sobre as imagens para ampliar)








Como é possível notar nas imagens acima, trata-se de um 767-300 com winglets nas cores da TAM que recentemente virou "LATAM" após junção com a Lan (Chile).
O 767 é uma bela aeronave que debutou nos céus no início dos anos 80 e que foi o equipamento mais comum nos voos EUA-Brasil nas décadas de 90 e 2000 operado por American, Delta, United e Varig.
Hoje já está começando a ficar mais raro de se ver um desses pois o 777, e o A330 vieram para roubar o seu lugar.
O avião representado pela maquete acima, é uma aeronave relativamente nova. Saiu da fábrica da Boeing em Dezembro de 2012 e foi entregue à LAN com prefixo chileno CC-BDL.
Uns 6 meses depois a LAN o repassou à sua "irmã brasileira" a TAM e ganhou um prefixo brasileiro, o PT-MSY.
Abaixo foto dele nas cores da LAN e depois da TAM:




Recentemente com a fusão LAN e TAM, passamos a ter a LATAM e como é algo bem recente, muitas aeronaves das 2 empresas ainda estão sendo pintadas com a nova identidade visual, mas o PT-MSY já ganhou "roupa nova" conforme é possível ver na foto abaixo e inclusive vale ressaltar que foi a aeronave que trouxe a tocha olímpica ao Rio para as Olimpíadas de Agosto próximo:



O 767 é um belo avião, inclusive foi o equipamento escolhido pela FAB para reativar o esquadrão Corsário e substituir o antigo "sucatão 707" para transporte de tropas, reabastecimento em voo, etc...
Porém não tem como competir com seus irmãos mais novos 777 e 787 e também contra os equipamentos da Airbus...
Voei muito de 67 na vida e creio que talvez voe mais algumas vezes, porém como já disse está sendo gradativamente sendo substituído por equipamentos mais modernos, mais espaçosos e econômicos.

Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário