terça-feira, 20 de outubro de 2015

Homenagem aos leitores russos

Olá amigos,

Em homenagem ao grande tráfego de leitores russos no meu blog (creio que usam tradutor online), aqui vai um post especial com informações dos aeroportos de Moscou e do SSJ-100:

Antes de mais nada, para quem não sabe, Moscou é atendida por 3 grandes aeroportos:

Sheremetyevo (ao norte), Domodedovo (ao sul) e Vnukovo (a oeste) da cidade conforme mapa abaixo:


Vamos dar uma olhadinha rápida em cada um deles:

Sheremetyevo é o mais famoso para nós aqui, porém não é o mais movimentado.
O maior aeroporto da Rússia em quantidade de passageiros é o Domodedovo por onde passaram 33 milhões de passageiros em 2014, um pouco menos que o de Guarulhos que é o maior do Brasil com 39 milhões em 2014.
Recentemente, em maio desse ano ele teve inaugurado um novo terminal para atender voos internacionais. Segue abaixo fotos:




Aproveitando a oportunidade, nota-se que a arquitetura é suntuosa, coisa linda, de botar respeito.
Aqui no Brasil nos últimos anos temos visto grande reformas e ampliações em nossos principais aeroportos, mas nenhum deles tem um projeto arquitetônico como se vê no exterior.

O segundo maior aeroporto da Rússia, é o Sheremetyevo o qual viu passar por suas instalações em 2014, 31,5 milhões de passageiros.

Abaixo temos uma concepção artística do projeto de ampliação do aeroporto:


Esse terminal "D" em primeiro plano, foi inaugurado em 2009 e de fato é lindo conforme fotos abaixo:





Por fim, temos o aeroporto de Vnukovo que no ano passado embarcaram e desembarcaram 12 milhões de passageiros.
Assim como os outros dois irmãos maiores, Vnukovo também passou por reformas e ampliação que o deixaram com um terminal moderno, amplo e também muito bonito.
Abaixo, foto do aeroporto (vista aérea):



Nessa foto abaixo, quando o novo terminal estava sendo construído e o antigo já havia sido demolido;


Abaixo fotos externas e internas do novo terminal:




Se nós pegarmos esses 3 aeroportos juntos, veremos que por eles passaram mais de 77 milhões de passageiros.
Se compararmos com São Paulo, veremos que GRU, CGO e VCP juntos, tiveram um movimento de 68 milhões de passageiros.
Como podem ver, mesmo Moscou sendo quase do mesmo tamanho que São Paulo, ela conseguiu transportar quase 10 milhões a mais de passageiros que a sua co-irmã brasileira.
Como eu sempre digo... A aviação brasileira ainda tem que comer muito arroz com feijão.
Tem potencial para ser muito maior, mas os constantes abalos na economia do país (na media um por década), acabam por quebrar planos de expansão.

Mas voltando a falar da Rússia, eu também gostaria de destacar o belo avião que eles lançaram a poucos anos atrás, o Sukhoi Super Jet 100 (SSJ-100):


Trata-se de um jato de aviação regional com capacidade para até 95 assentos.
É um concorrente para o nosso Embraer 170...
Se a Sukhoi conseguir resolver os crônicos problemas que afetam fabricantes russos como pós vendas, peças de reposição e assistência técnica, creio que pode vir a ser uma aeronave de grande sucesso mundial.

Aos camaradas russos que tem lido meu blog, спасибо !

Nenhum comentário:

Postar um comentário