Como eu disse no meu último post, estou passando muito tempo estudando e isso tem comprometido as postagens, rsssss
Mas hoje eu gostaria de dividir aqui com vocês um assunto que eu li no jornal The Washington Post que os E.U.A (através do Pentágono) solicitaram à DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) estudos de viabilidade de um porta-aviões aéreo.
Como seria isso ? Já imaginaram um monstro como o "CVN-76 Ronald Reagan" levantando da água e começar a voar auxiliado por turbinas super poderosas ou hélices gigantescas como no filme abaixo?
Kkkkkkkk !
Não... isso por enquanto é "viagem na maionese" coisa sem cabimento, sem viabilidade, rssss
Mas o conceito existe; o meio que seria diferente !
A ideia deles é liberar / lançar dezenas de "drones" a partir de uma aeronave maior em voo como um C-130 Hércules por exemplo ou um B747 adaptado ou qualquer outro grande cargueiro militar.
Após cumprirem a missão eles deverão retornar para a "barriga" da "nave mãe".
As vantagens são inúmeras:
* Maior mobilidade e rapidez para se atingir a zona de operações
* Menor vulnerabilidade
* Custos infinitamente menores
* Número de vidas humanas envolvidas muitíssimo menor
* A quantidade de aeronaves envolvidas (drones) numa eventual operação de bombardeio aéreo pode ser muito maior do que temos hoje com aeronaves tripuladas, tornando os bombardeios mais intensos e eficazes.
Como podem ver, a ideia é genial, porém os americanos não desejam de início ter que desenvolver uma nova aeronave especificamente para fazer esses lançamentos, atuar como "nave mãe".
Visando economia de recursos, eles estão estudando a viabilidade de se aproveitar aeronaves já existentes como eu disse; Hércules, B747, Galaxy, C-17, etc...
Abaixo vídeo do protótipo do drone X-47B desenvolvido pela Northrop Grumman que ainda encontra-se em desenvolvimento, mas já está dando o que falar por ter sido a primeira aeronave de asa fixa não tripulada a efetuar pouso e decolagem a partir de um porta aviões em 2013.
Esse pode ser um futuro candidato a voar embarcado em alguma nave mãe.
Eu vou falar uma coisa:
Eu admiro a marinha russa (por causa dos submarinos), mas em termos de aviação os americanos estão muitos e muitos anos na frente de todos mundo.
A China está construindo uns 2 porta-aviões de grande porte e a Índia também visando mostrar seus poderes militares, mas em seguida os gringos vem com uma idéia revolucionária que volta a deixar todos para trás.
Até mesmo o Brasil, tem projeto de um futuro porta-aviões de grande porte (sonho muito distante), o tal do "Projeto Poseidon" conforme imagem abaixo:
Seria melhor abandonarmos esse "sonho de megalomania" pra nem gastar energia nenhuma com isso e devagar já ir pensando em algo semelhante ao que os americanos estão trabalhando.
Custos infinitamente menores e vantagens muito maiores.
Poderíamos fazer uso do Embraer KC-390 como "nave mãe", restando o desenvolvimento dos drones apenas. Só isso, rsssssss :-)
Bom, eu só gostaria de dividir isso com vocês pois achei isso algo sensacional, revolucionário e que não vi grande repercussão na nossa mídia (nem mesmo na especializada).
Abraços,
Nenhum comentário:
Postar um comentário