Pessoal, segue o meu avião da semana.
B377 "Stratocruiser" (escala 1/200)
Falando um pouco sobre o modelo na vida real:
OBS.: Emprestei as palavras do wikipedia, porém com algumas correções e adaptações:
Quando a guerra terminou, a Boeing dedicou-se novamente ao mercado de aviação comercial com um novo avião de longo alcance, o Stratocruiser (modelo 377) .
Foi o primeiro avião comercial da Boeing desde o Stratoliner e, assim como sua contraparte militar, o C-97, foi baseado no bombardeiro B-29 .
Possuía velocidade e melhorias técnicas disponíveis para bombardeiros, no final da guerra.
Com uma fuselagem maior e mais alongada, o B-377 superava em tamanho seus concorrentes Lockheed Constellation e Douglas DC-7, e ganhava ainda em autonomia de voo, ao cruzar oceanos sem escala.
Porém, sua motorização Pratt & Whitney Wasp Major tornou-se antieconômica, o que levou ao encerramento precoce da linha de produção da aeronave, no ano de 1950.
Aqui cabe uma observação: Naquela época ninguem esquentava muito a cabeça com consumo de combustivel pois petroleo era barato... porém para chegarem a conclusão que os motores desse avião eram antieconômicos, é sinal que bebia muuuuuuiiiittooo, rsssssssss
O B377 Stratocruiser definiu um novo padrão para o transporte aéreo de luxo, com sua cabine de passageiros extra larga e camarins decorados com muito bom gosto.
Uma escada circular levava a um salão de bebidas no convés inferior, e os comissários de bordo preparavam refeições quentes para 50 a 100 pessoas em uma cozinha super sofisticada.
O launch customer foi a Pan Am que encomendou 20 unidades à Boeing ao custo de 24 milhões de dólares (na época) e entraram em serviço nas rotas entre San Francisco e Honolulu no Havaí em 1949.
Uns anos depois a PAA também voou esse tipo de avião na rota Buenos Aires - Montevidéo - Rio de Janeiro - Port of Spain - New York.
O vôo era conhecido como "vôo do presidente" pois o luxo imperava à bordo (igualizinho hoje em dia, rsssss).
Eu particularmente sempre achei o B377 um avião feio, muito feio, rsrsssss, mas compensava sua feiura como o luxo abordo.
Pra finalizar:
Foi o último avião à hélice da Boeing.
Depois do 377 veio o 707 e todos já sabem a história.
Para quem compreende inglês, sugiro assistir o video abaixo no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=v92U2F9gbUo
abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário