quarta-feira, 20 de julho de 2016

Avião da semana # 49

Dia frio (para nossos padrões), mas é gostoso assim, rssss.
A gente fica mais "produtivo", se mexe mais pra aquecer o corpo.
Com isso me levantei do sofá com o intuito de fazer alguma coisa e olhei para minha "vitrine" e perguntei: Qual desses 74 aviões eu publico hoje no Clipper440 ?
Olho um, olho outro e eis que um parece estar me chamando e dizendo: eu, eu ! rsssss

Vamos lá então, hoje falarei do:

Douglas DC-8-33 (escala 1/400):








Como podem ver, trata-se de um avião nas cores da lendária PANAIR DO BRASIL.
Uma empresa que foi fundada como uma subsidiária da Pan American (Pan Am) para atender o mercado brasileiro em 1929 e tornou-se a maior cia aérea brasileira.
Foi também a primeira cia aérea que meu papai trabalhou (teletipista em Viracopos no início da década de 60).
Infelizmente a PanAir do Brasil sofreu muito nos seus últimos anos com acidentes e perseguição do governo militar até que foi "obrigada" a fechar as portas em 1965.
Aliás a internet é muito rica de informações sobre ela.
Mas falando desse avião especificamente, de prefixo PP-PDS, ele saiu da fábrica da Douglas Company em data desconhecida (preciso pesquisar mais), mas foi entregue à Pan Am, "mãe da Pan Air do Brasil" na época.
Em 21 de Março de 1961 foi repassado para a Pan Air.
Vestiu as cores verde e branco até 1965 quando através de uma truculência do governo da época foi "obrigado" a trocar o uniforme pelo azul e branco da Varig.
Abaixo foto do avião verdadeiro com a Panair no Galeão:


E aqui ele já havia sido "surrupiado" para a Varig:



Acabou passando por mais 6 "cias aéreas" antes de encerrar seus dias em Iquitos no Perú em 1992 onde assim como o 707 da Skymaster (meu último post), sofreu um acidente durante o pouso e por lá ficou até virar sucata.
Na ocasião estava sendo operado pela Export Air com prefixo OB-1456:


Mais um triste fim de um grande guerreiro, mas que também carregou alegrias, levou esperanças, alimentou sonhos e escreveu sua história nos céus !
Hoje restam apenas lembranças e algumas maquetes esparramadas pelo mundo, incluindo uma aqui na minha casa.

Abraços e até breve !

Nenhum comentário:

Postar um comentário