terça-feira, 15 de março de 2016

11.000 acessos e continua ...

Bom dia a todos os amigos !

Hoje anuncio que atingimos e passamos a marca de 11.000 acessos no blog ! É de fato uma grata surpresa, jamais imaginava um dia ter tantos acessos.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de dividir com vocês algo que me deixa cheio de perguntas:
Recentemente eu estive visitando o site da POPULAR MECHANICS, uma revista super bem conceituada e o que me chamou a atenção foi uma matéria intitulada  "The 30 most important airplanes of all time" (Os 30 aviões mais importantes de todos os tempos).

Vai quebrar a cara quem pensa que o 14-Bis do Santos Dumont está nessa lista...
Aliás, eu vou procurar pesquisar mais em sites europeus de história para entender porque que o 14-Bis raramente é lembrado pela imprensa internacional.
Apenas motivos ufanistas, nacionalistas não responde essa pergunta. Deve existir algo mais...não é possível. Afinal de contas não são só os americanos que ignoram Santos Dumont...
De fato temos de "dar o braço a torcer" e reconhecer que a máquina dos irmãos Wright voou um pouco antes, porém aquilo conceitualmente não passava de um planador.
Já o 14-Bis se elevou aos céus por conta própria e também era manobrável, mas acho que Santos Dumont tinha muitos inimigos ou não gozava de prestigio algum pois apenas nós brasileiros o reconhecemos como "pai da aviação".
Quanto à lista da P.M., é óbvio que foi feita do ponto de vista americano e por conta disso acabaram ignorando aeronaves importantíssimas na história da aviação como o Concorde que foi o primeiro e praticamente único supersônico comercial, o Comet que foi o primeiro jato comercial do mundo e também não concordo em misturar aeronaves civis com militares como eles fizeram... Enfim a lista tem alguma validade e repito, nenhuma menção sequer ao 14 Bis !
Triste !



Até mais colegas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário