quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como estudar para banca da ANAC ?

Olá amigos, boa tarde a todos !

Fazendo uma análise das estatísticas do meu blog, pude notar que muita gente chega ao Clipper440 através de buscas no Google por palavras chave ligadas ao estudo para PP.

Vou aqui então baseado na minha experiência própria dividir algumas dicas de como se preparar e ser aprovado no exame de capacitação teórica para piloto privado na ANAC;

Bom, começo com uma má notícia, rsssss
A partir de 21 de Setembro passado, não é mais possível prestar a banca da ANAC sem estar matriculado numa escola de aviação.
Esse foi um dos motivos que eu estava super pilhado até um mês atrás antes de prestar a banca, pois deixei para última hora e era passar ou então ter que procurar uma escola...

1) Então, a primeira coisa a se fazer é procurar uma escola de aviação mais próxima da sua casa ou cidade.
Aqui em Campinas um curso teórico de PPA (piloto privado de avião) ou PPH (piloto privado de helicóptero) está saindo por volta de R$ 2.100,00 (em outubro de 2015), podendo ser parcelado inclusive, de acordo com a escola.

2) Se você não tiver como estudar de maneira complementar fora da escola (seja em casa nos fins de semana, ou no trabalho/escola), posso adiantar que será muuuito difícil você ser aprovado na banca.
O motivo é simples: O conteúdo a se estudar é muito extenso. Não são assuntos difíceis, complexos, mas requerem uma boa capacidade de memorização, de retenção de conteúdo, afinal de contas são 5 matérias todas elas cheias de pormenores.
Diferente da escola ou da faculdade onde existe a "semana de provas" onde cada dia você faz 1 ou 2 provas, na banca da ANAC é tudo num dia só !

:-(

Os livros mais comuns disponíveis no mercado são esses 5 abaixo:



Livros de autores como Jorge Homa, Titus Roos, Manoel Agostinho Monteiro, João Baptista Sonnemaker são os maios usados e geralmente, quando você se matricula em uma escola, o material didático estará incluso no custo do curso.

É imprescindível fazer muitos exercícios para fixação do conteúdo e também aprender com as inúmeras "pegadinhas" que podem te trair legal na banca da ANAC.

3) Quando você estiver já no final do curso (último mês), sugiro fortemente, pra não dizer que é quase que obrigatório, adquirir o app para smartphone (ou PC) PPAV da "PILOTO BRASIL" de exercícios de simulação da banca a um custo de aproximadamente R$ 40,00
O site deles é o http://loja.pilotobrasil.com.br/

Vou dizer uma coisa: Há diversas questões que caem na banca que são exatamente iguais àquelas encontradas no simulado da PILOTO BRASIL, sem tirar ou acrescentar uma vírgula.

Assim que você começar a fazer os simulados, vá acompanhando a evolução de sua pontuação. Quando você estiver sempre pontuando acima de 80 pontos, já pode marcar a data da banca.

4) Outra coisa muito importante a ser feita em paralelo com os simulados, é a elaboração de RESUMOS.

Elabore 5 deles, um para cada matéria, escrito à mão mesmo e sempre antes de fazer um simulado, leia esse seu resumo inteiro da matéria respectiva. Evite misturar mais do que uma matéria por dia para evitar confusões na cabeça,.
Eu garanto, isso funciona muito.

5) Sempre ao terminar um simulado, o software te dá sua pontuação e gabarito.
Anote as perguntas e respostas que você "chutou" ou errou e busque a explicação delas no livro para não errar mais.
Não esqueça de colocar no "resumo".

Feito isso amigos, a chance de sucesso é grande !

Quanto à banca da ANAC, para quem nunca fez e deseja saber como é:

É feita numa sala com cabines semelhantes à de atendimento de telemarketing conforme imagem abaixo:



Quando você entra na sala, já existe uma máquina/computador destinado à você.
É proibido entrar com alguma coisa nas mãos e / ou bolsos que não seja uma calculadora, computador de voo, caneta (que seja possível enxergar a carga), lápis e borracha.
Celular, certifique-se de desligar e tirar a bateria, rsssss pois se um alarme tocar, você toma zero na hora !
O tempo disponível para cada matéria é de 30 minutos, porém você pode alternar de questão, de matéria e obviamente se for capaz, pode fazer a prova inteira em 30-40 minutos, porém não há motivo para pressa, faça a prova com calma, reveja as questões respeondidas antes de "fechar a matéria"...

Outra coisa:
No dia 14 de agosto quando eu prestei pela primeira vez, de 5 matérias eu fui aprovado em 4.
Dessas 4 que fui aprovado, minha menor pontuação foi 20/17. Considero que fui bem num âmbito geral.
No dia 15 de Setembro quando eu prestei a 2a época de REGULAMENTOS que foi a matéria que eu bombei um mês antes, dessa vez fui aprovado com pontuação 20/18.

Nenhuma dessas datas eu levei computador de voo, aliás pra dizer a verdade, eu nem tenho e nunca comprei isso.
Portanto é algo totalmente dispensável, a não ser que você for familiar com a operação desse dispositivo.


Caso contrário, saiba que isso vai acabar no fundo de uma gaveta virando lixo um dia. Mas repito, se você aprendeu a fazer cálculos com ele, não deixe de levar na prova obviamente.

Espero ter contribuído para esclarecer eventuais dúvidas.

Última coisa:

Confie no "seu taco".
Aviação no Brasil, é semelhante a automobilismo.
Já fui piloto de kart e no automobilismo todo mundo é "Ayrton Senna", todo mundo é "Schumacher".... e na aviação todo mundo é "Top Gun".
Vou lhes dizer algo:
Pegue um comandante com 20-30 anos de experiência por exemplo e veja se o cara fica falando pelos cotovelos que ele sabe isso, sabe aquilo....
Muito pelo contrário. Bons pilotos falam pouco, são focados, obedecem procedimentos, são disciplinados.
Quem muito fala, é porque precisa compensar falta de outra coisa...
Portanto, mais uma vez, não dê ouvidos a baboseiras, se prepare e confie em você mesmo !

PARA SABER COMO É O EXAME DE CMA (CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO), CLIQUE NO LINK ABAIXO DO MEU POST DE 01/11/2016:

http://clipper440.blogspot.com.br/2016/11/consegui-fui-aprovado-no-exame-para.html

grande abraço !

Um comentário:

  1. estou com 52 anos, saude relativamente estável, tenho convicção que passarei no teórico, mas tenho receio do exame de saude, o que mais reprova no exame de saude? tenho amigos pilotos que dizem que o terror é o psicologo, isso é verdade?

    ResponderExcluir