terça-feira, 4 de outubro de 2016

Aviões da Semana # 51, 52 e 53

Olá amigos leitores do meu blog, boa tarde !

Hoje eu continuo com a série "avião da semana", porém dessa vez publicarei 3 de uma vez só.
São peças da minha coleção de miniatura de avião de ferro que hoje já está em 77 unidades.
Aliás creio que talvez eu seja um dos maiores colecionadores desse tipo de miniatura no Brasil.
Esses 77 modelos já me custaram ao longo de 4 anos o equivalente a mais de 8 mil dólares incluindo frete e impostos...



Mas é assim mesmo... todos nós temos uma mania. Uns reformam carro antigo, outros colecionam armas, outros camisa de time de futebol... e a minha mania é essa kkkkk

Hoje falarei de 3 aeronaves turbo hélice:

ATR42-300
ATR72-600
DHC-8 Q400

Todos na escala 1:200




Esses 3 aviões aliás, são os atuais "reis" do mercado de turbo hélices.
A família ATR (fabricante franco-italiana que hoje está nas mãos da Airbus) é bem mais familiar aqui no Brasil devido operadores como Pantanal, Passaredo e mais recentemente a Azul do que o DHC-8 da fabricante canadense Bombardier.

Os modelos em questão por ordem de tamanho são:

ATR42-300 nas cores da Pan Am Express com prefixo N4205G. Essa aeronave na vida real saiu da fábrica no dia 01 de dezembro de 1988.


Com o fechamento da Pan Am em 1991, ele mudou para a TWA e trocou de mãos mais alguma vezes até que no ano 2000 foi finalmente aposentado e picado como ferro velho (fim de 99% dos aviões).
O ATR42 foi evoluindo ao longo dos anos e hoje a versão mais moderna assim como o ATR72, é a versão "600".
Todos eles tem uma capacidade de assentos que variam entre 42 e 52 assentos.
Abaixo foto do verdadeiro N4205G tirada em data incerta provavelmente por volta de 1989-1990.


O próximo é o ATR72-600 nas cores da brasileira Azul !



A diferença principal entre os modelos 42 e 72 é o tamanho obviamente. O 72 é maior podendo acomodar entre 68 e 78 assentos sendo que a configuração mais comum é com 70 assentos.
Algumas empresas operam essa aeronave na versão cargueira como é o caso da FedEx.
Falando do avião aqui representado, é o ATR72-600 da Azul de prefixo sugestivo, PR-ATR também batizado de "Azul Tango Romeo".
Abaixo foto do verdadeiro TR:


Já voei de ATR72 duas vezes; Uma em 2014 no trecho Curitiba-Cascavel-Curitiba e agora no último fim de semana Viracopos-Londrina-Viracopos.

O próximo modelo é o DHC-8 Q400




Ele é o maior concorrente do ATR72, e é uma aeronave fantástica.
No meu gosto, na minha concepção ele é até mais bonito que o ATR, e desconheço qual seja o market share dele em comparação com o modelo europeu, mas aqui no Brasil pouca gente o conhece.
É feito pela Bombardier e pode acomodar até 74 passageiros. O "Q" de Q400 vem de "quiet", ou seja, silencioso em inglês e o "400" é a versão mais recente (equivalente ao 600 na família ATR).
O avião em questão está nas cores da FlyBe, cia aérea baseada em Exeter na Inglaterra.
O prefixo desse avião é o G-JECH que saiu de fábrica em Janeiro de 2005 e continua voando até hoje (Outubro de 2016). No momento que estou escrevendo esse post, pesquisei e vi que ele está voando de Paris "Orly" para Southampton na Inglaterra.
Abaixo foto do verdadeiro G-JECH tirada no aeroporto de Amsterdam Schipol em Outubro de 2013:


Para quem gosta de comparar, segue foto do cockpit de um Q400 e de um ATR.
Notem que são tão modernos quanto qualquer "jato" de última geração;

Cockpit de DHC-8 (Dash 8) Q400:





E aqui o cockpit de um ATR na versão 600:



Ainda faltam mais de 20 modelos da minha coleção a serem publicados aqui, mas espero que tenham gostado dos escolhidos dessa semana.

abraços !

Um comentário:

  1. Meu filho Eduardo tem 7 anos e é apaixonado por aviões, vamos começar já a coleção dele , poderia me indicar algum pra começar a coleção?

    ResponderExcluir