quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hidroaviões

Olá amigos, tudo bem com vocês ?
Espero que sim...

Tinha em mente marcar meu CMA essa semana, mas aos quase 40 anos de idade meus dentes do siso resolveram dar trabalho...



Inclusive passei ontem por uma cirurgia para extração dos 4 dentes, portanto antes de 20-30 dias não terei como fazer o CMA pois a questão odontológica é algo que pega muito na avaliação médica.
Só vai atrasar meu sonho de começar a voar... mas paciência... daqui uns 40-50 dias aproximadamente espero estar fazendo meus primeiros voos.

Galera, eu vou dizer uma coisa pra vocês, sempre fui apaixonado por hidroaviões.
Talvez por conhecer a história da Pan Am (minha companhia aérea favorita apesar de não existir mais), que foi repleta desse tipo de aeronave, eu sempre despertei desejos de um dia voar em um...Porém um sonho difícil de se realizar pelo menos aqui no Brasil.
Após o final da II Guerra, com a grande disponibilidade de pistas abertas em terra firme em todo lugar, o interesse por esse tipo de operação despencou e hoje é quase inexistente.
No Brasil, salvo alguns na região amazônica ou ultraleves (Paturi e Seamax), praticamente não temos hidroaviões.
Lá fora, sobrevive muito forte em lugares remotos como Alaska, British Columbia e outras regiões de geografia similar ou onde exista mais água que terra, rssss

Abaixo fotos históricas de alguns hidros da PAA:






Acima respectivamente temos 2 Boeing 314 e 2 Sikorsky 42
Nas fotos a seguir, temos o "hidroporto" da Pan Am nos anos 30 e 40 "Dinner Key" que hoje é a prefeitura de Miami e que na época era o principal "aeroporto de Miami".




Dinner Key (Miami City Hall) hoje:



No Brasil, a Varig nasceu com um hidroavião Dornier Wal batizado de "Atlântico"conforme foto abaixo:



Outra operadora de hidros no Brasil foi a Pan Air, que operou diversos modelos provenientes de sua "mãe" Pan Am e o modelo que mais marcou foi o "Consolidated PBY Catalina":



Para matar a vontade, o desejo de voar num desses, é mais fácil sair do Brasil ou apelar para o Flight Simulator !

No mundo real, algumas regiões do mundo a aviação aquática é explorada com mais frequência e eu destaco dentre essas regiões aquela localizado no mapa abaixo: Regiões de lagos e região litorânea que vai do estado de Washington, passando pela British Columbia, Alaska, Yukon, etc...na América do Norte.



Nessa região imensa, se destaca a Harbour Air, uma cia aérea com hub operacional principal em Vancouver, BC, Canada - especializada em voos charter, voos panorâmicos e de ligação de destinos turísticos na Columbia Britânica desde 1982 que opera uma frota quase que inteira composta de hidros.

Abaixo o mapa de rotas deles:



Em Vancouver mesmo, eles tem dois pontos de embarque/desembarque:
Nas adjacências do aeroporto internacional e no centro da cidade, no porto.

Entre os diversos modelos que eles operam, eu destaco os 9 DHC-2 "Beaver", aeronave clássica de motor radial a pistão com um som maravilhoso, grave bem estilo "segunda guerra" rssssss





Inclusive abaixo segue dois vídeos que mostram de maneira bem legal como funciona a operação deles em Vancouver:





E vejam que legal:

Um dos terminais, está localizado adjacente ao Aeroporto Internacional de Vancouver conforme imagem abaixo:



Fazendo um paralelo com o Brasil, fiquei imaginando como que nenhum empreendedor ainda não pensou em algo semelhante por aqui ?
Pensem em algo parecido em Florianópolis por exemplo. "hidros" levando turistas da Ilha (de algum lugar próximo ao aeroporto) e/ou à ponte Hercílio Luz para Balneário Camboriú, Porto Belo, Piçarras, Jurerê Int'l, etc... pelo menos no verão seria sucesso com certeza !



Floripa é uma sugestão, mas quantos outros lugares do Brasil também não seria legal algo desse tipo?
Rio, Salvador, Recife, etc ...
Imaginem hidros partindo do Santos Dumont para Angra, Buzios, Cabo Frio, Mangaratiba, Paraty, etc... seria show de bola.

Levando isso tudo para a simulação de voo, alguns anos atrás adquiri o belíssimo pacote da Aerosoft "DHC-2 Beaver".
Aconselho muito a terem esse avião. No pacote tem as versões aquática, anfíbia, terrestre (trem convencional) e ski (para neve).

Abaixo alguns "screenshots" do pacote "add-on" da Aerosoft:









Assim que voltar da minha "VOLTA AO MUNDO" rumarei para Vancouver pra poder voar um desses...

Me lembro de ter lido uma vez em algum lugar que a operação desses aviões enquanto na água, não é das mais fáceis....
É muito fácil "pilonar" (capotar) na hora do pouso devido o grande atrito/resistência da água.
Diferente de operação em terra, ao se pousar na água não pode "tirar o motor de tudo". Após o toque deve se tirar o resto de potencia aplicada de maneira devagar ou então poderá capotar sua aeronave.
Isso sem falar em inúmeras outras particularidades.
Inclusive, assim como existe o certificado de voo IFR, também existe para operação desse tipo de aeronave, pois é necessário treinamento específico.

Pra finalizar, um vídeo daquele que creio eu ser o único hidro-avião a jato no mundo, o russo Beriev BE-200, muito utilizado no combate a incêndios:



Abraços e até mais.

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