quarta-feira, 16 de março de 2016

Minha Lista dos Aviões Comerciais Mais Importantes da História

Olá pessoal, espero que estejam todos bem !

Confesso que fiquei pensando no meu último post e resolvi fazer a MINHA LISTA de aviões mais importantes da história.
No meu ponto de vista, para entrar nessa lista a aeronave tem que ter algum significado de revolução, de introdução de novas tecnologias, tem que ter mudado ou introduzido algo novo na indústria aeronáutica !

Não vou fazer a lista por ordem de importância pois isso é muito subjetivo e desperta muita discussão... portanto a lista será por ORDEM ALFABÉTICA !

Começo com o Airbus A300

1º voo: 28 de Outubro de 1972
Porque está na lista ? Porque não foi apenas o 1º avião da Airbus como também foi o primeiro widebody de 2 motores apenas, algo que viria a se tornar comum ao longo dos anos e hoje é um padrão mundial ! Na época havia o pensamento de que quanto mais motores um avião grande tinha, mais seguro ele era. O A300 veio para quebrar esse paradigma.


Mais uma máquina da Airbus merece entrar na minha lista, o Airbus A320


1º voo: 22 de Fevereiro de 1987
Porque está na lista ? Porque foi o primeiro avião comercial a adotar o conceito "fly by wire" e também o primeiro a adotar sidestick (joystick) em vez do tradicional manche.

O próximo da minha lista alfabética é o Airbus A380


1º voo: 27 de Abril de 2005
Porque está na lista ? Porque quebrou o reinado do B747 como maior aeronave de passageiros no mundo que já durava quase 40 anos e também por toda a tecnologia e maravilhas da engenharia que foram aplicadas nesse avião. O desenvolvimento de suas asas, para que suportasse o peso dos motores gigantescos e o peso da própria asa, foi algo que "gastou os neurônios" de muitos engenheiros e terabits de informação. É uma maravilha da engenharia aeronáutica moderna.



Outro que foi um grande marco na história da aviação é o Boeing 307


1º voo: 08 de Julho de 1940
Porque está na lista ? Porque foi o primeiro avião com cabine pressurizada na história, simples assim ! rsssss


Seguimos com a lista e agora trago o Boeing 707


1º voo: 20 de Dezembro de 1957
Porque está na lista ? Porque foi o primeiro avião à jato da Boeing e o primeiro jato comercial de sucesso no mundo. Antes dele existiram o Comet, Caravelle e o russo Tupolev 104, mas nenhum chegou aos pés do 707. Pouco venderam (por motivos diversos) mas o 707 vendeu como latinha de cerveja na praia no verão.... Fincou a bandeira do jato definitivamente.



Sigo a lista com o meu preferido, o "rei" Boeing 747:


1º voo: 09 de Fevereiro de 1969
Porque está na lista ? Fazendo uma analogia hipotética, sabemos que o maior edifício do mundo hoje tem aproximadamente 1000 metros de altura. Imagine se alguém construir um de 3000 metros de altura ? Foi mais ou menos o que aconteceu em 1969 quando a Boeing lançou o 747 que era umas 3 ou 4 vezes maior que o 707 em capacidade de carga. Era literalmente algo de fazer "cair o queixo" e demorou quase 40 anos para alguém construir algo maior.
Abaixo foto comparativa:


Sem falar que é umas das aeronaves de maior sucesso de vendas na história da aviação.... Permanece sendo o mais imponente e simpático de todos na minha opinião !



O próxima da lista é o Boeing 737


1º voo: 09 de Abril de 1967
Porque está na lista ? Simplesmente porque é o "DC-3" da era jato com quase 9000 unidades construídas e sem sombra de dúvida um dos maiores sucessos de vendas da história da aviação. Hoje ele perde em vendas para a família A320, mas no total histórico ele é bem maior em vendas (mais de 2000 unidades do que o concorrente europeu).
Difícil encontrar alguém que já tenha voado de avião e nunca voou num 737, seja ele dos antigos modelos 100-200-300... até o novíssimo MAX.


O próximo é o Boeing 787

1º voo: 15 de Dezembro de 2009
Porque está na lista ? Vocês verão abaixo na lista que falo sobre o Junkers F13 que foi o primeiro avião inteiramente metálico da história e o B787 veio 90 anos depois mudar isso mais uma vez. O 787 é o primeiro avião feito de materiais compostos, algo de mais moderno, mais avançado na indústria hoje em dia. Aeronaves construídas dessa maneira serão o padrão a partir de agora.




Aqui destaco um outro avião muito importante na história da aviação que influenciou até os mais modernos aviões que existem hoje: De Havilland "Comet"

1º voo: 27 de Julho de 1949
Porque está na lista ? Para os mais novos que gostam de aviação mas ainda não conhecem muito de sua história, esse avião foi o primeiro avião comercial à jato da história. Isso por si só já garantiria ele na lista dos mais importantes, mas um outro detalhe, que aliás custou muitas vidas, contribui para uma outra revolução na história da aviação.  Notem na foto acima que as primeiras versões tinham as janelinhas "quadradas" e isso foi algo que causou a queda / explosão de 3 Comets. Após muita investigação descobriu-se que quando se pressurizava o avião, o metal sofria grande stress no cantinho das janelas quadradas e isso com o tempo ia criando rachaduras microscópicas que uma hora acabam causando o rompimento da fuselagem em voo. Nunca mais na história foi construído avião à jato e/ou pressurizado com janelas quadradas.


Seguindo em frente eu relato o Douglas DC-3


1º voo: 17 de Dezembro de 1935
Porque está na lista ? Ele dispensa comentários e apresentações, mas podemos dizer que foi o maior nome da história da aviação comercial. Foi também o mais vendido na história com mais de 16000 unidades construídas.
É bem verdade que foi inicialmente desenvolvido para uso na Segunda Guerra e muitos foram aproveitados por cias aéreas ao término do grande conflito, mas mesmo assim foi o de maior sucesso dada sua simplicidade, confiabilidade e baixo custo operacional. Foi com ele que finalmente as cias aéreas começaram a "fazer dinheiro".



O próximo representou um salto gigantesco no desenvolvimento da indústria aeronáutica por causa de sua velocidade, falamos do CONCORDE
1º voo: 02 de Março de 1969
Porque está na lista ? 1969 foi um ano maravilhoso pra indústria aerospacial. Tivemos o lançamento do B747, do Concorde e do pouso do homem na Lua !
O Concorde foi praticamente o único avião comercial a voar em velocidade supersônica no mundo. O russo Tupolev 144 foi uma cópia porém não obteve sucesso comercial e teve pouquíssimos construídos. Já o Concorde operou com sucesso nas cores da British Airways e da Air France até 2003 quando foi aposentado por ruído, consumo de combustível e preocupação com segurança devido ao acidente com o voo 4590 em Paris no ano 2000. O curioso é que no quesito velocidade, a aviação andou para trás. Com a aposentadoria do Concorde que voava a Mach 2, voltamos a voar subsônico. Considero isso uma vergonha para a engenharia aeronáutica... Estamos em 2016 e ninguém conseguiu criar algo melhor que uma máquina criada nos anos 60 !



Todos que se aventuram a fazer uma lista como essa, "temperam" de acordo com seu gosto. Se a lista for feita por americano, sabemos que 99% será de aeronaves americanas, assim como se for feita por europeu.....
Eu procurei ser o mais isento possível, usando critérios citados no início do post, mas o próximo avião é um tempeiro "brasileiro".
Vou falar do Embraer EMB-110 "Bandeirante"


1º voo: 26 de Outubro de 1968
Porque está na lista ? Porque foi o primeiro avião comercial da Embraer e se não fosse o sucesso dele, hoje a Embraer provavelmente não seria a 3ª maior fabricante de aviões do mundo. Um orgulho para nós brasileiros.



Novamente voltamos no tempo... Falo do Junkers F13


1º voo: 25 de Junho de 1919
Porque está na lista ? De construção alemã, esse foi o primeiro avião "inteiramente metálico" do mundo. Até então existiam aeronaves de madeira ou madeira com metal. Representou uma revolução que só foi quebrada recentemente pelo B787 como detalhado acima. Nessa foto, um F13 da Varig em Porto Alegre na década de 1930.



Destaco também o Martin M-130


1º voo: 30 de Dezembro de 1934
Porque está na lista ? Foi a primeira aeronave comercial a fazer um voo Transpacífico em novembro de 1935. Pela primeira vez era possível ir até o extremo oriente sem ter que passar por infindáveis "pinga-pinga" via Europa e Ásia.



Não se trata de avião comercial nem militar, mas sim de um experimental... Porém ele representou algo nunca feito antes. Eu era criança quando vi o "feito" desse avião na extinta revista Manchete, o Rutan Voyager


1º voo: 22 de Junho de 1984
Porque está na lista ? Foi a primeira aeronave a dar uma volta ao mundo sem reabastecimento. O voo durou 9 dias, 3 minutos e 44 segundos.



Mais um que merece entrar na lista é o Ryan NYP


1º voo: 28 de Abril de 1927
Porque está na lista ? Porque foi a primeira aeronave a fazer um voo transatlântico (20-21 de Maio de 1927 sob o comando de Charles Lindbergh entre New York e Paris).


Fecho a lista com aquele que talvez seja o mais importante de todos: 14-Bis


1º voo: 23 de Outubro de 1906
Porque está na lista ? Simplesmente porque foi o primeiro AVIÃO da história, ou seja, decolou com forças próprias e era manobrável em voo.


Gostaria também de mencionar espaço para a primeira aeronave desenvolvida em computador. Porém isso é uma grande discussão até hoje. Uns dizem que foi o B777, outros dizem que foi o A340. Por conta disso não vou dizer que foi esse ou aquele, apenas uma breve menção a essas duas belas máquinas.

Espero que tenham gostado de mais esse post.

Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário