quinta-feira, 12 de março de 2015

Simulação de Vôo (Flight Simulator) em 2015 - parte II

Amigos amantes da aviação / simulação de vôo, continuo hoje falando das opções de simulador de vôo para PC.
Como eu disse, após o FSX, ficamos meio que perdidos pois o Flight Simulator da Microsoft era o padrão referência do mercado e do dia para a noite a empresa de Seattle "nos largou na poeira", abandonou fãs usuários do software amado por uns, odiados por outros mas que era líder de mercado disparado e fechou a franquia.

No post anterior eu falei que a Lockheed comprou os direitos junto à Microsoft e deu sequencia no desenvolvimento no FSX rebatizado de PREPAR3D que aliás está na 11ª atualização (versão 2.5) lançada em fevereiro de 2015.

Porém os tempos são outros. Não estamos mais na década de 1990 e década de 2000.
Me lembro de quando surgiu o simulador da Laminar Research chamado de X-Plane.
Valia a pena pelo esforço, mas não tinha nem como comparar com o FS.
Acontece que o tempo passou e o X-Plane amadureceu e em termos de gráfico eu arrisco a dizer que hoje é melhor que o PREPAR3D (evolução do FSX).





















Ressalto que essa é minha opinião, modesta e baseada naquilo que pude ver no youtube e no site das 2 empresas.

O correto seria eu instalar ambos em máquinas com configurações idênticas para fazer um teste justo. Não tenho tempo, grana e disponibilidade para isso. Talvez alguma publicação profissional da área já tenha feito esse comparativo.

Mas enfim, o que eu quero chamar a atenção é que a uns 5 ou 10 anos atrás eu jamais trocaria o Flight Simulator por X-Plane, porém hoje me "parece" que ele evoluiu a ponto de deixar o PREPAR3D para trás.

Só que ambos softwares tem pontos fortes e fracos.

O que eu acho relevante destacar também, é quanto à instalação de cenários ADD-ONS.
Devido o PREPAR3D ser uma evolução do FSX, ele aceita a imensa maioria de cenários, aviões, sons, etc... desenvolvidos para seu "pai" FSX.
Já o X-Plane, ele tem uma biblioteca de arquivos add-ons infinitamente inferior ao P3D.
Sei que o Flightsim.com (ao lado do AVSIM.COM o maior site relacionado a flight sim no mundo), questão de uns 2 anos atrás, vendo os acessos  e downloads cair semana após semana, mês a mês e começar a perder receita com anúncios no seu site, resolveu dar grandes incentivos a desenvolvedores de cenários para X-Plane para que o software se popularizasse e a comunidade de simulação de vôo voltasse a "acender o motor".
Claramente apostaram e apostam no X-Plane. Isso por si só já é um bom sinal da capacidade do X-Plane. Se o Flightsim.com acha que é bom, é melhor acreditar, rsssss.




















Todavia desconheço os resultados disso (dessa campanha do FS.COM), enfim acho que é algo válido pois o X-Plane cresceu e "virou uma moça muito linda", rsssss
Só precisa de adornos, joias e maquiagem (add-ons).
Na minha visão, acho que falta ainda um pouco mais de divulgação / marketing do X-Plane, afinal de contas não dá pra comparar a exposição que qualquer software da Microsoft tem no mercado por motivos óbvios, com outros de empresas menos conhecidas, com todo o respeito aos demais.
Isso vale para o P3D também. Fazer um pouquinho de "barulho" em sites relacionados à aviação seria muito interessante.

Para quem deseja saber mais, segue abaixo o link do site oficial do X-Plane que hoje encontra-se na versão 10:

http://www.x-plane.com/desktop/home/

Pessoal, até existe mais simuladores de vôo para PC no mercado, mas na minha opinião, PREPAR3D e X-PLANE  são os únicos que vale a pena a gente discutir.

Observação: Estamos falando de simulador e não de jogo!

Espero que possa ter ajudado a elucidar algumas dúvidas que alguns de vocês tinham e podem agora melhor comparar um software com o outro antes de decidir por qual comprar.

Abraços,


Nenhum comentário:

Postar um comentário