quinta-feira, 3 de março de 2016

Avião da Semana # 43

Boa tarde galera !

Espero que estejam todos bem...
Hoje dando sequência à série "avião da semana", segue mais uma peça da minha coleção de miniaturas de ferro.

É um avião muito especial que me faz voltar a exatamente 30 anos atrás, no ano de 1986 quando eu tinha 10-11 anos de idade.
Naquela época Viracopos estava quase que "abandonado" com a migração praticamente total dos voos para GRU, mas alguns poucos voos domésticos e principalmente cargueiros ainda permaneciam operando em VCP.
Devido a grande pista de 3240 metros e à ociosidade do aeroporto, a Varig que na época estava introduzindo na sua frota a aeronave que vou falar hoje, usava Viracopos para treinamento de pilotos e me lembro como se fosse hoje dessa aeronave fazendo "touch and go" quase o dia inteiro e passando baixinho quase em cima de minha casa.
Eu adorava subir no muro de minha casa e ficar acompanhando o toque na pista 33 de VCP e a consequente decolagem. Ô tempo bão, kkkkkk

Vou falar do:

B747-300 (escala 1/400):




Era um verdadeiro monstro.... Aquele "cocoruto" estendido em relação ao 747-100/200 era muito interessante.
Alguns anos mais tarde surgiu o 400 que externamente se diferenciava do 300 pela adoção de winglets.

O avião da minha coleção, é o de prefixo PP-VNI que na vida real saiu de fábrica junto com o PP-VNH em Dezembro de 1985 conforme foto abaixo tirada na cerimônia de entrega dos dois:

O que deu dessa aeronave é desconhecido. tentei pesquisar na internet mas sem sucesso.
Sei que até 2010 ele ainda estava voando como cargueiro e pertencia a uma empresa de Israel.
Creio que muito provavelmente já foi para scrapyard.
Abaixo algumas fotos desse bitelo:



Quem viu meu post da semana passada vai se lembrar da próxima foto. O PP-VNI foi a aeronave escolhida pela RG para vestir a pintura especial comemorativa à criação da STAR ALLIANCE:

E aqui a última pintura dele com a Varig:

Como diz nosso amigo comentarista esportivo: Um baita avião ! rssssss
Para quem que saber como era a "voz" desse moleque, segue aqui um vídeo dele decolando de Los Angeles em 1998. A qualidade do vídeo não é muito boa, mas vale a experiência.


Abaixo mais um vídeo dele decolando de Porto Alegre em 1988:



Espero que tenham gostado desse post onde falo de mais um avião da minha coleção.
Abraços e até mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário