terça-feira, 29 de setembro de 2015

Aeroportos de São Paulo

Olá amigos,

Recentemente alguém me questionou sobre o que eu achava da viabilidade de grandes aeroportos na região de São Paulo, se existia demanda para isso.
Eu digo que sim, e digo mais; Nos próximos 20 anos, "se" o nosso país tomar jeito, vergonha na cara e resolver voltar a crescer, precisaremos de muito mais do que isso.

É lógico que por outro lado não podemos sair construindo aeroportos "a esmo".
Primeiro que não há recursos para isso e também mesmo que houvessem recursos, há de se tomar cuidado para não se criar mais "elefantes brancos" como foi feito com estádios para a Copa do Mundo.

Mas para atiçar os motores, vamos a umas comparações tentadoras, rsssss:

Vamos comparar São Paulo com New York por exemplo:

Ambas são as duas maiores cidades de seus respectivos países. Ambas formam megalópoles conurbadas e são centros financeiros (um regional e o outro mundial), centros empresariais e com alta renda per capta, porém cada uma dentro de suas realidades...
População metropolitana supera facilmente a casa de 20 milhões de pessoas em cada uma.

New York dispõe de pelo menos 7 aeroportos destacáveis numa distância de até 100 km conforme mapa abaixo:


Os três maiores de NY, tem muito a ver com o que temos em SP:

Por exemplo:

"guardadas as devidas proporções, realidades e particularidades obviamente":

JFK comparável à Guarulhos
Newark comparável à Viracopos
La Guardia comparável à Congonhas (doméstico de tráfego super pesado)

Nosso mapa é algo assim:


Observação: São Roque encontra-se em construção.

Eu ainda sugiro investimentos em Sorocaba que também é um grande centro industrial e tem um aeroporto com uma estrutura razoável e no Guarujá/Santos para atender a demanda do litoral.
Jundiaí faria o papel de "Teterboro" atendendo principalmente aviação executiva e geral.

Quanto ao Campo de Marte, já ouvi rumores de que pode ser fechado... Não acho isso algo muito prudente pois ele ajuda desafogar o tráfego de aviação executiva e geral da capital que não tem como pousar em Congonhas. Sem falar na localização super privilegiada, é claro !
São Roque e Jundiaí seriam opções para Marte, porém beeeem mais distantes obviamente.

Um grande ponto de interrogação eu colocaria em São José dos Campos (que na comparação com NY podia fazer as vezes de Islip / Long Island).
Todos sabemos do potencial da região do Vale do Paraíba, mas as últimas investidas de companhias aéreas lá resultaram em fracasso.
Pra piorar, o momento atual também é totalmente desfavorável, mas como eu disse no início, uma hora essa fase ruim vai passar e o crescimento voltará...

Uma outra cidade no Brasil que eu creio que mereça mais investimentos na infraestrutura aeroportuária é o Rio de Janeiro.

O Rio nós poderíamos comparar com Los Angeles que é servida por uns 6-7 aeroportos de destaque liderados pelo gigante LAX conforme mapa abaixo:



Já no Rio, temos apenas 2 ou 3 apenas se considerarmos Jacarepaguá...


Por mais que se invista no Galeão, creio que destinar uma área da Base Aérea de Santa Cruz para voos comerciais/civis seria importantíssimo, aliviando um pouco o Santos Dumont e o próprio Galeão, sem falar que contribuiria ainda mais para o desenvolvimento da região de Sepetiba, Itaguaí, Sta Cruz, Campo Grande, Guaratiba, etc.


Enfim, tudo isso é sonho hoje, mas quem sabe ? Seria bom para todos... geraria empregos, desenvolvimento, melhoria absurda da nossa malha aeroviária... mas vamos manter a fé e a esperança, rsssss

É lógico, todos somos cientes da diferença econômica entre os EUA e nós, mas mesmo assim creio que entendem as comparações acima.

Aos amigos que me perguntaram, aí está minha singela opinião/comentários a respeito desse assunto.

:-)


abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário