segunda-feira, 6 de julho de 2015

06 de Julho - SAAB jets

Bom dia amigos, aqui vamos nós para mais uma semaninha com muita garra e determinação, rssss

Recentemente o Brasil selecionou o caça sueco SAAB Gripen na concorrência para equipar os esquadrões da FAB substituindo os antigos e ultrapassados Mirage e futuramente até os F-5.
Há muita gente que até gosta de aviação, mas não sabe do histórico da SAAB.
Nós devido a influência norte-americana e francesa sempre fomos muito familiarizados com F-15, F-16, outros mais antigos como o próprio F-5, F-4 Phantom, F-14 e os franceses da Dassault como os Mirage I e III, Mirage F-1, Mirage 2000, Super Etendard.
Até mesmo caças russos nós sempre ouvimos falar dos MIGs e Sukhois, sem falar nos ingleses Harrier, Jaguar, DeHavilland, etc....
Mas aviões suecos da SAAB ?
SAAB Scania aqui no Brasil sempre foi conhecida por fabricar caminhões pesados, rssssss
É mas os caras nasceram como fábrica de avião em 1937 e desde então são feras no assunto.
Abaixo uma foto dos 3 caças mais famosos deles voando em formação:
Da esquerda para a direita temos:
Viggen, Draken e o Gripen

O Draken, o mais velho dos três voou pela primeira vez em Outubro de 1955.
De perfil, lembra muito o nosso velho e conhecido Mirage III:
Abaixo fotos de 2 Draken:

Aqui a foto de um Mirage III:
Nota-se uma grande semelhança no desenhos dos dois.
O Draken era um pouco mais "parrudo", mais "bombado" e o Mirage um pouco mais esguio, mas são "quase irmãos", rssssss.

Depois a SAAB veio ao mercado com o Viggen em Fevereiro de 1967:
Aliás sugiro uma leitura complementar sobre esse avião em outras fontes. No wikipedia há bastante informação sobre esse guerreiro que introduziu tecnologias inéditas até então como o head up display (H.U.D.) no início dos anos 70.
Abaixo foto de alguns Viggen:























Interessante porque a Suécia sempre trilhou um caminho de personalidade própria, de independência fugindo um pouco da influência Leste-Oeste.
Algo que o Brasil sempre tentou mas nunca conseguiu de fato.

Em Dezembro de 1988 a SAAB voou pela primeira vez o JAS39 Gripen.
Mais uma vez manteve a tradição de asa em delta com uso de canards (aquelas "asinhas" na frente).
O modelo foi sofrendo evoluções com as versões B, C, D e atualmente está ainda em desenvolvimento a versão NG que irá equipar a nossa F.A.B.
Fotos do Gripen NG abaixo:



Pode não ser um "Bugatti Veyron" ou uma "Ferrari top de linha" como um EF-2000, um F-22 por exemplo, mas é talvez um Toyota Supra, um Camaro Z28, rssssss

Abaixo perspectiva de como será o painel do Gripen brasileiro com a adoção de painel de tela única:
Agora que conhecem um pouquinho da história da SAAB, verão algo legal na próxima atualização da minha "volta ao mundo".

Abraços e até mais.

sábado, 4 de julho de 2015

4 de Julho - Bergen x Gothenburg

Bom dia pessoal !

Hoje damos continuidade a nossa grande jornada ao redor do globo.
Chegamos antes de ontem em Bergen na Noruega. Hoje arrumamos as malas e seguimos viagem para um país vizinho, a Suécia.
Faremos um voo curto de 270NM até Gotemburgo (Gothenburg).
Às 7 em ponto estamos no aeroporto.
Temperatura ambiente de 15ºC o que nos força a usar um agasalho, rssssssss
Abaixo o páteo recheado de Norwegian, SAS, KLM, etc....
As 7:30 (local time) estamos a bordo do nosso Legacy 600:
Poucos minutos depois iniciamos o táxi e nos alinhamos na pista 35 para decolagem.
Notem que a sinalização de solo é feita na cor amarela para não camuflar com o branco da neve nos meses de inverno.
Decolamos, fazemos a saída à esquerda e iniciamos nossa subida.
Abaixo a linda paisagem que vamos deixando para trás
Na foto abaixo, estamos entrando no trecho de sobrevoo do golfo de Skagerrak.
Abaixo o controle nos passando as intruções finais de aproximação:
Na próxima foto estamos a poucos segundos de tocar a pista 21 de ESGG
Pouso tranquilo e iniciamos o táxi para a posição 54 conforme passado pelo controle de solo do aeroporto.
Aqui já com o JC parkeado.
Aqui acabamos de desembarcar do "muleke"

