sexta-feira, 12 de junho de 2015

12 de Junho - Retomando as Postagens

Bom dia amigos leitores do meu blog !

Putz, eu vou dizer uma coisa: O dia que eu conseguir prestar a banca da ANAC e passar, juro que vou tomar um porre daqueles.
Vou virar uma garrafa de Jack Daniel's no gargalo, rssssssss
Um conselho àqueles que sonham em ser piloto e ainda estão na casa dos 20 a 25 anos: Corram !
Quanto mais tarde vocês deixarem pra começar, pior será.
Eu não tenho plano algum de voar comercialmente, apenas desejo realizar um sonho de infância, mas mesmo assim está muito difícil.
Conciliar os inúmeros desafios da vida pessoal, compromissos profissionais e agenda de um modo geral com os estudos, é algo cruel.

Estou a quase 10 dias sem encostar nos livros, rsss mas tudo bem, hoje estamos retomando.
Antes tarde do que nunca.

Porém, antes de começar a revisão de hoje, eu gostaria de destacar a notícia já bastante propagada de que o consórcio liderado pelo Sr. David Neeleman (fundador da Jetblue e da Azul), venceu a concorrência do governo português para assumir a privatização da TAP.
Isso pode significar muitas oportunidades para AZUL / JETBLUE e TAP juntas...
Pode haver muitas oportunidades pra pilotos e tripulantes brasileiros futuramente creio eu.
Consigo visualizar alguns futuros hubs como Recife ou Salvador, Viracopos. Muito boa notícia mesmo.






























Bom, devido o tempo de inatividade, antes de dar continuidade, vamos rever alguns pontos importantes vistos até agora que devemos memorizar:

=> ATMOSFERA PADRÃO:
     * pressão: 1013,25 hPa ou 760mm de Mercúrio
     * temperatura: 15º C
     * densidade do ar: 1,225 kg/m
     * Nível do mar
     * 78% de Nitrogênio + 21% de Oxigênio + 1% de outros gases e vapor de água (AR SECO)

=> CAMADAS DA ATMOSFERA:
     * Troposfera
     * Tropopausa
     * Estratosfera
     * Ionosfera
     * Exosfera
     * Magnetosfera

=> RAZÃO ADIABÁTICA SECA:
     * a cada 100 m de altitude, a temperatura cai 1º C

=> RAZÃO ADIABÁTICA ÚMIDA:
     * a temperatura cai 0,6ºC a cada 100 metros

=> CÁLCULO DE ALTURA DE BASE DE NUVEM:
     * H = 125 (T-Td) onde H é altura, 125 é uma constante e T é temperatura no solo e Td a temperatura na base da nuvem (calculada através de razão adiabática seca).

=> AJUSTES DE ALTÍMETRO:
     * QNH: ajuste no solo, usado para pousos e decolagens. 
     * QNE: ajuste de pressão para voo em rota

=> AS 4 FORÇAS QUE ATUAM EM UMA AERONAVE:
     * Sustentação
     * Gravidade / Peso
     * Arrasto
     * Avanço / Tração

=> SUPERFÍCIES DE CONTROLE PRIMÁRIAS DE UM AVIÃO:
     * Ailerons
     * Leme de direção
     * Profundores

=> VENTO RELATIVO:
     * É o movimento do ar em relação a um corpo qualquer. Exemplo: um carro rodando a 100 km/h terá um vento relativo de mesma velocidade no sentido contrário ao seu deslocamento.

=> VENTO ABSOLUTO:
     * É o movimento do ar em relação à terra.

=> ESCOAMENTO PODE SER:
     * Laminar ou
     * Turbilhonado

=> VELOCÍMETRO DE AVIÃO USA:
     * Pressão estática
     * Pressão total

=> ELEMENTOS DE UMA ASA:
     * Raiz
     * Ponta
     * Bordo de ataque
     * Bordo de fuga
     * Intradorso (parte de baixo)
     * Extradorso (parte de cima)
     * Envergadura
     * Corda (linha reta que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga)

=> ÂNGULO DE INCIDÊNCIA:
     * Angulo formado entre a linha de corda e o eixo longitudinal do avião

=> RESULTANTE AERODINÂMICA:
     * Força que empurra a asa para cima e para trás

=> CENTRO DE PRESSÃO:
     * Ponto onde a resultante aerodinâmica está sendo aplicada

=> COEFICIENTE DE SUSTENTAÇÃO:
     * É um número que indica a capacidade de um aerofólio produzir sustentação.

