quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pinturas Especiais

Bom dia pessoal, espero que estejam todos bem !

Como apaixonado por aviação, sempre gostei de aviões com "pinturas bonitas".... e nos últimos 20 ou 25 anos, com o desenvolvimento da tecnologia de impressão e softwares de edição de imagens, ficou muito comum cias aéreas lançarem pinturas especiais, seja por motivo comemorativo, seja devido ação de marketing ou até mesmo usar o avião como um outdoor.
Fato é que essas pinturas embelezam as aeronaves e segue aqui alguns casos (isso mesmo, só alguns pois são muitos ao redor do mundo):
Começamos com casos de cias aéreas brasileiras:

Abaixo DC-10 da Varig que levou a seleção para a copa de 1994 nos EUA:



Na copa seguinte (1998 na França), houve um upgrade de equipamento, um MD-11 e a pintura também ficou mais requintada.


Em 2004 a TAM lembrou dos 10 anos de saudades de Ayrton Senna...


Em 2014 foi a vez da Azul lembrar no nosso campeão !


Aliás a Azul tem uma das pinturas mais bonitas já vistas. O famoso "Airbus bandeirão":


Abaixo E-190 celebrando a parceria Azul-rede Bandeirantes


E-190 pousando no Santos Dumont ostentando a pintura da iniciativa de sustentabilidade da Azul


737 da Gol divulgando o programa de milhagem herdado da Varig, o Smiles


Pintura especial da TAM para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro (calçadão de Copacabana).


Falando de TAM e de Rio, segue abaixo pintura especial de divulgação do filme "RIO"


Aqui mais um da AZUL, dessa vez divulgando a TV ao vivo à bordo de suas aeronaves


Abaixo um A319 da TAM com pintura retrô. Essa foi a primeira pintura da empresa na década de 70 quando ainda se chamava Táxi Aéreo Marília.


Abaixo foto de um 747-300 da Varig em 1999 com pintura de divulgação da STAR ALLIANCE, da qual a Varig foi uma das fundadoras da maior aliança de cias aéreas no mundo.


Falando em Varig, em 2002 a "pioneira" celebrou seus 75 anos de história ...


E no ano 2000 prestou uma homenagem aos 500 anos de descobrimento do Brasil. A imagem abaixo é de Flight Simulator, porém fiel à verdadeira.


Abaixo campanha publicitária Gol-Vivo:


Azul divulgando seu programa de vantagens/milhagem:


Saindo do Brasil, nos EUA a Alaska é uma das que mais adotam pinturas especiais:


Aqui temos um 787 da japonesa ANA fantasiado de R2-D2


Ainda na Ásia, a EVA é uma grande divulgadora de Hello Kitty e demais personagens da Sanrio


Mais um:


Airbus da Etihad divulgando o GP de Fórmula 1 de Abu Dhabi:


737-800 da Webjet divulgando Disney


O próximo é um 767-300 da Qantas divulgando o filme "Aviões" da Disney. Esse eu tenho a miniatura em diecast, inclusive já publicado aqui no blog um tempo atrás...


Mais um da ANA: Divulgando Pokemon em 1998 !


Abaixo um A340-300 da Swiss com pintura especial celebrando/divulgando o início das operações da cia suíça em San Francisco.


Essa pintura abaixo é uma das mais recentes.... Vi essa aeronave alguns dias atrás em Viracopos. Muito legal, parabéns à Cargolux por contribuir com o embelezamento dos céus.


Aqui mais um 737 da Alaska com a pintura "Spirit of the Islands" divulgando seu serviço para as ilhas do Havaí;


Termino com uma pintura que para o Brasil é motivo de relembrar da maior humilhação de sua história no futebol... aquele eterno, vergonhoso e impiedoso 7x1.. snif snif... Trata-se de uma pintura especial da Lufthansa em um de seus 747-8i para celebrar o 4º título mundial de futebol conquistado pela Alemanha na Copa do Mundo realizada aqui no Brasil em 2014.
Como podem ver, avião é também um excelente meio de divulgação...
Grande abraço e até mais.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Avião da Semana - # 42

Bom dia amigos !

Hoje o post aqui é sobre mais uma peça da minha coleção.
Aliás eu gosto muito desse modelo de aeronave que aqui no Brasil ganhou o apelido carinhoso de "breguinha" entre o pessoal da aviação.
Trata-se de uma das aeronaves de maior sucesso da história da aviação civil no mundo e que eu também já falei dele aqui no blog:

B737-200 (escala 1/200):


Possuo 4 unidades de 737-200 na escala 1/200 na minha coleção, sendo 2 da Pan Am, um da TAP e esse da United.
São réplicas feitas pela Inflight200 de altíssima qualidade e que representam com alta fidelidade os aviões verdadeiros.


Como podem ver na foto acima, a aeronave representada é o N988UA que saiu da fábrica da Boeing em 21 de Maio de 1979 e foi entregue à Frontier Alirlines sob matrícula N7345F conforme foto abaixo:


Em 01 de Março de 1986 ele mudou de mãos e passou a vestir a roupa da United Airlines com o prefixo N988UA. Abaixo foto do avião verdadeiro tirada durante pouso no aeroporto de Boise, Idaho em 1995:



Interessante notar na foto acima o reverso aberto... Sistema bem diferente daqueles adotados em motores turbofan modernos.
Abaixo mais algumas fotos da maquete:





Eu havia tirado essa maquete da caixa apenas uma única vez...Aliás, todos meus aviõezinhos ficam guardados dentro da caixa para evitar que se deteriorem.


Eu gostaria muito de poder aumentar minha coleção, mas com o dólar do jeito que está, ficou complicado. Estou comprando na média de 2 ou 3 por ano no máximo.

Grande abraço e até mais.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Como estudar para banca da ANAC (parte II) ?

Olá pessoal, boa noite a todos !

Mesmo com a nossa economia indo de mal a pior e isso inclui a aviação, mesmo assim tem muita gente correndo atrás da sonhada carteira e carreira de piloto.


E aqui vai mais uma contribuição minha:

Como eu disse no meu post de 01 de outubro de 2015, ir à aula no curso de PPA/H apenas não é suficiente para se preparar para a banca da ANAC.
Você tem que encontrar uma maneira de estudar de maneira complementar fora da escola, seja na sua casa, no carro, no trabalho, dentro do ônibus, do metro, etc...

Mas muitos me perguntam: Como é esse estudo complementar ?

Eu diria que podemos dividir em 3 frentes:

1) Leitura da matéria (livro/apostila) e redigir resumo baseado nessa leitura e também nas anotações feitas durante a aula.
Quando você lê um assunto pela terceira vez, seu cérebro armazena a informação com mais força. Ou seja, quanto mais você ler uma determinada matéria, mas informação você irá reter em sua memória.
Se necessário for, assista vídeos no youtube (porém cuidado pois tem muita gente falando "besteira"). Nem sempre ´vídeo é didático e bom de fato.
Pesquise no Google, wikipedia, etc.

2) Fazer exercícios ! 
Faça a lista de exercícios do livro que sua escola adota. Muitas escolas inclusive fornecem caderno de exercícios complementares e também do aplicativo para smartphone ou PC intitulado "SIMULADO PPAV/PPAH" da Piloto Brasil.
Você notará como que existem "pegadinhas", muitas delas são imbecis, mas fazer o quê ???

3) Essa outra frente de estudo que vou citar agora me ajudou muuuuitooo !
Como dito no item 1, escreva resumos, depois leia em voz alta o resumo e pegue seu smartphone e grave.
Depois quando for pra cama, no carro, no ônibus, no trem, no metro, no intervalo do trabalho, na academia, na caminhada, etc.. coloque fones de ouvido e ouça a sua gravação.


Outras dicas:
Quem domina o idioma inglês, também leva vantagem !


Por exemplo, na hora de decorar as siglas de distancia de pista (TODA, TORA, ASDA, etc...) ou ainda abreviações do tipo TWR (tower), RWY (runway), ACFT (aircraft), NOTAM (notice to airman), tudo fica intuitivo, diferente de quem não sabe nada de inglês e essas siglas acima viram alfabeto grego !

Mais uma dica:
Quem voa em Flight Simulator também tem alguma vantagem, pois já é familiar com muita coisa....


Enfim galera, talvez ser piloto seja frustrante para muitos que não gostam de estudar.
Ser piloto significa estudar muito e para sempre !

Como forma de contribuição, eu vou passar aqui um link para download de alguns dos meus resumos que estão disponíveis no 4shared.com


Nesse link vocês encontrarão resumos de Aerodinâmica e Teoria de voo, Regulamentos, Meteorologia, Regulamentos, Conhecimentos Técnicos.

Em breve publicarei mais.

grande abraço e boa sorte a todos !

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pilotei o Dirigível da Goodyear

Olá meus amigos, muito bom dia a todos !

Hoje divido aqui com vocês uma experiência maravilhosa que tive em Junho de 1999, uns 3 meses aproximadamente antes d'eu largar tudo e decidir ir embora para os EUA.
Naquela época papai trabalhava na United em Guarulhos e dado o tempo que ele tinha de aviação, conhecia muita gente, e entre esse povo todo, ele conhecia um dos pilotos de um dos dirigíveis da Goodyear que estava naquele tempo aqui no Brasil fazendo trabalho de divulgação da marca, participação em festas, rodeios e até jogos de futebol.
Essa visão abaixo foi muito comum nos céus de várias cidades brasileiras de 99 a 2001 aproximadamente:


"Dar uma volta" num "trem" desse era o sonho de muitos, pilotar então nem se fala... Pois para a inveja de muitos eu fui um desses felizardos, rssss
Uma manhã de Junho (dia de semana) papai me ligou no emprego (estágio) e disse: Você quer voar no dirigível da Goodyear ? Eu falei: "O senhor só pode estar brincando né ? Mas é lógico que sim !
Pedi dispensa para minha supervisora, a querida Viviane Borges e vapt, lá fui eu e meu querido velhinho pra São Paulo (Campo de Marte).
Estacionamos a nossa Chevrolet Caravan no estacionamento do PAMA e alguém nos levou até onde o "blimp" estava ancorado, isso mesmo, ancorado !
Na foto abaixo papai apreciando o "danado":


Papai me apresentou ao piloto do "bexigão" e logo embarcamos na gondola que tinha lugar para umas 6 ou 7 pessoas.
Ele tinha um "envelope" inflado com hélio e possuía 2 motores que proporcionava empuxo.
Infelizmente não consigo mais me lembrar do nome do piloto amigo do meu pai, mas me lembro que após embarcar, a tripulação de solo soltou as amarras e havia duas cordas guia de cada lado e a tripulação de solo fazia o "pushback" manual kkkk através dessas cordas.
Em poucos minutos a gente estava decolando pela pista 12 do Campo de Marte:


Também não consigo me lembrar mais com exatidão quanto tempo ficamos voando, mas seguramente foi algo por volta de 2 a 3 horas !
Me lembro de ter sobrevoado  Barueri (Alphaville), Aldeia da Serra, Estádio do Morumbi, Pacaembú, etc ....
Mas o melhor de tudo foi que logo após a decolagem, o comandante perguntou se eu era piloto ou tinha noção ?
Eu disse que sim, que voava em simulador de voo desde 1995 e era aficionado por aviação desde bebê, ele deu risada, se levantou e me passou uma ordem: ASSUMA O COMANDO ! 
Eu quase tive um enfarto, kkkk
Mas não foi preciso pedir 2 vezes, logo sentei, ele me passou instruções básicas de controle da máquina e foi de boa...
Abaixo eu no comando do PT-MKJ (N604LG nos EUA) com papai de "copila". Naquela época ainda não tinha feito cirurgia para correção de miopia e usava um óculos ridículo e "fundo de garrafa" rsssss




Voei aquela máquina quase que o voo inteiro, foi um sonho que se materializou. O "comandante de verdade" ficou 99% do tempo no assento à minha direita apenas supervisionando o "meu trabalho" rssss, saindo apenas alguns instantes para papai bater foto ao meu lado.
Ao pousarmos, nos despedimos, agradecemos e papi foi pra GRU trabalhar e eu peguei a "caravosa", peguei a Rodovia dos Bandeirantes e taquei lhe pau... Não via a hora de chegar em Campinas pra contar aos amigos a façanha, rssss.
Pois é meu caros, foi uma experiência de fato inesquecível.,

Ainda falando da experiência de sentar na cadeira do chefe, abaixo uma foto minha tirada no cockpit de um 767-300 da United em Orlando no ano 2000:


Tripulação super simpática e não só permitiu que eu entrasse na cabine como também o "poderoso chefão" se levantou para que eu sentasse no assento dele, pegou minha máquina e bateu a foto.
Meus queridos, é isso... 

Aproveitando a oportunidade, há um pessoal me pedindo para postar resumos para estudo da banca da ANAC.
Estou escaneando os meus e prometo até sábado postar aqui no blog.

Abraços !

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Avião da Semana - # 41

Hello hello !

Tudo bom galera ? Espero que sim.
Ando meio sumido, mas estou aqui, to vivo, rsssss

Hoje o post é sobre a 41ª peça da minha coleção de aviõezinhos de metal.

Falarei daquela que foi a primeira aeronave que eu voei na vida já no longínquo ano de 1977 conforme falei à respeito no meu post de 29 de setembro de 2014:
http://clipper440.blogspot.com.br/2014/09/avioes-que-ja-voei-na-minha-vida.html


DC-8-62 (escala 1/200)


A aeronave em questão, está nas cores da Pan Am (por volta de 1970) com prefixo N1803 e batizado de "Jet Clipper Golden Light".
Adquiri essa maquete no final de 2014 através do e-bay. Confesso ter ficado com um pouquinho de medo de não receber, mas de um total de 35 modelos diferentes que eu já comprei pelo e-bay, apenas um se extraviou, exatamente o último, um B767-400 da Delta.
Abaixo segue mais fotos da maquete:






Para bons observadores, nota-se na 2a foto escrito "BRANIFF" logo abaixo e à direita da porta principal.
Na verdade essa aeronave fez parte de uma operação conjunta com a Braniff. As aeronaves tinham a "roupagem" da Pan Am , mas pertenciam à BI.
Abaixo foto do avião verdadeiro:


A PAA operou DC-8 nos voos para o Brasil (Viracopos) no fim dos anos 60 conforme fotos abaixo:



Essa foto logo acima, mostra 3 comissárias posando para o fotógrafo na antiga escada que dava acesso do terminal de embarque ao páteo de aeronaves (long time ago, rsssss).
Por falar de história, o Douglas DC-8 voou pela primeira vez em Maio de 1958 como uma resposta da Douglas ao B707 da Boeing.
No Brasil foi operado por inúmeras empresas, desde as tradicionais Varig e Panair até a TCB que foi uma das últimas a operá-lo por aqui como cargueiro no início dos anos 2000.







Espero que tenham gostado de mais esse post.
Em breve mais curiosidades da aviação.

abraços,