Abaixo foto panorâmica do aeroporto na vida real
De fato o cenário de FS é muito parecido mesmo, rssssss

Bom minha gente, chegamos à Suécia, ou Sweden in english ou ainda Sverige em sueco !
Passamos pela imigração e saímos no desembarque do aeroporto Landvetter em Gotemburgo
Dessa vez vamos de táxi até o centro da cidade.
Gothenburg / Gotemburgo é uma cidade de aproximadamente 520.000 habitantes sendo a segunda maior da Suécia depois de Estocolmo.
Abaixo algumas fotos dessa linda cidade escandinava:



Bom meus amigos, aqui estamos no mapa abaixo.


Abaixo um vídeo curtinho mostrando o que é Gotemburgo



Agora já são 10 as cidades por onde temos passado nessa minha 6ª "volta ao mundo" dessa vez num Embraer Legacy 600 em Microsoft Flight Simulator 2004:

21 de Março - Campinas - Brasil
21 de Março - Belo Horizonte - Brasil
21 de Março - Bridgetown - Barbados
18 de Abril - Philadelphia - U.S.A.
19 de Abril - Bangor - U.S.A.
26 de Abril - St. John's - Canada
03 de Maio - Cork - Ireland
17 de Maio - London - England
02 de Julho - Bergen - Norway
04 de Julho - Gothenburg - Sweden

Aguardem os próximos passos, cheios de novidades rsssss
Voarei de Gripen na base aérea de Satenas próximo a Gotemburgo.



quinta-feira, 2 de julho de 2015

02 de Julho - retomando a volta ao mundo

Olá pessoal, bom dia !

Depois de quase 2 meses parado em Londres, consegui finalmente retomar a jornada ao redor do globo.

Foi uma estadia muito boa na Inglaterra, mas temos que juntar as coisas e seguir viagem.
Levantamos cedo e seguimos do hotel para o aeroporto.
Estamos em London City Airport, localizado quase no coração de Londres e vamos voar quase 560NM a NE com destino a Bergen na Noruega.


Dessa vez resolvi madrugar e decolar bem cedo de Londres.
Às 10 para 6 da matina já estamos à bordo do JC.
Graças ao belo serviço desempenhado pela FBO, nosso avião já está abastecido e toda a papelada burocrática está agilizada.
Passados alguns minutos, o "solo" nos autoriza a iniciarmos o táxi até a pista 27 exatamente as 06:13 UTC.
Teremos que configurar a aeronave para um "máximo ângulo de subida" pois teremos muitos obstáculos a livrar logo após a decolagem sem falar em restrição de sobrevoo de alguns lugares como o palácio da rainha que não fica muito distante daqui por exemplo, rssss.
Abaixo alinhado, e autorizado decolagem e subir a 9000 ft.
Após decolar, fazemos uma curva a direita para 020 graus e assim que atingirmos 9000 ft o controle nos pede para subir para FL210.
Aproximadamente umas 20NM ao norte de LCY passamos na vertical do aeroporto de Stansted, um dos "grandes" da região metropolitana de Londres ao lado de Heathrow e Gatwick:
Estabilizamos o "moleque" no FL310, e seguimos um voo super tranquilo.
A 95NM do destino somos vetorados e iniciamos nossa descida de FL310 para 210.
Logo em seguida as manobras de aproximação para pouso na pista 17.
A paisagem é linda ! A costa toda escarpada é um cenário diferente do que estamos acostumados...
Durante a aproximação, o controle nos vetora para uma aproximação de final longa, beeem longa.
Entramos no eixo da pista a 23 NM de distância do aeroporto, mas foi show acompanhar a descida pelas janelas laterais.
Na foto abaixo, "runway 17 in sight"


Antes de pousar, tivemos uma "pequena briga" com o vento, rssss mas nada de muito severo.
Fazemos o touchdown um pouco a frente da marca, mas a pista é longa e o toque é macio.

Após desacelerar o JC, iniciamos o táxi para nossa posição de estacionamento no páteo principal.
Ao estacionar, fazemos os últimos cheques e fazemos o shut down.
É hora de apreciar a paisagem desse lindo cenário.

Chegamos à Noruega,






































Abaixo uma visão panorâmica do aeroporto de Flesland em Bergen:



Aqui na foto abaixo, o aeroporto na vida real.
Esse cenário de Flight Simulator foi desenvolvido para a versão 2002, mas nota-se o alto grau de realismo e capricho do desenvolvedor, pois ficou muito parecido à coisa real de fato, mesmo tendo sido feito com software/tecnologia de mais de 15 anos atrás.

Bom, chegamos cedo à Bergen, e a fome bateu forte... Vamos tomar um café da manhã ainda no aeroporto.
Abaixo, foto do saguão principal do terminal:
Uma curiosidade da vida real:
Esse é o 2º aeroporto mais movimentado da Noruega, com mais de 6 milhões de passageiros tendo passado por ele em 2014. Para efeitos comparativos, um pouco menos que o de Fortaleza no Brasil, porém a diferença populacional é absurda.
Enquanto a região metropolitana de Fortaleza tem 3,8 milhões de habitantes, Bergen tem pouco mais de 400 mil !
Esse é um dado que por si só mostra o quanto nossa aviação aqui ainda tem para crescer !

Voltando à "fantasia" do FS, saímos do terminal e decidimos pegar um "busão" para o centro da cidade:























Busuca confortável, mesmo sendo um "circular urbano".
Em poucos minutos chegamos ao centro da cidade, que nos apresenta um visual único:





Segue abaixo um link para um vídeo no youtube  para quem deseja conhecer um pouco mais sobre essa cidade pequena mas encantadora:

https://www.youtube.com/watch?v=BuimvwZrs_g

Abaixo os lugares por onde já passamos nessa jornada:

21 de Março - Campinas - Brasil
21 de Março - Belo Horizonte - Brasil
21 de Março - Bridgetown - Barbados
18 de Abril - Philadelphia - U.S.A.
19 de Abril - Bangor - U.S.A.
26 de Abril - St. John's - Canada
03 de Maio - Cork - Ireland
17 de Maio - London - England
02 de Julho - Bergen - Norway

Bom meus amigos, espero que tenham gostado de mais esse post.

Abraços e até mais.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

01 de Julho - Avião da Semana # 37

Bom dia galera ! Espero que estejam todos bem !

Publico hoje a 37ª peça do meu acervo.
É uma aeronave "irmã" da última que eu publiquei aqui.
Também muito conhecida e opera em todos os cantos do mundo.
Trata-se do:

Airbus A319 (escala 1/400):





























A319 é o "irmão" menor do A320 e pode ser configurado para até 160 assentos classe única e possui alcance de até 3600NM (500 a mais que o A320).
Existe algumas variantes de alcance maior, mas são mais voltados para o mercado executivo, como é o caso do ACJ 319 que no Brasil é encarregado de levar presidentes em viagens internacionais (nosso vulgo air force one, rsss).

Mas falando do avião em questão, ele está nas cores da SABENA, uma das companhias aéreas mais antigas do mundo fundada em 1919 na Bélgica, mas que encerrou suas operações em Novembro de 2001 devido dificuldades financeiras.
Após sua falência, uma nova empresa chamada SN BRUSSELS surgiu com ativos da antiga Sabena e pouco tempo depois se fundiu com a Virgin Express dando origem à atual companhia aérea de bandeira belga chamada BRUSSELS AIRLINES.

O avião aqui representado tem matrícula OO-SSI que saiu de fábrica em 18/07/2000.
Abaixo foto dele no aeroporto de Genebra na Suíça:






















Com o fechamento da Sabena, ele passou para as mãos da Meridiana (empresa com sede na Itália) e lá ficou até o ano de 2013 com o prefixo EI-DEZ sendo posteriormente aposentado e picado em pedaços como ferro velho.
























Triste fim para um lindo pássaro.

Esperam que tenham curtido mais esse "avião da semana".
Em breve mais posts estarão sendo publicados.

abraços,