=> ARRASTO PARASITA:
     * É aquele produzido em todas as partes do avião que não produzem sustentação.


TENDO REVISADO ESSES PONTOS ACIMA, VAMOS CONTINUAR:


MATÉRIA: AERODINÂMICA E TEORIA DE VOO

CAPÍTULO: GRUPOS MOTOPROPULSORES


I - GRUPO MOTOPROPULSOR:
É o conjunto dos componentes do avião que fornece a tração necessária ao voo. Os tipos mais usados de grupos motopropulsores são:

     * motor a pistão e hélice (Cessna 172)
     * motor turboélice e a respectiva hélice (ATR-72)
     * motor turbofan (Boeing 777)
     * motor turbojato (Boeing 707)

II - DEFINIÇÕES DE POTENCIA NOS MOTORES A PISTÃO:

     * Potência efetiva: É a potência medida no eixo da hélice. A potência efetiva é variável, desde a de marcha lenta até a máxima

     * Potência nominal: É a potência para qual o motor foi projetado e faz parte das especificações do motor.

     * Potência útil: É a potência de tração que a hélice fornece ao avião. É a potência disponível ou também chamada de potência de tração.


=> As pás da hélice são aerofólios rotativos que funcionam como pequenas asas produzindo forças aerodinâmicas que geram a tração da hélice.

=> O ângulo de ataque da pá é máximo num avião parado e diminui à medida que a velocidade aumenta.


III - PASSO DA HÉLICE:
Devido aos ângulos das pás, a hélice deveria teoricamente funcionar como um parafuso, avançando uma determinada distância as cada rotação completa. Essa distância imaginária, chama-se passo teórico. 
Todavia, como o ar não é um meio sólido, a distância realmente percorrida é menor e recebe o nome de passo efetivo ou avanço. A diferença entre o passo teórico e o efetivo que a hélice deixou de percorrer chama-se recuo.

















IV - TORÇÃO DA PÁ:
O aerofólio na ponta da pá descreve uma circunferência maior do que outro aerofólio próximo à raiz.
Por outro lado, a pá inteira deve avançar  na direção do voo, junto com o avião, ou seja, o passo deve ser igual desde a raiz até a ponta. Isso só é possível se o ângulo de torção da pá, próximo à raiz, for maior do que na ponta, como vemos na figura a seguir:






















V - HÉLICE DE PASSO FIXO:
Este tipo de hélice não permite alteração do seu passo e por isso só apresenta eficiência máxima numa determinada RPM e velocidade de voo para a qual foi construída.


















VI - HÉLICE DE PASSO AJUSTÁVEL:
É aquela cujo passo pode ser modificado no solo, com o uso de ferramentas apropriadas. esta hélice só funciona bem na RPM e velocidade de voo para as quais foi ajustada.

















VII - HÉLICE DE PASSO CONTROLÁVEL:
É aquela cujo passo pode ser modificado durante o voo.
Essa hélice funciona bem em qualquer condição de voo. O passo pode ser modificado por meio de:

* comando manual - o piloto executa o controle do passo.
* contrapesos - o passo é automaticamente ajustado por contrapesos que funcionam sob ação centrífuga.
* governador - o passo é controlado automaticamente por um mecanismo elétrico ou hidráulico denominado governador.


VIII - EFEITO DE TORQUE - É a tendência de o avião girar (rolar) no sentido contrário ao da rotação da hélice. É uma consequência da Lei da Ação e Reação.












IX - EFEITO DE ESTEIRA
É a tendência de o avião guinar devido à ação da esteira da hélice sobre a deriva e o leme.




















X - EFEITO GIROSCÓPICO
É uma reação da hélice, que desvia o avião na direção perpendicular à que o eixo da hélice for desviado.
Por exemplo numa cabrada, o piloto desvia o nariz do avião na direção vertical para cima e o efeito giroscópico simultaneamente desviará o avião na direção horizontal para a direita.








XII - CARGA ASSIMÉTRICA OU FATOR "P"
O fator "P" é um fenômeno aerodinâmico em que a tração da hélice torna-se assimétrica como no exemplo abaixo.


















,

O avião sofre uma guinada, que o piloto deve corrigir com os pedais.
A assimetria é causada pelo desalinhamento entre o eixo da hélice e o vento relativo frontal, como mostra a figura abaixo:












Por hoje é só !
Continuamos amanhã.

abraços

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